Results for 'Direito ao esquecimento'

994 found
Order:
  1.  10
    Direito ao esquecimento e desindexação da informação.Paulo Ricardo Silva Lima, João Rodrigo Santos Ferreira & Edivanio Duarte de Souza - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):28-48.
    O desenvolvimento tecnológico promoveu o aumento de produção e compartilhamento de conteúdo em plataformas digitais, sendo difícil gerenciar o acesso adequado a informações. O presente artigo tem como objetivo discutir os efeitos do direito ao esquecimento no ambiente digital, considerando o processo de desindexação como estratégia para operacionalizar a efetividade desse direito. Tomando como referências arcabouços teóricos-conceituais acerca da complexidade compósita da informação e de antinomias entre a dignidade da pessoa humana e a liberdade de expressão e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Notas Sobre o Direito Ao Esquecimento Na Sociedade da Transparência.Lucas Bertolucci Barbosa de Lima - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):17.
    O presente artigo tem como objetivo localizar o chamado “direito ao esquecimento” na contemporaneidade social. Para tanto, este trabalho – construído pelo método dedutivo e com o uso de leitura bibliográfica como fonte – foi dividido em três capítulos. A introdução traz um esboço de perspectivas diversas sobre as transições das experiências na história moderna, até o presente. Em seguida, o “direito ao esquecimento” é abordado a partir da lógica jurídica kelseniana e na prática jurídica brasileira. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Relações din'micas entre memória e esquecimento.Paulo Ricardo Silva Lima & Edivanio Duarte de Souza - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):186-201.
    Na atual sociedade da informação, regida por políticas de acesso e de privacidade, o direito ao esquecimento surge como ferramenta de proteção dos direitos fundamentais do cidadão. Assim, discute-se algumas ambivalências que envolvem esse direito e sua efetiva sua aplicabilidade. No Brasil, não há uma legislação específica que verse sobre a aplicação do direito ao esquecimento e sua relação com a memória individual e coletiva, sendo realizados julgamentos com base na ponderação de direitos fundamentais oriundos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Direito ao Direito II. Tubarão.Lédio Rosa De Andrade - forthcoming - Studium.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Da polarização política ao esquecimento: um breve estudo dos cronotopos de Incidente em Antares, de Erico Verissimo.Ana Lúcia Macedo Novroth - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):112-139.
    ABSTRACT This essay aims to investigate a few chronotopes that organize the narrative of Incidente em Antares [Incident in Antares], by Erico Verissimo. In particular, it intends to examine how political polarization and oblivion are constitutive elements of the novel and, for that reason, chronotopic. The first being a motif of chronotopic nature and occupies a permanent place in the (fictionalized) life organization of the society. The second leads to the epilogue of the narrative and reveals the modus operandi and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    A crise das ciências em Husserl: dos contrassensos naturalistas ao esquecimento do “solo originário” das idealizações científicas.Carlos Diógenes Cortes Tourinho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:64-74.
    O presente artigo concentra-se em torno do tema da crise e, mais especificamente, da crise das ciências em Husserl. Dividido em duas partes, o artigo aborda, inicialmente, o tema em questão através da crítica de Husserl aos pressupostos da doutrina naturalista, solo sobre o qual se apoiam as ciências positivas da natureza. Num segundo momento, o artigo mostra que a crise das ciências seria decorrente de um deslizamento do sentido da Geometria e, mais particularmente, de um esquecimento fundamental do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Aplicação da análise econômica do direito ao novo Marco regulatório do pré-Sal.Marina de Carvalho Guedes - 2013 - Revista Fides 4 (2):153-170.
