Results for 'Ciência no Brasil'

1000+ found
Order:
  1.  11
    Caçadores-coletores: Ciência e caça nas expedições científicas norte-americanas no Brasil.André Julião - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:24.
    Em 1933, o Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas criou o Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, com o objetivo de coibir a saída do país de objetos de seu patrimônio natural e artístico e garantir uma parte do que fosse coletado no país para as instituições brasileiras. Num momento de aproximação do Brasil com os Estados Unidos, que competia com a Alemanha por influência no país mesmo antes da eclosão da Segunda Guerra, cientistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  18
    Documentação no Brasil.Giane da Paz Ferreira Silva, Marcos Galindo & Murilo Artur Araújo da Silveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):223-245.
    Esse estudo apresenta os conceitos de documento e documentação propostos por Paul Otlet (1868-1944) presentes no âmbito da Revista do Serviço Público (RSP). Publicada desde 1937, a RSP contempla artigos nas áreas de Administração e Gestão pública, Políticas públicas e Economia do setor público, sendo considerada um importante veículo de informação no Brasil, contemporâneo ao período de efervescência do pensamento de Otlet. A pesquisa consiste numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com análise documental da RSP no período entre 1951 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Revisitando a experiência dos Programas Profissionais da área Ciências da Religião e Teologia/CAPES no Brasil.Flávio Senra, Claudio de Oliveira Ribeiro & Dilaine Soares Sampaio - 2020 - Horizonte 18 (55):324.
    A pesquisa foi desenvolvida considerando-se o debate sobre a especificidade da Pós-Graduação Profissional no âmbito da área Ciências da Religião e Teologia, da Capes, órgão que no Ministério da Educação brasileiro acompanha e avalia o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O objetivo principal das análises feitas foi construir um panorama de questões em torno do trabalho realizado pelos cursos de mestrados profissionais, incluindo os resultados por eles alcançados, somado a um elenco de aspectos que têm sido identificados como desafiadores para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    A física do estado sólido no Brasil: relações entre ciência, indústria e sociedade.Laércio Antonio Marzagão - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:30.
    Entender o processo de transformação do conhecimento em riqueza no Brasil e as circunstâncias em que essa transformação ocorre é a questão primordial para este trabalho. Para efeito desta pesquisa a articulação de uma área particular do conhecimento, que é a física do estado sólido, com a indústria correspondente foi avaliada. Em primeiro lugar é construída uma história da física do estado sólido no Brasil segundo três trajetórias distintas: a da academia, a da indústria e a do Estado. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Aristotelismo No Brasil: A Ideia de Liberdade Como Princípio da Ação Moral.Luiz Alberto Cerqueira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):8.
    A história da filosofia no Brasil começa em 1572, quando foi inaugurado o curso de Artes dos jesuítas na cidade do Salvador, Bahia. Denominava-se “Artes” como abreviatura de “Artes liberais”, significando esta qualificação de “liberais” o caráter contemplativo ou teórico das disciplinas como uma espécie de saber considerado em sua organização e independentemente de objetos aos quais possa aplicar-se, a exemplo da Filosofia, a qual foi referida por Aristóteles como “ciência livre, pois somente esta é para si mesma” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    A Ética da Informação Nos Programas de Pós-Graduação Em Ciência da Informação No Brasil: Uma Análise.Vinícius Cerva de Moraes & Jackson da Silva Medeiros - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):27-43.
    Objetiva verificar como está caracterizada a Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil por meio dos projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas citados que possam estar abordando a área. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Filosofia, humanidades clássicas e ciências humanas e sociais: atualidade de uma agenda no Brasil de hoje.Ivan Domingues - 2022 - Discurso 52 (1):46-64.
    O artigo trata da relação entre Humanidades, Ciências Humanas e Sociais e Filosofia, considerada à luz dos projetos pedagógico e epistêmico das humanidades clássicas, tendo por fio condutor a Renascença italiana e os Studia Humanitatis, com a Filosofia como disciplina-piloto. Ao fazer o trânsito para a modernidade, com o surgimento das ciências humanas e sociais e o descentramento da filosofia, haverá o colapso dos projetos pedagógico e epistêmico dos Studia dos renascentistas, num ambiente de pesada cultura disciplinar, tendo por resultado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    A influência de Raymond Williams para a construção do conceito de cultura na ciência da informação no Brasil.Ísis Trindade da Silva Cunha, Rafael Silva da Câmara & Leilah Santiago Bufrem - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):72-87.
    Análise diacrônica das contribuições históricas expressas nos artigos científicos de pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para o debate embasado em Raymond Williams no campo da Ciência da Informação, mais especificamente no interdomínio relacionado aos aspectos culturais. Apresenta a concepção adotada como fundamento do estudo, investigando a influência de Williams para as pesquisas sobre cultura na área. Identifica a produção científica dos agentes que constituem o grupo de pesquisadores de produtividade em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Habermas e a ciência da informação no Brasil.Leilah Santiago Bufrem - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:238-268.
    Ao reconhecer a influência do filósofo alemão Jürgen Habermas na área de Ciência da Informação, esta pesquisa questiona especificamente como ela se verifica e se caracteriza na produção científica dos pesquisadores Bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o objetivo de destacar as influências do pensador sobre estes pesquisadores em artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), o estudo realiza o mapeamento da produção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  42
    CRUZ, E.; MORI, G. (orgs.) Teologia e ciências da religião: a caminho da maioridade acadêmica no Brasil.Joelma Aparecida Santos Xavier - 2012 - Horizonte 10 (25):312-315.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Religião e educação no Brasil: o programa “Escola sem Partido” como um obstáculo ao Ensino Religioso e à formação cidadã.Andréa Silveira de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):122-122.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do projeto de lei que institui o programa Escola sem Partido, no intuito de indicar como e porque tal projeto se constitui um obstáculo para a ação pedagógica no âmbito do componente curricular Ensino Religioso na escola básica, consolidando-se assim um entrave para a formação integral conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para tal análise, mobilizamos categorias do campo do direito internacional, como decisões da Corte Interamericana de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições.Matheus Costa - 2018 - Horizonte 16 (49):428-432.
    Resenha: STERN, Fábio Leandro. A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. São Paulo: Entre Lugares, 2017. 447p. ISBN 978-89-7326-343-1 A editora Entre Lugares estreou em 2017 com uma obra de qualidade exemplar: trata-se do livro A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. Seu autor, Fábio Stern, além de graduado na área que é o objeto de seu estudo, usou com maestria instrumentos da outra área em que está se formando em todos os níveis, a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil.Abelardo Bento Araújo - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):591-615.
    Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil Resumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Quatro estudos recentes de história das ciências médicas e sociologia da saúde no Brasil.Regina André Rebollo - 2004 - Scientiae Studia 2 (1):135-143.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Marxismo e filosofia da linguagem: a recepção de Bakhtin e o Círculo no Brasil.Beth Brait & Maria Helena Cruz Pistori - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):33-63.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar e avaliar um conjunto de textos aqui denominados textos-moldura presentes nas obras de Bakhtin e do Círculo traduzidas no Brasil desde 1979, com vistas a traçar um panorama nacional crítico do contexto de recepção da obra bakhtiniana e evidenciar algumas de suas especificidades, indiciadas nos diálogos que empreendem com os aspectos sociais, históricos e culturais. Pretende-se, ainda, contribuir para o aprofundamento dos estudos dialógicos e sua incontestável dimensão interdisciplinar. Além da perspectiva dialógica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  19.  9
    Ensino da Filosofia no Brasil.Gonzalo Armijos Palácios - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Gostaria de discutir algumas idéias de um filósofo brasileiro que muito admiro e sobre quem já escrevi anteriormente. Trata-se de Oswaldo Porchat Pereira, professor do Departamento de Filosofia da USP e criador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. Recebi de um estudante de pós-graduação em Sociologia Política da UFSC a cópia de uma conferência que Oswaldo Porchat ministrara em maio de 1998 sob o título “Discurso aos estudantes de Filosofia da USP sobre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  26
    Da escuridão para a luz: origem e extensão da Bíblia em braille no Brasil. Dissertação.Marcos Adriano Lovera - 2013 - Horizonte 11 (32):1656-1657.
    LOVERA, Marcos Adriano. Da escuridão para a luz : origem e extensão da Bíblia em braille no Brasil. Dissertação (Mestrado) 2013. 176p. - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Antropofagia Filosófica No Brasil.Luiz Carlos Santos da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O presente artigo procura apresentar o pensamento modernista e antropofágico brasileiro como uma espécie de crítica antiedipiana ao legado trágico e filosófico da modernidade antropocêntrica do século XVII. Com esse intuito, o artigo busca abordar o modo como a modernidade filosófica, científica e política seiscentista poderia ser entendida no registro de uma racionalização dos mitos e dos ídolos ancestrais. Sob o prisma heliocêntrico e antropocêntrico dessa modernidade seiscentista, o artigo busca apresentar como uma racionalização do mito do Édipo e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa. As ciências geológicas no Brasil: Uma história social e institucional, 1875–1934. 270 pp., illus., bibl., index. Sao Paulo: Editora Hucitec, 1997. [REVIEW]Adolfo Olea‐Franco - 2005 - Isis 96 (4):663-664.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Travessias atl'nticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal.Cândida Andrade De Moraes & Juliana Andrade De Moraes - 2023 - Odeere 8 (1):152-175.
    Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Trágico nos trópicos. Trabalhando Nietzsche no Brasil.Rodrigo dos Santos - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):72-84.
    Este trabalho é uma exposição dos primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo principal é estabelecer uma reflexão sobre a constituição de uma filosofia do trágico no Brasil. A filosofia do trágico nasce na modernidade sob a influência do idealismo alemão e se intensifica, com Nietzsche, como alternativa à racionalidade conceitual da ciência moderna e à hierarquia dos valores proposta pela moral judaico-cristã. Assim como o jovem Nietzsche encontra na Grécia Antiga o fundamento para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    Domínios diferenciados e refluxos identitários: o pensamento católico “antimoderno” no Brasil.Rodrigo Coppe Caldeira - 2004 - Horizonte 2 (4):97-111.
    Este artigo tem como objetivo visualizar a formação de um grupo católico brasileiro, o grupo que se forma em torno de Plínio Corrêa de Oliveira e sua suposta identidade “antimoderna”. Além de buscar rapidamente circunscrever o conceito de modernidade e historicizar sobre a gênese do grupo e de suas principais idéias, aponta algumas possibilidades teóricas para a leitura do aspecto identitário. O texto reflete pesquisa de mestrado intitulada “Entre a verdade e a sedução: um estudo sobre a inflexão católica ‘antimoderna’ (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  60
    Saúde pública, justiça e cloroquina: aspectos farmacoepidemiológicos e reflexões bioéticas da pandemia da COVID-19 no Brasil.Eric Santana & Luanna Gabriela Völz - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e25.
    Este artigo apresenta um panorama científico da pandemia da COVID-19 no Brasil e discute questões bioéticas e avalia as possíveis soluções dos problemas morais no contexto atual. Primeiramente, apresentamos a literatura da comunidade médico-farmacológica sobre tratamentos eficientes contra a doença, levantando também dados do governo brasileiro sobre saúde pública. Então, investigamos as questões éticas sobre os fatos apresentados. Uma breve discussão dessas questões sob a perspectiva do enfoque dos quatro princípios foi realizada. Concluiu-se que as medidas de isolamento social (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Domingues, I. "filosofia no brasil. Legados E perspectivas. Ensaios metafilosóficos". São Paulo: Ed. unesp, 2017. 561p. [REVIEW]Oswaldo Giacoia Junior - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):631-636.
    RESUMO O artigo analisa o modo como Malebranche apresenta o conhecimento que possuímos de nossa própria alma a partir da noção de sentimento interior. Para tanto, tomamos como ponto de partida a concepção malebrancheana do argumento do cogito, opondo-a à de Descartes, tomando-o como uma constatação imediata da existência de algo que sente, sem, no entanto, poder afirmar algo sobre sua essência. O conhecimento da alma torna-se assim algo puramente afetivo, sem nenhum conteúdo positivo, e por natureza distinto do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  22
    As raízes filosóficas das questões que envolvem a revisão ética nas pesquisas científicas no Brasil[REVIEW]Fausto dos Santos Amaral Filho - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):287-306.
    O presente artigo busca identificar os possíveis fundamentos filosóficos que possam embasar a área biomética, junto ao sistema CEP/CONEP, que justifiquem o seu domínio frente às questões relativas à revisão ética na pesquisa científica no Brasil. Para tanto, começa por expor o modo pelo qual se processa a referida ingerência e a sua inadequação ético-epistemológica. Na sequência, identifica no surgimento da própria concepção de episteme, na Grécia antiga, as possíveis raízes desse imbróglio. Terminando por mostrar que é a partir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Direito À Educação e Sistema Prisional: Um Estudo Sobre a Produção de Conhecimento Sobre Políticas Públicas de Educação Em Prisões No Brasil (2010-2020). [REVIEW]Carolina Bessa Ferreira de Oliveira & Vinicius Santana Muniz - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:134-147.
    Trata-se de pesquisa realizada em sede de iniciação científica em nível de graduação concluída no ano de 2022 com financiamento de uma bolsa, por doze meses, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Configurou-se como projeto de pesquisa básica multidisciplinar, envolvendo temáticas próprias das Ciências Sociais e Humanidades, notadamente Direito, Educação e Sistema Prisional. Caracterizou-se como uma metapesquisa, com abordagem exploratória, cujo objetivo foi identificar, por meio de revisão bibliográfica e documental abrangendo livros, teses, dissertações, artigos, relatórios de pesquisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Biografia como gênero na história das ciências – O caso do físico David Bohm.Olival Freire Junior - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:40-56.
    Neste artigo, analisamos os desafios historiográficos relacionados à produção de biografias no âmbito da História da Ciência. Em especial, discutimos as ideias apresentadas pelo historiador francês Jacques Le Goff em seu livro São Luís, publicado em 1996. Essa análise, de natureza teórica e metodológica, é cotejada com o esboço panorâmico da biografia do físico norte-americano David Bohm, recentemente publicada sob o título David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World. O tema tem relevância também para a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Concepções de Ciências da Educação Em Alguns Autores Colombianos.Adolfo Ramos Lamar & Jacson Raul Tiedt - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19:103-119.
    No Brasil, diversos grupos de pesquisa apresentam interesse em aprofundar a Educação em outros países latinoamericanos. A presente pesquisa forma parte do grupo “Filosofia e Educação” (Educogitans), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, que tem interesse em aprofundar a problemática epistemológica educacional latino americana. Colômbia é um dos países com uma expressiva produção sobre a referida problemática. Assim, o objetivo da presente pesquisa é identificar e analisar algumas concepções de cientificidade no pensamento epistemológico da educação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. As contribuições de Peregrino da Silva para a gênese da Ciência da Informação.Richele Grenge Vignoli - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6948.
