Order:
Disambiguations
Luiz Síveres [7] Síveres [2]
  1.  52
    A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas.Paulo Giovanni Rodrigues de Melo & Luiz Síveres - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):34-48.
    O presente artigo coloca em evidência uma proposta sobre educação e os respectivos pressupostos para que ela aconteça no sujeito, tendo como referência a pedagogia da hospitalidade com base na filosofia da alteridade em Levinas. Nesse caso, a educação não é vista a partir do movimento do Eu em direção do Outro, mas sim, o contrário. Precisamente o Outro assume o protagonismo pedagógico já que o Eu se abre à possibilidade de acolhida do Outro sem nenhum critério preestabelecido, de forma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Dos direitos naturais aos direitos humanos e a dignidade humana // From natural rights to human rights and the human dignity.Paulo César Nodari & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):263-280.
    Este trabalho tem o propósito de analisar a terminologia direitos naturais e direitos humanos nos séculos XVII e XVIII. Trata-se de mostrar, por um lado, que, não obstante a terminologia direitos humanos, à primeira vista faça referência, sobretudo, ao denominado Século das Luzes, urge dar-se conta de que a terminologia mais comum no período era a de direitos naturais fundamentais, ou inalienáveis, e, por outro lado, que a compreensão da passagem e, por conseguinte, a mudança terminológica que se dá dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Implicações para a prática de pesquisa contempor'nea em ciências humanas analisadas à luz da ética científica // Implications of practice of contemporary research in humanities examined in the light of ethics.Olzeni Costa Ribeiro & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):151-74.
    A reflexão que se desenvolve, aqui, reporta-se ao contexto de um período caracterizado por questionamentos profundos, no que tange à tensão entre as diferentes concepções de ciência, verdade, método, ética científica. O eixo da discussão incide sobre o lugar da ética neste século, exercendo o papel de problematizadora de uma vinculação fetichista a determinada visão acerca da verdade, visão esta que tem mantido as Ciências Humanas refém de um olhar cético em relação à legitimidade do conhecimento que produz. O objetivo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    A melodia da flauta - A vivência da mística no contexto contempor'neo.Luiz Siveres - 2015 - Horizonte 13 (37).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O conhecimento como princípio da colonialidade e da solidariedade // Knowledge as a principle of coloniality and solidarity.Luiz Síveres & José Roberto de Souza Santos - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):124-137.
    Neste início de século a humanidade vem enfrentando muitos e diversos problemas, sejam eles epistemológicos, éticos, sociais, ambientais, políticos ou econômicos. Todos eles, problemas modernos, mas, conforme se defenderá, sem soluções modernas. Os objetivos do artigo são compreender as raízes destas problemáticas, demonstrar que jamais houve modernidade sem colonialidade, uma das razões para que o projeto moderno não seja concluído, e analisar as perspectivas que se abrem a partir da periferia do mundo moderno/colonial. Pensar a partir da periferia, dos lugares (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    O processo educacional na mística das tendas e caminhos - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684. [REVIEW]Luiz Síveres & Ana Luisa Teixeira de Menezes - 2012 - Horizonte 10 (27).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  19
    O processo educacional na mística das tendas e caminhos (The education process in the mystic of the tents and ways) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684. [REVIEW]Luiz Síveres & Ana Luisa Teixeira de Menezes - 2012 - Horizonte 10 (27):684-703.
    A realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark