Results for 'Desejo'

308 found
Order:
  1.  23
    O desejo de deus pela salvação do homem: Perspectivas histórico-teológicas no antigo testamento.Dr Cézar Teixeira & Antonio Wardison - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):26-40.
    O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a revelação divina que traz, em sua essência, o desejo de Deus pela salvação do homem. O estudo desenvolve o tema sobre a revelação na história e os agentes que tornam presente este acontecimento, por meio de uma consciência que repousa no desejo de salvação, na prática da vida e da justiça. O Deus-Criador é um ser desejoso que, ao criar o ser humano, deixa nesta natureza as marcas do seu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O DESEJO NATURAL A DEUS: Sob os auspícios da Sociedade Aristotélica da Universidade Marquette.André Ricardo Randazzo Gomes - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (27):1-29.
    Visto em perspectiva histórica, o ensinamento de Santo Tomás sobre o desejo natural a Deus foi apenas um interlúdio na tradição agostiniana-escotista. Aqueles que continuam a falar da doutrina dele sobre um desejo natural pela visão "beatífica" dão testemunho da influência viva daquela tradição hoje. Embora ele não possa ser enquadrado na série que liga Santo Agostinho, São Boaventura, Duns Scotus e Domingo de Soto nessa questão, a posição dele não é menos cristã do que a da tradição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Desejo, corpo e intencionalidade na fenomenologia.Ericson Sávio Falabretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):196.
    Esse trabalho discute a noção de desejo a partir da obra de Merleau-Ponty. Sustenta a ideia de que para a fenomenologia merleau-pontyana o desejo remonta a três pontos fundamentais: a sua expressão inicial se dá na forma da intencionalidade operante, vivida na experiência do corpo próprio, como está descrita no prefácio da Fenomenologia da Percepção; o desejo, nesse caso, não pode ser compreendido como falta, ou carência de mundo, mas como transbordamento; finalmente, o desejo tem uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Desejo, Representação e Estado – Influências de Marx e Engels em Deleuze e Guattari.Matheus Marcus Gabriel Mellado - 2024 - Aufklärung 11 (1):137-160.
    In this work, we will try to outline the position of desire and representation in the constitution of the capture apparatus of the imperial machine. For this, we will try to represent the way in which the libido itself is represented both in the primitive socius and in the barbarian socius. To carry out this path, we will start from two base texts: the first will be The Anti-Oedipus, where we trace the genesis of production, registration and consumption; together with (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Desejo de reconhecimento: beleza americana à luz de Hegel.Tomas Farcic Menk - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):448-458.
    Este artigo pretende fazer uma leitura do filme Beleza Americana utilizando-se da filosofia hegeliana, mais especificamente, da assim chamada dialética do senhor e do escravo. Para realizar essa tarefa dividimos nosso texto em três momentos: 1 – analisamos alguns aspectos de como se instaura uma relação entre consciências de si na vida criando, portanto, relações de dominância e subordinação em relações intersubjetivas. A contraposição entre os dois elementos determina que, para que haja reconhecimento, uma consciência de si deve subjugar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. “Um desejo infinito de vencer”: o protagonismo negro no pós-abolição.Petrônio Domingues - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (23):118-139.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Desejo, sentimento E relação com O outro na filosofia da Vida de Renaud Barbaras.Reinaldo Furlan - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):203-223.
    RESUMO Nossa intenção é apresentar a filosofia da vida de Renaud Barbaras, reunida em Le désir et le monde, e o lugar que ela nos parece ocupar na fenomenologia. Barbaras divide sua filosofia da vida em três níveis: fenomenológico, cosmológico e metafísico. Sem deixar de contemplar seu projeto total, nosso enfoque será mais fenomenológico, destacando, e discutindo, suas noções de desejo, sentimento e relação com o outro. ABSTRACT Our intent is to present Renaud Barbaras' philosophy of life, assembled in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Ontologia, desejo e política em Espinosa.Luiz Carlos Montans Braga - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):139-158.
    No primeiro movimento o artigo analisa, em panorama, a ontologia espinosana. Após, mostra como, do interior dos conceitos presentes na ontologia, derivam os de homem, desejo, alegria e tristeza, esperança e medo, segurança e desespero, ação e paixão. Da relação entre ontologia, homens e desejo – bem como dos demais afetos –, são extraídas, em breves considerações, algumas teses políticas de Espinosa. Levanta-se, neste movimento argumentativo, a hipótese de que as teses políticas espinosanas derivam de sua ontologia e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Desejo-- o lugar da liberdade: um ensaio ético-prático.Nelson Levy - 1991 - São Paulo, SP: Brasil Debates.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  31
    O desejo na ética III de espinosa: Chave de leitura para um estudo no Campo da saúde mental.Cláudia Pellegrini Braga - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:401-431.
    This paper aims to analyze the concept of desire in the ethical project of Spinoza. On the first part, the pathway to the concept of desire is recovered, leading to the preposition nine of the third part of Ethics, in which the concept of desire is defined as the essence of human being. On the second part, taking into consideration the partial results of a research developed in the field of mental health that aims to understand the motives of internment (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    O desejo de conhecer.Prof Dr José Roberto Abreu de Mattos - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):03-07.
    RESUMO Os homens, por natureza, desejam conhecer. Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os nossos sentidos, pois ainda que não levemos em conta suas utilidades são estimados por si mesmos, destacando-se acima de todos os outros o sentido da visão. Segundo Platão, esta preocupação filosófica sempre foi a razão de ser da filosofia porque o filosofo, amante do conhecimento, busca sempre a verdade. Ele ama o saber. A busca do saber interior exige do filósofo não qualquer conhecimento, mas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Desejo, poder e medo em Alcibíades.Jovelina Maria Ramos de Souza - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):29-54.
    Como pensar o amor individual e seus efeitos sobre a estrutura psíquica, no jogo erótico entre Sócrates e Alcibíades, no Banquete? Minha proposição parte do imbricamento entre a esfera política, representada por Alcibíades e a filosófica, por Sócrates. O contexto político da questão proposta, no cenário do simpósio na casa de Agaton, compreende o desejo de Alcibíades em dominar Sócrates, temendo ser ridicularizado por expressar sua paixão ardorosa ao amado, a ponto de sua narrativa apresentar uma inversão dos papéis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    O desejo de deus pela salvação do homem: Perspectivas histórico-teológicas no antigo testamento.Cézar Teixeira & Antonio Wardison - 2011 - Revista de Teologia 5 (8).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    Desejo e sentido da vida.Simon Blackburn - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    A história materialista do desejo - uma leitura de 'Selvagens, Bárbaros, Civilizados', de Deleuze e Guattari.Gabriel Pereira Gioppo - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Resumo: Este artigo objetiva realizar uma interpretação do terceiro capítulo do livro O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, denominado ‘Selvagens, Bárbaros, Civilizados’. Para tanto, serão reconstituídos, de início, alguns dos conceitos fundamentais dos capítulos anteriores, tais como processo esquizofrênico, produção desejante, máquinas sociais e as três sínteses do inconsciente. Em seguida, as três máquinas sociais - a primitiva, a despótica e a capitalista - serão expostas em seu funcionamento, mostrando as configurações específicas entre desejo e socius que lhes são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Caminhos E descaminhos do desejo nos textos de Emmanuel lévinas E de René Girard.Luiz Carlos Susin - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):301-400.
    Este texto objetiva a comparaçãocótica entre o conjunto das obras de René Girarde Emmanuel Levinas no que diz respeito especialmenteaos temas "desejo" e "contemporaneidade",evidenciando as formas diversificadasporém de cena forma convergentes pelas quaisambos os autores penetram na massa da fatosque podem se organizar reflexivamente nasestruturas mais profícuas de compreensão darealidade no atual momento histórico.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Desejo e prazer na Idade Moderna.Fabiano De Mello Vieira - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (32):223.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Desejo, renúncia, ascese e salvação em Schopenhauer.Renato Nunes Bittencourt - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (2):82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Desejo e a Lei: investigações iniciais sobre a questão da ética em.Emmanuel Nunes de Mello - 2003 - Princípios 10 (13-14):171-189.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    COMIDA E SAṂSĀRA: Prazer, Desejo Aflitivo e Sofrimento.Thaís Moraes Azevedo Maetsuka - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):55-75.
