Results for 'Discurso da imprensa'

1000+ found
Order:
  1.  13
    Discursos na imprensa sobre índios e caboclos durante o Contestado: o caso do Diário da Tarde.Flávio Braune Wiik & Rafael Pereira Simonetti - 2017 - Dialogos 21 (3):79-95.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Futebol folhetinizado. A imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia.Leda Maria Da Costa - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):65-77.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  36
    A ciência é metapsiquismo: Fernando do Ó e o discurso espírita na imprensa de Santa Maria, RS.Renan Santos Mattos - 2019 - Horizonte 16 (51):1407-1426.
    Este texto trata de apresentar a posição intelectual de Fernando Do Ó, militar, advogado e espírita que atuou em Santa Maria nas décadas de 1930 a 1960, sobre espiritismo. Essas discussões foram sustentadas na análise do Pierre Bourdieu sobre as disputas percebidas do campo religioso. Destacamos suas posições a partir do que foi publicado no jornal Diário do Interior de 1930 a 1937, assim, propomos uma reflexão, da escrita na imprensa local no sentido de demarcar identidade espírita diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    A edificação modélica do professor cidadão: A imprensa (in)formando um discurso sobre ser docente.Maria Helena Gamara Bastos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):159-163.
    Este texto reflete sobre alguns resultados da pesquisa - Imprensa Periódica e Pedagógica do Rio Grande do Sul: análise de discursos e práticas educativas. Enfoca a imprensa como dispositivo de orientação - intelectual e moral - do magistério, ou seja, de formação contínua de professores como autênticos cidadãos trabalhadores. Analisa a produção de uma retórica laudatória de idealização da docência, que não se traduz numa melhora da situação socioeconômica dos professores.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915).Giana Lange do Amaral & Maria Augusta Martiarena de Olivera - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    A educação e as comemorações cívicas foram temas bastante discutidos em âmbito nacional. Tais temas não deixaram de fazer parte das páginas do jornal O Rebate que fazia oposição ao Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). O presente trabalho dedica-se à análise das notícias sobre festas cívicas e educação cívica, publicadas no referido jornal, em 1914 e 1915, primeiros anos de funcionamento desse órgão de imprensa. Embora tal periódico constasse como "orgam independente", a filiação partidária de seu editor norteou as críticas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua existência. Esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    História E geografia na Sala de aula: A construção do conhecimento a partir da problematização da imprensa através do Caso sacco E vanzetti.Eduardo Da Silva Soares - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):04.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Fenomenologia da imprensa. Friedrich Nietzsche e os jornais.Paolo Scolari - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):181-200.
    In the hermeneutics’ maze of Nietzsche’s thought, a chapter dedicated to the reconstruction of his reflection about modern press is still missing. But scanning his works, it can be noted how the passionate diatribe against newspapers accompanies him through all his life stages. Journalism never leaves his polemical sights since it represents a real social-cultural issue to him. He proves to be an accurate observer of their influence in culture and society of his time: his eye swings between theoretical considerations (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Cinderela do sertão: apropriações da imagem da Miss Brasil na imprensa interiorana em 1950.André Azevedo da Fonseca - 2019 - Dialogos 23 (1):240.
    A partir de uma investigação no campo da história cultural, o artigo analisa as representações construídas na imprensa local em torno da visita da Miss Brasil, Jussara Marquez, a uma cidade do interior mineiro, em 1950. Os métodos empregados foram a análise documental em fontes primárias e a narrativa histórica. Constatamos que a devoção dedicada pelos jornais à figura de Jussara estava ligada à necessidade de as elites locais obterem distinção social a partir da apropriação de sua imagem. Contudo, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    História da imprensa sob o enfoque da memória.Sérgio Arruda De Moura - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):109-112.
  11.  11
    Imprensa católica e identidade ultramontana no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal O Apóstolo.Ana Rosa Cloclet da Silva - 2020 - Horizonte 18 (56):542-542.