    APLICAÇÃO DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO AO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO PRÉ-SAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Frankenstein e a vanguarda moral. Do império do direito ao domínio do judiciário.Alessandro Pinzani - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O artigo tece algumas considerações sobre o chamado constitucionalismo da efetividade ou neoconstitucionalismo, limitando-se, contudo a discutir seus aspetos teóricos, sem analisar casos concretos. Primeiramente são apresentados de forma sucinta os princípios centrais do neoconstitucionalismo, em particular na formulação de Luis Prieto Sanchís; em seguida, são avançadas algumas considerações a partir das observações de alguns dos seus críticos, em particular Juan García Amado. As teses destes dois autores são complementadas com algumas observações do autor e de outros autores, que insistem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    O direito frente ao mal radical: A hipérbole Kantiana do povo de demónios.Adelino Braz - 2008 - Philosophica 31:65-76.
    Através da hipérbole do povo de demônios, Kant mostra como o direito tem o poder de neutralizar o egoísmo desde o ponto de vista da ação exterior e constituir assim um estado civil. No entanto, este corresponde a um estado de natureza ética, revelando assim que a comunidade jurídica pode ser constituída sem que seja eliminado o mal radical.Dessa forma, o direito é moral sem no entanto ser ético.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Do direito natural aos direitos humanos.António Pedro Barbas Homem & Cláudio Mascarenhas Brandão (eds.) - 2015 - Coimbra: Almedina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Introdução ao estudo do direito: breviário de principiologia jurídica.Roberto Piragibe da Fonseca - 1971 - Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Dos direitos naturais aos direitos humanos e a dignidade humana // From natural rights to human rights and the human dignity.Paulo César Nodari & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):263-280.
    Este trabalho tem o propósito de analisar a terminologia direitos naturais e direitos humanos nos séculos XVII e XVIII. Trata-se de mostrar, por um lado, que, não obstante a terminologia direitos humanos, à primeira vista faça referência, sobretudo, ao denominado Século das Luzes, urge dar-se conta de que a terminologia mais comum no período era a de direitos naturais fundamentais, ou inalienáveis, e, por outro lado, que a compreensão da passagem e, por conseguinte, a mudança terminológica que se dá dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Comentário ao artigo “Entre Honneth e Hegel: da liberdade à eticidade em o direito da liberdade” de Polyana Tidre e Inácio Helfe.Vanja Grujić - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):247-252.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Introdução ao Direito Natural clássico e sua import'ncia contempor'nea para a FILOSOFIA DO DIREITO.Emanuel Melo Ferreira - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):20.
    Este artigo busca: a) apresentar uma introdução histórica ao direito natural clássico, apontando suas principais características; b) investigar em que medida tais ideias tem influenciado a filosofia do direito contemporânea, perquirindo, assim, se há atualidade no estudo daquelas antigas concepções. A partir das ideias clássicas, será possível estudar como autores contemporâneos como John Finnis as utilizam na construção de um renovado jusnaturalismo que dialoga criticamente com positivistas como Hart e Raz, demonstrando a atualidade de tal estudo ao sustentar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Direitos humanos e amor ao próximo: textos teológicos em diálogo com a vida real.Priscila Alves Gonçalves Silva - 2020 - Horizonte 18 (55):425.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Introdução ao estudo do direito: quadros sinóticos.Gilvandro de Vasconcelos Coelho - 1977 - Recife-Pernambuco: [S.N.].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Introdução ao estudo do direito.João Bosco Cavalcanti Lana - 1971 - [Rio de Janeiro]: Editora Rio.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Raízes da resistência humana aos direitos dos animais: Bloqueios psicológicos e conceituais.Steven James Bartlett - 2007 - Revista Brasileira de Direito Animal 3:17-66.
    A combined psychological-epistemological study of the human blocks that stand in the way of the recognition of non-human animal sentience and legal rights. This is a Portuguese translation of the author's paper, "Roots of Human Resistance to Animal Rights: Psychological and Conceptual Blcoks," originally published in the Lewis and Clark law review, Animal Righs, in 2002. The Portuguese version was presented in conjunction with the International Congress on Animal Rights, Salvador, Brazil, Oct. 8-11, 2008, and published in the Revista Brasileira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  4
    Introdução ao direito.Mário Bigotte Chorão - 1989 - Coimbra: Livraria Almedina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    O discurso de proteção aos direitos humanos e a dominação periférica.Leilane Serratine Grubba & Horácio Wanderlei Rodrigues - 2012 - Filosofia Unisinos 13 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O direito tributário como meio de reorganização econômica ao invés de compensação social : a perspectiva de Unger.Paulo R. Dos S. Corval - 2019 - In Carlos Sávio G. Teixeira (ed.), Rebeldia imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. [São Paulo, SP]: Autonomia Literária.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Introdução ao estudo do direito.Paulo Nader - 1980 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    A resposta de Confúcio ao problema dos direitos humanos.André Bueno - 2004 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Bioética e Direito: uma análise dos princípios bioéticos aplicados ao Biodireito.Tomlyta Luz Velasquez & Paulo Vinicius Sporleder De Souza - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36562.
    O presente artigo propõe analisar os princípios bioéticos e a possibilidade de sua aplicação no âmbito do Biodireito. Mais especificamente, após um breve panorama da teoria dos princípios na seara jurídica, abarcando as principais evoluções doutrinárias, foca-se nos princípios da Bioética estruturados pelo Principialismo, que apresenta os princípios básicos para o agir humano frente a uma moralidade comum, abordando-se tanto os seus fundamentos que consagraram o uso dos princípios nos dilemas bioéticos, quanto as críticas sofridas que resultaram em nova proposta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Introdução ao direito (filosofia, história e ciência do direito).Wilson de Souza Campos Batalha - 1968 - São Paulo,: Ed. Revista dos Tribunais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Introdução ao estudo do direito: (os fundamentos e a visão histórica).Wilson de Souza Campos Batalha - 1981 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A natureza dinâmica dos direitos humanos: a crítica de Rawls ao universalismo Moral.Sanja Ivic - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2).
    Human rights do not represent an absolute truth. Otherwise, they would represent ideology, which is contradictory to the basic idea of human rights itself. Consequently, there is a need for redefinition of the main presuppositions of modern conception of human rights represented in the Universal Declaration of Human Rights. This paper argues that Rawls’s conception of human rights is significant for the refiguration of human rights. It.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  75
    Introdução ao estudo do direito.A. Santos Justo - 2006 - Coimbra: Coimbra Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Introdução ao direito e ao discurso legitimador.João Baptista Machado - 1983 - Coimbra: Livraria Almedina.
    Conteúdo - A realidade Social como Realidade Historicamente "Instituída". O Direito como Realidade Social; Para uma noção de Direito; Grandes linhas estruturais do Sistema Jurídico; A Tuela do Direito e a Garantia dos Direitos; Fontes de Direito e Vigência das Normas; Interpretação e Integração da lei; A Aplicação da Lei no Tempo e no Espaço; O Direito e as Ciências Sociais; Prolegómenos do Discurso Legitimador; A Ciência Jurídica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Curso de introdução ao direito.Emmanoel Augusto Perillo - 1975 - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  3
    Reconhecimento: do desejo ao direito.Maria Lucília Marcos - 2008 - Lisboa: Edições Colibri. Edited by Agostinho dos Reis Monteiro.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Introdução ao direito moderno.Alceu Amoroso Lima - 1933 - Rio de Janeiro,: Agir.
    pt. 1. O materialismo juridico e suas fontes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    A Teologia do Direito Matrimonial nas Alocuções de Bento XVI ao Tribunal da Rota romano.Denilson Geraldo - 2015 - Horizonte 13 (38).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Introdução ao estudo do direito.Paulo Roberto Tavares Paes - 1983 - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Meios Digitais Como Garantia Do Acesso Ao Direito À Educação.Hayalla Stephanie Lisboa Marques Santa Rosa & Jefison De Andrade Das Chagas - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):95.
    O presente estudo se destina a fazer uma breve análise sobre o direito social à educação, sua influência para o alcance da dignidade da pessoa humana e o seu alcance no formato EAD no Brasil. O artigo trata das metodologias de ensino viabilizadas pelo EAD, qual a sua contribuição na formação desses jovens e crianças e se a fruição dos benefícios desse método de ensino são possível por todas as classes sociais de forma isonômica. A pretensão é analisar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Uso medicinal da maconha: Uma alternativa ao direito à saúde.Gabriel Rodrigues Saraiva & Luís Octávio Lima Barbalho de Melo - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    USO MEDICINAL DA MACONHA: UMA ALTERNATIVA AO DIREITO À SAÚDE.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Curso de introdução ao estudo do direito.Paulino Jacques - 1978 - Rio de Janeiro: Forense.
    O presente Curso de Introdução ao Estudo do Direito se destaca como significativa contribição do Autor não apenas aos que estão ingressando no apaixonante cenário jurídico, como também a todos os profissionais e estudiosos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a juridicidade, através de uma linguagem didática, precisa, simples, objetiva e direta, porém sem perder o necessário rigor científico. Com a publicação desta 6a edição, a obra de Paulino Jacques volta a ocupar o lugar que sempre lhe coube na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Projeto de irrigação santa Cruz do apodi sob a perspectiva da violação ao direito internacional dos direitos humanos.Lina Celeste Silva Jacinto - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    PROJETO DE IRRIGAÇÃO SANTA CRUZ DO APODI SOB A PERSPECTIVA DA VIOLAÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    Desacordo quanto aos critérios justos de igualdade e o papel da teoria política em um Estado Democrático de Direito: um contraste entre as posições de Dworkin, Sen e Rawls. [REVIEW]Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):333-347.
    As questões de justiça não dizem respeito apenas à determinação dos critérios de igualdade que devem orientar as regras jurídicas, mas também afetam a própria legitimidade da escolha desses critérios. Em virtude das experiências trágicas vividas no século XX e da impossibilidade de estabelecer um mecanismo perfeito de escolha social, o debate recente sobre os critérios justos de igualdade deve ser contextualizado em uma discussão mais ampla que envolva também questões atinentes à legitimidade política e à estabilidade dos regimes democráticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Introdução ao estudo do direito.Paulo Dourado de Gusmão - 1982 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  52
    Direito à justificação – dever de justificação: reflexões sobre um modus de fundamentação dos direitos humanos.Heiner F. Klemme - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):187-197.
    Neste texto, discute-se a concepção desenvolvida por Rainer Forst do “direito à justificação”, um princípio filosófico básico dos direitos humanos presente na tradição da ideia kantiana de “razão pura prática”. Forst procura demonstrar que o reconhecimento do outro, como um ser finito e com necessidades, fundamenta diante de mim um direito a razões justificadoras. A dignidade do outro me obriga a agir perante ele apenas conforme tais razões, as quais ele pode compreender e aprovar. No texto, demonstram-se também (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Introdução ao estudo do direito.José Cretella Júnior - 1984 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Introdução ao estudo do direito: (breviário de principiologia jurídica).Roberto Piragibe da Fonseca - 1983 - Rio de Janeiro, RJ: Livraria Freitas Bastos. Edited by Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Introdução ao direito.J. Flóscolo da Nóbrega - 1968 - São Paulo: Sugestões Literárias.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    A normatividade do discurso em Habermas Sobre a neutralidade do princípio do discurso em relação ao direito e à moral.Luiz Repa - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    O objetivo desse artigo é examinar o sentido da neutralidade do princípio do discursona teoria habermasiana do direito e da democracia. Em relação ao direito e à moral, oprincípio do discurso é neutro, porém contém uma normatividade que se baseia no conteúdodos pressupostos pragmáticos da argumentação em geral. Ao contrário de algumas interpretaçõesque imputam um sentido moral mínimo ao princípio do discurso, pretende-semostrar como a teoria habermasiana pode conferir formas distintas de aplicação a esteprincípio, conforme as questões práticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  10
    Direitos.... bem viver, desenvolvimento, espaço urbano e identidade sociopolítica - processos de transformação e produção de vida.Andreia Rosalina Silva - 2023 - Odeere 8 (3):29-43.