    Este artigo visa fazer um diálogo a respeito do desejo aflitivo por comida, de um lado dialogando com textos da tradição budista tibetana Geluk, e do outro com pesquisas realizadas na área da saúde, especialmente as voltadas à parte biológica-comportamental da alimentação. Bem como, trazer contribuições para a área da saúde, a respeito do desejo aflitivo, que contribui na problemática crescente do sobrepeso, obesidade e doenças associadas no contexto mundial das sociedades desenvolvidas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Do Desejo à Vontade - A constituição da sociedade política em Rousseau.Sergio Cardoso - 1975 - Discurso 5 (6):151-186.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    A vida entre desejo e criação: Renaud Barbaras leitor crítico de Bergson.Débora Morato Pinto - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:31.
    Apresentamos aqui o entrecruzamento de duas filosofias da vida, a de Renaud Barbaras, tema central desse texto, e a da Henri Bergson, que preside o ponto de vista a partir do qual nos interessamos pela fenomenologia contemporânea. Nosso objetivo é expor, de uma forma geral, como a diferença com Bergson desempenhou papel relevante na constituição da obra de Barbaras. Mais explicitamente, buscamos pontuar as referências do livro Le Désir et la Distance a Bergson e mostrar como as críticas à teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Uma leitura do desejo do corpo e da alma no Filebo e no Banquete de Platão.Juliano Paccos Caram & Leandro Lunkes - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):211-223.
    O objetivo deste artigo consiste em propor uma leitura acerca da necessária relação entre corpo e alma na elaboração do desejo, tal como exposto em obras como o Filebo e o Banquete de Platão. Na medida em que esses textos versam, dentre seus assuntos principais e de modo mais específico, sobre temas como o prazer e o amor respectivamente, ambos discutem o componente do desejo na gênese tanto da sensação prazerosa, quanto na afecção amorosa. Assim, o que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    O desejo de conhecer.José Roberto Abreu de Mattos - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):p - 03.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O Desejo e a Lei: investigações iniciais sobre a questão da ética em "Kant avec Sade".Emmanuel Nunes de Mello - 2003 - Princípios 10 (13):171-189.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  51
    Sujeito, desejo e gozo: para uma terapia da concepção de linguagem de Lacan.João José R. L. Almeida - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Focado num trecho de “Position de L’inconscient”, este artigo faz a descrição gramatical das figuras de sujeito e de linguagem ali empregadas. A intenção é exclusivamente terapêutica – não se trata de propor novas teses, mas provocar o olhar para aspectos negligenciados da prática psicanalítica. palavras-chave Lacan - Wittgenstein - Linguagem - Subjetividade.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Ensaiando Gênero, Desejo e Trabalho; Ontologia e Emancipação no Marxismo; Por Feminismos- Emancipacionista e Decolonial.Mary Garcia Castro - 2019 - Odeere 4 (8):173.
    Este ensaio revisita artigo em que abordamos conceito chave no marxismo, o de emancipação, relacionando entrelaces sobre seu norte, o gênero humano, categoria trabalhada na ontologia do ser social por Lukács e Marx, com debates sobre gênero, como elaborado no plano de debates feministas sobre patriarcado. Já neste texto, se insistimos que a centralidade do trabalho deve ser compartida com as de sexualidade e desejo, defendemos que o debate sobre projetos de emancipação, quer do gênero no feminino, quer do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  28
    Um só ou dois desejos?Cíntia Vieira da Silva - 2019 - Discurso 49 (1):71-77.
    O texto aproxima certas concepções de Deleuze e Guatarri relativas ao que poderíamos aqui chamar provisoriamente de uma “teoria do desejo”, tal como esboçada no Anti-Édipo, da teoria dos afetos formulada na Ética de Espinosa, mostrando assim mais uma etapa da crítica da tradição psicanalítica na obra conjunta dos filósofos franceses.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  65
    Maquiavel, a república e o desejo de liberdade.Helton Adverse - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):33-52.