    O presente artigo analisa a experiência brasileira da secularização, observando o modo como, nas páginas da imprensa católica publicada na segunda metade do século XIX, o religioso e o secular se articularam de diferentes maneiras e se modelaram reciprocamente. Como argumento central, sustenta que a difusão das formas impressas, considerada uma das principais condições históricas associadas ao advento da modernidade ocidental, foi também responsável, no contexto analisado, pela veiculação dos referenciais associados ao catolicismo romanizado e a uma Igreja independente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    O discurso da dança e o conceito de gênero - alguns elementos de leitura.Marilia Amorim - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):64-96.
    RESUMO O objetivo do presente artigo é tratar a dança como discurso visual e verbo-visual e identificar alguns de seus componentes que permitem a construção de sentido para um público sem formação específica e que seja mero amador e frequentador de espetáculos de dança. Na primeira parte, busca-se estabelecer as bases teórico-conceituais do trabalho e, para tanto, percorrem-se trechos da obra de Bakhtin, Medviédev e Volóshinov que convergem com o pensamento de Rudolf Laban, teórico da dança que a concebe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  13
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Kierkegaard como crítico da imprensa: O caso Corsário.Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):72-82.
    A proposta do meu trabalho é apresentar, a partir de uma interpretação do caso Corsário, a crítica de Kierkegaard a um dado tipo de jornalismo que ocorria na Dinamarca de sua época. O intuito é compreender a polêmica do pensador para além de uma mera querela dinamarquesa e paroquial, situando-a num contexto maior de crítica à imprensa e, nessa mesma direção, almeja compreender o quanto o autor dinamarquês se enquadraria no modelo do típico intelectual do século XIX. Desse modo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Discurso da ruptura da noite: prolegómenos a uma teoria do conhecimento fenomenológico-dialéctica.António Vieira - 1976 - [s.l.: [S.N.].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    O discurso da revista Veja no contexto da crise do mensalão.Welisson Marques - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    O ensino da história E da cultura afro-brasileira E o discurso in/exclusivo da diversidade.Camila Francisca da Rosa & Mozart Linhares Da Silva - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):31.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O discurso Das fábulas de fedro.Vivian de Azevedo Garcia Salema - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):59-69.
    As fábulas de Fedro são surpreendentemente instigantes, ainda na atualidade, porque tratam de temas universais, focalizando questões que envolvem o próprio homem como um ser social. A análise de três fábulas fedrianas - Ouis, canis et lupus; Leo senex, aper, taurus et asinus; Vulpes et ciconia, mostrará de que modo o fabulista se serve das palavras para difundir ideias e defender princípios morais por meio de discursos que transmitem muito mais do que se depreende numa simples e desatenta leitura.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Imprensa e criminalidade: o banditismo segundo as representações coletivas.Silvano da Conceição & Alessandro André Leme - 2011 - Saberes Em Perspectiva 1 (1):79-96.
    This text is the final work of researches around the themes of media and crime. Through analyses of articles published by different newspapers (season) São Carlos/SP try to understand the different representative constructions made by the local press in trying to build an entire sphere in favor of the trial and conviction of all accused to make part of the “Gang Mangano”. As a powerful vehicle of communication to the press, at that time, sought to protect socalled “good men” of (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Do Maracanazo ao Mineiratzen: um estudo da memória a partir das narrativas da imprensa na Copa de 2014.Ronaldo George Helal & Fábio Aguiar Lisboa - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O presente trabalho se propõe a analisar as narrativas da imprensa brasileira sobre a derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, buscando identificar como a memória é acionada nesta oportunidade. Para isto se parte de uma hipótese, a de que algumas narrativas deste revés provavelmente se tornarão lembranças que futuramente serão acionadas por jornalistas esportivos quando se falar deste jogo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    O discurso da imagem: invenção, cópia e circularidade na arte.Alex Fernandes Bohrer - 2020 - Lisboa: Lisbon International Press.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    O discurso da história na teoria literária brasileira.Marcos Siscar - 2006 - In Alcides Cardoso dos Santos, Fabio Durão, Maria das Graças G. Villa da Silva & Michael Naas (eds.), Desconstruções e contextos nacionais. Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras. pp. 102.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    O discurso da memória: um ensaio bakhtiniano a partir de Inf'ncia e São Bernardo de Graciliano Ramos.Gilberto de Castro - 2011 - Bakhtiniana 6 (1):79-94.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Formas de Subjetivação de Uma Professora.Marluce Pereira da Silva & Cássio Eduardo Rodrigues Serafim - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:45-56.
    O artigo reflete sobre os modos como os discursos constituem realidades sociais e subjetividades nos processos de lutas simbólicas e materiais por imposição de significados e discute os modos como uma professora negra organiza microlutas discursivas na tentativa de constituir-se enquanto sujeito. Para tanto, utilizam-se os estudos foucaultianos para analisar o fenômeno do poder e as técnicas de resistência a esses fenômenos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Análise Comparativa dos discursos da sociedade da informação e as respostas políticas públicas nos Estados Unidos e no Brasil.Joseph Straubhaar, Jeremiah Spence, Karen Gustoffsen, Maria Rios, Fabio Ferreira & Vanessa Higgins - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):84-104.
    Nos últimos anos verifica-se uma divergência gradual no discurso sobre a sociedade da informação adotado pelos Estados Unidos e por outros países. Essa divergência está presente, por exemplo, nos diferentes resultados dos discursos no Brasil e nos Estados Unidos. Os Estados Unidos implementaram discurso, formas de financiamento e programas voltados para o acesso e atrelados às políticas de treinamento focadas na competência profissional. O Brasil desenvolveu um discurso mais complexo sobre o lugar da inclusão digital no contexto (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Sociedade dos poetas vivos da Maré: O discurso literário como ressignificação do humano em um espaço de educação popular.Tiago Cavalcante da Silva - forthcoming - Kairos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Discurso da servidão voluntária: Relações de força E liberdade na obra de la boétie.Edson Donizete Toneti - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):165.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Disputas diplomáticas e imprensa após a Guerra do Paraguai: a Missão Mitre de 1872 no La Nación e no Jornal do Commercio.Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva - 2020 - Dialogos 24 (3):64-87.
    Neste artigo, analisamos a missão diplomática de Bartolomé Mitre no Brasil, em 1872, por meio das páginas do La Nación e do Jornal do Commercio. Em um contexto de fortes tensões e disputas territoriais, o historiador, general e ex-presidente argentino esteve no Rio de Janeiro a fim de garantir o Tratado de Aliança e a desocupação do território paraguaio por forças aliadas. Sua visita tem grande repercussão nas imprensas brasileira e argentina. Assim, conjugamos história, diplomacia e imprensa, pensando seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    Os discursos da Educação em slogans do cotidiano e nos pactos governamentais.Anderson de Carvalho Pereira - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    The lords of the New World. Intellectual Elites between the Pacific and the Atlantic, 16th-17th centuries. [REVIEW]Gabriela Vallejo - 2007 - Cultura:37-53.
    Este estudo pretende reflectir sobre o modelo de singularidade pelo qual se definiram as elites intelectuais da Nova Espanha, graças às façanhas militares de Hernán Cortés, e o fim e transformação desse modelo a partir da segunda metade do século XVI, devido à realização de outras conquistas, tais como o Peru e as Filipinas, e à abertura para a Ásia. Dada a sua situação estratégica como ponto de articulação entre continentes, a Nova Espanha reclamou uma nova centralidade, fortalecendo-se pela extrapolação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  40
    Lacunas da educação infantil.Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 101.