    O presente artigo tem origem em pesquisa de doutorado[1] sobre a presença de Quilombolas na Pós-graduação em quatro universidades públicas do Brasil – duas do Centro-oeste e duas do Nordeste, tendo em vista as considerações de seus interlocutores a respeito da luta por cidadania e afirmação de direitos - ao território, seu bem estar e à cidade/universidade. A partir da discussão sobre concepções como pertencimento, bem viver, cidade cognitiva e educação, o artigo traz à reflexão o contexto urbano marcado por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    Poder esquecer. O esquecimento como acontecimento e como possibilidade ontológica em Heidegger.Irene Borges-Duarte - 2024 - Studia Heideggeriana 13:11-28.
    O esquecimento é uma experiência incómoda da quotidianeidade. Marca de temporalidade e de finitude, tem carácter ontológico e alcance ôntico. Manifesta o caminho da verdade do ser à maneira humana e do ser no mundo de tudo quanto há. Heidegger define esse caminho ontológico incontornável como sendo o da metafísica ocidental, hoje culminante na época da técnica. Mas, numa abordagem meta-ontológica, o fenómeno ontológico de poder esquecer constitui uma possibilidade para o existir de cada um, enquanto projecto. O não- (...) compulsivo-obsessivo inibe o a-vir, reduzindo-o a interpretações sedimentadas, pre-determinadas por situações hermenêuticas do sido, congeladas num não-passado. A presente abordagem pretende considerar esta duplicidade do possível e do não-possível, radicada no olvido e na abertura afectiva, ao encontro e ao seu novum, assim habilitado. Para tal, parte de um quadro de Klee e de uma narrativa de Borges, para orientar a leitura de textos de Heidegger, desde 1927 a 1945. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Da necessidade de um proceder divino nos assuntos humanos: esquecimento, perdão e promessa como redenção aos infortúnios da ação humana.Pedro Lucas Dulci - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):349-372.
    O presente trabalho buscará fazer uma breve fenomenologia da ação humana tendo como ponto de inflexão a concepção de trágico na ação, isto é, pensar a ação humana como portadora de aspectos trágicos que exigem de nós respostas e atitudes que geralmente os sistemas éticos clássicos não conseguem proporcionar. Esta concepção pode ser apresentada a partir de vários autores de épocas e lugares bastante distintos. Todavia, optaremos por buscar em dois, dos três grandes tragediógrafos gregos, uma perspectiva trágica da ação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Obstáculos Epistemológicos de Bachelard e Construtivismo Sistêmico: Requestionamentos Aos Direitos Humanos.Luis Gustavo Gomes Flores - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):128.
    A observação do tema dos Direitos Humanos entre inúmeros avanços e retrocessos sugere enfrentar o problema de pesquisa que indaga: Qual a relevância de estudos a partir de uma epistemologia de caráter filosófico, sociológico e construtivista para os Direitos Humanos? Assim, tem-se como objetivo lançar um olhar diferente das concepções tradicionais dos Direitos Humanos. Para tanto, o método utilizado, foi o sistêmico construtivista, equacionando reflexões filosóficas-sociológicas e construtivistas do Direito. Como resultado se constatou a relevância de realizar novas observações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O que o estudo do Direito pode acrescentar ao filósofo, e em que o estudo da filosofia pelo jurista pode contribuir para a distribuição da justiça: uma plicação inversa da proposta de Chaïm Perelman a partir de uma síntese do pernsamento de Emmanuel Levinas.José Osmar Pumes - 2006 - Conjectura: Filosofia E Educação 11 (2):119-131.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994