    O objetivo do artigo é compreender alguns aspectos do republicanismo de Maquiavel concedendo atenção à sua teoria dos humores. Mais especificamente, trata-se de entender qual a natureza do desejo do povo e seu papel na vida política. A principal hipótese deste trabalho é a de que a função que Maquiavel atribui ao povo, o guardião da liberdade, exige, para seu cumprimento, a participação ativa do cidadão nos afazeres cívicos, isto é, sua inscrição no espaço público como agente político. Essa (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  30. O saber sem desejo (Durkheim e as ciências humanas).Roberto Gomes - forthcoming - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    O itinerário concupiscente do desejo: signos perversos em Pierrô da caverna, de Rubem Fonseca.Frederico de Lima Silva & Hermano de França Rodrigues - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Reconhecimento: do desejo ao direito.Maria Lucília Marcos - 2008 - Lisboa: Edições Colibri. Edited by Agostinho dos Reis Monteiro.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O estatuto da relação erótica no existencialismo de Jean-Paul Sartre: desejo, alteridade e consciência encarnada em O ser e o nada.Andre Constantino Yazbek - 2020 - Sofia 8 (2):176-187.
    O presente artigo examina os temas do desejo, da alteridade e da consciência na filosofia de O ser e nada para circunscrever as questões relativas ao problema do solipsismo e da consciência encarnada no existencialismo sartreano. Neste sentido, o texto situa o estatuto da relação erótica no existencialismo sartriano no contexto geral de sua discussão sobre a alteridade e o lugar destinado às carícias sexuais em suas descrições fenomenológicas. Portanto, o objetivo principal deste artigo é o de apontar um (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Universidade Pública e desejo de viver: o acolhimento enquanto dispositivo de escuta em tempos nefastos.Fernanda Mara da Silva Lima, Marília Etienne Arreguy & Fernanda Ferreira Montes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O cerne desse artigo remete à instauração de um dispositivo de acolhimento e escuta de orientação psicanalítica numa instituição educacional pública de nível superior. Sustentamos a práxis em uma experiência político-clínica de acolhimento na Universidade, salientando sua função terapêutica como forma de resistência coletiva a um modus operandi absolutamente individualista. Cada investida neoliberal em nossa sociedade é capaz de produzir engendramentos subjetivos da pulsão de morte, resultando em sofrimento e adoecimento na medida em que o sujeito é abandonado à própria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Percepção e desejo: leituras de R. Barbaras.Luís António Umbelino - 2009 - Revista Filosófica de Coimbra 18 (35):135-160.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    A afeto-emotividade em simondon E o conceito de desejo.Diego Viana - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):537-561.
    RESUMO O conceito de desejo é raro na obra de Simondon. Stiegler baseia nessa falta sua crítica ao filósofo, causa de seu caráter “apolítico”. Mas todas as categorias com que está associado o desejo estão presentes: a noção de incompletude, o impulso para objetos exteriores, a relação necessária entre corpo e coletivo. Este artigo explora as conexões entre o conceito de subconsciente afetivo-emotivo em Simondon e a concepção do desejo como produtor de seus objetos. Essas conexões permitem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  30
    Do bem supremo à ética do desejo: contribuições da psicanálise à discussão ética.Luiz Paulo Leitão Martins & Vinicius Anciães Darriba - 2011 - Princípios 18 (29):203-229.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea . Nessa obra, Aristóteles está em busca de um bem mais excelente, e este corresponde à felicidade. Ele pode ser alcançado pelo uso da atividade racional aliado à prática da virtude. Se, para Lacan, a investigaçáo aristotélica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Disciplina & Indisciplina: termômetro do desejo de aprender.Cs Santos & M. Botelho - 1997 - Dois Pontos: Teoria E Prática Em Educação 35.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    Eros e Ágape: O desejo e o amor cristão em Dostoiévski.Carolina Detoni Marques Vieira - 2010 - Horizonte 8 (17):189.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Sujeição e dominação: políticas de desejo no capitalismo.José Jefferson da Costa Ferreira - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Há uma questão que paira na história das sociedades e que tem reverberado nos escritos de diversos autores. O problema que se coloca é por que indivíduos se submetem a determinadas situações, por que se sujeitam. O problema da sujeição chamou a atenção de La Boétie quando indagou por que “tantos homens suportam às vezes um tirano só”. Essa problemática repercutiu em Marx, Engels e Althusser que pensaram a sujeição pela ideologia (um “poder estranho”). A noção pós-marxista ampliou o conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Ensinar e aprender Filosofia num contexto de morte do desejo de filosofar.Wanderley Jose Ferreira - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 336.