    O presente trabalho é um recorte de pesquisa do mestrado de Educação, da Universidade do Estado da Bahia a partir das demandas cotidianas de famílias que não possuem poder de escolha como apregoado pelo discurso neoliberal, que acirrou a desregulamentação do Estado e a transferência de responsabilidade das políticas sociais para a sociedade civil. Constituiu-se como objetivo principal do estudo compreender a relação entre a efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil e as instituições educativas, sem fins lucrativos, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    O Que É Ser Professor? Contribuições de Michel Foucault Para (Re)Pensar a Docência.Denise da Silva Braga & Gislene Valério de Barros - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:3-13.
    Partindo da noção de discurso de Michel Foucault buscamos pontuar os efeitos das falas comumente admitidas sobre o(a) professor(a) nos meios sociais e as formas como essas falas corroboram a instituição da figura do(a) bom(boa) professor(a). Para tanto recorremos aos textos publicados na seção "Obrigado, professor" da revista Nova Escola, sobre os quais empreendemos nossa análise.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    A queda: um ensaio sobre o Discurso da Servidão Voluntária a partir de M. Chaui e J. Saramago.Newton de Andrade Branda Junior - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:215-232.
    O presente ensaio apresenta como ponto de partida o conto "Cadeira", do escritor português José Saramago, para ilustrar a contínua atualidade do estudo "Amizade, recusa do servir" da professora e filósofa Marilena Chaui, publicado em 1982 pela editora Brasiliense como posfácio da obra "Discurso da servidão voluntária", de Étienne de La Boétie. Nossa intenção é partir da alegoria saramaguiana da queda da ditadura salazarista em Portugal para mostrar como o pensamento de La Boétie, especialmente quando analisado por Chaui, trespassa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência. [REVIEW]Lorena Santos da Silva & Paula Corrêa Henning - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019029.
    O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetiva-se compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer no interior do Grupo de Trabalho – GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Analisa-se 13 trabalhos, aprovados pelo Comitê Científico, da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental pautadas nas bases das perspectivas pós-críticas. Para a realização desta pesquisa os (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. El Análisis Crítico del Discurso y el giro decolonial ¿Por qué y para qué?Francesco Maniglio & Rosimeire Barboza da Silva - 2021 - Critical Discourse Studies 18 (1):156-184.
    Pensar un análisis crítico del discurso desde una perspectiva decolonial significa, ante todo, la puesta en cuestión de la historicidad de la colonialidad/imperialidad/modernidad en términos de rec...
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    A produção social da linguagem: uma leitura do texto de Mikhail Bakhtin , Marxismo e filosofia da linguagem.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1981 - Trans/Form/Ação 4:15-39.
    Diante do problema de fundamentar criticamente a produção semiótica no interior da formação econômica e social capitalista e mesmo da fase inicial de implantação do socialismo, BAKHTIN, ou seu discípulo VOLOCHINOV, discute as proposições da lingüística de tradição saussuriana e do subjetivismo individualista dos vosslerianos e, evitando o mecanicismo pretensamente marxista, propõe o estabelecimento da instância social e ideológica da formação do discurso. Após elaborar os fundamentos gerais da produção social dos signos, detém-se na análise dos discursos indiretos progressivamente (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    O lugar da intersubjetividade no Sistema do idealismo transcendental de Schelling.João Geraldo Martins da Cunha - 2021 - Discurso 51 (2):163-183.
    Neste trabalho, pretendo oferecer uma interpretação da “Segunda proposição” da filosofia prática — Capítulo IV do Sistema do idealismo transcendental. A partir dessa delimitação textual, minha hipótese não vai além de uma sugestão segundo a qual a relação de interação recíproca e indireta entre as autoconsciências ocupa um “lugar” estratégico no argumento de Schelling, uma vez que, através dela, pelo menos em princípio, dois problemas seriam resolvidos: aquele acerca da contradição enraizada no limite originário dos atos transcendentais de autoconstituição da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    Ética do Discurso e Responsabilidade/Discourse Ethics and Responsibility.Bartolomeu Leite da Silva - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):99.
    Ética do discurso e racionalidade comunicativa são temas fortes na filosofia de Habermas. Ambos se voltam para o estudo dos efeitos ilocucionários que os atos de fala causam na atividade comunicativa dos falantes. A presença do sujeito, no sentido da modernidade, tornou-se problema na construção da argumentação a favor da ação comunicativa, e isso se tornou motivo de discordâncias quanto à proposta de fundamentação pela pragmática formal que Habermas propõe para afirmar a sua teoria da ação comunicativa. Neste artigo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Escola Base: onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira.Emílio Coutinho - 2016 - São Paulo, SP: Flutuante Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  23
    As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio Vieira.Admar Almeida da Costa - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Educação das inf'ncias e crianças no Brasil.Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O artigo faz uma reflexão crítica dos impactos da pandemia para as crianças da Educação Infantil no Brasil. Delineia algumas concepções de criança e infância nos discursos normativos, apontando possibilidades que valorizem a experiência infantil.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    O discurso sobre reprodução entre filosofias e pinturas: de Georges Bataille a Francisco Brennand.Tainá Maívys da Silva Santiago & Natanael Duarte de Azevedo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):202-219.
    O erotismo, de Georges Bataille a Francisco Brennand, foi assimilado ao processo da reprodução em discursos que inconscientemente, ou não, garantiram à mulher uma função canônica em todas as sociedades. A mulher, tanto na filosofia de Bataille quanto nas pinturas de Brennand, são celebradas por sua função reprodutora e, com isso, essencialmente eróticas. Neste trabalho discutiremos a construção desse discurso e suas implicações, demonstrando como o conceito de violência e erotismo estabelece dependência entre si no pensamento desses dois homens. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    A atuação de forças centrípetas e centrífugas no discurso religioso sobre a pessoa com deficiência: reflexões a partir de Bakhtin e o Círculo.Dennis Souza da Costa & Ivana Siqueira Teixeira - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63573p.
    ABSTRACT This article analyzes the action of centripetal and centrifugal forces in utterances from the religious sphere, which reveal worldviews of the evangelical Christian segment regarding disability. For that, we selected a video available on YouTube, containing utterances by the hosts Tito Rocha and Leandro Quadros regarding disabilities, as well as the response of an internet user about the positioning of these individuals. The theoretical and methodological reflection is based on the dialogical orientation of language, considering dialogic relations, voices, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A psiquiatria como discurso da moralidade.Joel Birman - 1978 - [Rio de Janeiro]: Graal.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A duras e pesadas penas: imprensa, identidade e nacionalidade no Brasil imperial1.Daniel Afonso da Silva - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):55-69.
  47.  38
    Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Luis Castro Leiva y la importancia del 23 de enero de 1958: reflexiones sobre un discurso.José Luis Da Silva - 2006 - In Luis Castro Leiva & Arturo Serrano (eds.), Para leer a Luis Castro Leiva. Caracas: Universidad Católica Andrés Bello.
  49.  48
    As interfaces entre o público eo privado na produção do discurso da eficiência nas escolas de educação profissional.Maria Inês Utzig Zulke & Henrique Caetano Nardi - 2009 - Revista Aletheia 29:161-176.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Sobre o político da informação.Jackson da Silva Medeiros - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:549-562.
    O trabalho busca suscitar questões e inferências sobre a utilização de plataformas digitais de comunicação, como conformações capitalistas entendendo que esses ambientes agem na incorporação de significações, com seus sentidos, na mediação de um sistema ideológico-discursivo que age nos sujeitos e na sociedade. Para tal, situa a informação como um dispositivo, um infômato que sempre medeia e armazena e é capaz de formar e ser formada, alicerçada em conjuntos de pertencimentos em contínuos significados compartilhados. Reflete sobre a compreensão discursivo-ideológica da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000