    Filosofia na sociedade atual, apontando para os limites e possibilidades daprópria Filosofia. Procura-se determinar, ainda, as possíveis contribuições daFilosofia para a Educação e de que forma repercute no ensino e aprendizadoda mesma a morte do desejo de filosofar. Conclui-se, procurando estabelecerquais as exigências que se colocariam à própria Filosofia para que seu ensinonão se degenere em mera erudição e repetição idiotizante de conceitos, frasesfeitas e sistemas.Réflexion sur les conditions constitutives du désir de philosopher et le décès dela philosophie dans (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    As Asas Do Desejo: Porque é preciso sonhar.Pedro Moreira - 2007 - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia 6.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. "as Asas Do Desejo": porque é preciso sonhar.Pedro Moreira - 2007 - E-Topia 6.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles.Mateus Barreiro & Marta Furlan - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):119-140.
    Na filosofia de Aristóteles, o sentimento de amizade apresenta uma ambivalência com as emoções de rivalidade (philotimia) como a cólera (orgê) e a emulação (zêlos). Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os aspectos emocionais que envolvem a noção de amizade, visando aprofundar a relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. A produtividade dessas reflexões, aponta que o modo como as diversas relações sociais e a construção do conhecimento desenvolvido, também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  3
    Platão e a Constituição Dos Atenienses de Pseudo-Xenofonte Sobre a Liberdade e Os Desejos.Silvio Marino - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O objetivo desta contribuição é comparar a leitura que Platão e Pseudo-Xenofonte fazem da liberdade da democracia. Para este fim se apresentarão uma série de ocorrências do termo eleutheria e de seus cognatos para mostrar a raiz comum e as diferenças entre estes dois autores sobre o que significa “homem livre” e qual é a dinâmica entre liberdade e escravidão a partir de uma fenomenologia cujo objeto são os desejos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Dor E desejo na teoria freudiana do aparelho psíquico E Das neuroses.Fátima Caropreso - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (29):569.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  31
    Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    A afirmação da finitude como possibilidade para a responsabilização do desejo: notas a partir de Heidegger e Lacan.Renato dos Santos & Juliana Rodrigues Dalbosco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):215-225.
    O propósito deste artigo é o de evidenciar de que forma a afirmação de ser ser-para-a-morte de Heidegger pode ser entendido como condição de possibilidade para a responsabilização do desejo conforme formulado pela psicanálise lacaniana. Primeiro, descreve-se a estrutura do Dasein heideggeriano, bem como seus existenciais. Em seguida, analisa-se o uso e o sentido da noção de desejo em Lacan. Tanto numa existência autêntica, quanto num final de análise, onde o sujeito sabe lidar com suas perdas, diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49. Sartre eo fracasso do desejo.Thana Mara de Souza - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):119-140.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    A experiência da falta e o mistério do desejo.Silvana De Souza Ramos - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:159.
    O artigo analisa a importância da leitura da obra de Merleau-Ponty no interior da construção da filosofia de Barbaras. Por um lado, trata-se de compreender os limites do corpo próprio para dar conta do a priori correlacional exigido pela fenomenologia. Por outro lado, buscamos desvelar, nos desdobramentos da filosofia da vida proposta pelo filósofo, um horizonte de novos problemas, referidos especialmente à descrição da peculiaridade do desejo humano frente à vida entendida num sentido mais geral.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 308