    O objetivo deste estudo é salientar que a perspectiva histórica brasileira da Ciência da Informação pode ser compreendida por meio dos esforços do bibliotecário Manuel Cícero Peregrino da Silva a partir de 1898 e de suas ações na Biblioteconomia, Bibliografia e Documentação. Essas ações foram cruciais para o que viria a ser a Ciência da Informação no Brasil, anos mais tarde. A pesquisa traz também, apontamentos acerca da perspectiva de criação da Ciência da Informação no (...) a partir do desenvolvimento do primeiro Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do país e da vida de Peregrino da Silva. A pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico e exploratório com abordagem qualitativa. Ressalta-se a importância da história da Ciência da Informação brasileira na consideração dos esforços de Peregrino da Silva e outros profissionais. Apesar de fundamental, a Ciência da Informação brasileira não surge somente a partir da pós-graduação no país, é preciso resgatar seus antecedentes históricos de formação. Com acentuada relevância, a Ciência da Informação tem crescido em formação, teoria e aplicação, mas ainda assim, é preciso continuar na busca de sua cientificidade e valoração de sua história. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Ciências da religião e teologia: evolução de uma relação.Paulo Antonio Couto Faria - 2019 - Horizonte 16 (51):1324.
    Historicamente, as ciências da religião e a teologia construíram itinerários próprios, mas não indiferentes entre si. Ainda que a configuração das ciências da religião na Europa e na América do Norte acentue a sua autonomia, é notório, nos seus primeiros passos, o inevitável encontro com a teologia. No Brasil este encontro estendeu-se em quantidade e qualidade, motivado pela natural proximidade de questões, pelo contexto socioeclesial e, mais recentemente, por razões de ordem epistemológicas, oportunizando o reconhecimento civil público das duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Microagressões raciais nas ciências exatas.Ronaldo André Lopes & Guilherme Henrique Gomes da Silva - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:389-399.
    Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que buscamos identificar as experiências de estudantes da área de Ciências Exatas com microagressões raciais. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes beneficiários de ações afirmativas matriculados em cursos da área de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (n=390) que responderam um instrumento denominado Escala de Experiências Acadêmicas, Sociais e de Sobrevivência no âmbito das Exatas (EASS-Exatas). Para a análise, utilizamos correlações e Spearman, teste de significância qui-quadrado e Análise de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Sociologia na escola: A abordagem de temáticas clássicas Das ciências sociais nos livros didáticos.Julia Polessa Maçaira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):111-131.
    Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ e faz uma análise comparativa de três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio no que diz respeito a alguns temas ditos “clássicos” das Ciências Sociais, a saber: Trabalho, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais e Violência/Criminalidade. Para tal, foram mobilizados conceitos do campo da sociologia da educação, que auxiliam na compreensão das estratégias pedagógicas adotadas nos livros. Foram analisados os livros didáticos publicados, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    A experiência de formação de professores de ciências e matemática em um curso interdisciplinar.Ana Maria Santos Gouw, Patricia Rosana Linardi & Reginaldo Alberto Meloni - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:505-512.
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de construção de um curso de formação de professores de ciências e de matemática com caráter interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido a partir da interpretação de alguns aspectos da história da educação em ciências e matemática no Brasil que ainda se manifestam nas práticas pedagógicas e dos contextos político e social nos quais se desenvolveu a experiência de construção do Curso de Ciências – licenciatura da Universidade Federal de São Paulo. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Ciência cidadã em tempos de emergências: iniciativas brasileiras ante a pandemia da COVID-19.Sarita Albagli & Luana Rocha - 2021 - Arbor 197 (799):a589.
    La pandemia de la COVID-19 evidencia posibilidades, límites y nuevos desafíos para la ciencia abierta. En este artículo se presentan los resultados de una investigación que tuvo como objetivo contribuir a la comprensión del papel de la ciencia ciudadana, una de las vertientes de la ciencia abierta, en el abordaje de los problemas plantados por la pandemia. Para ello, se llevó a cabo una revisión de literatura especializada y se acometió la identificación y la categorización de estas iniciativas ciudadanas en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    As cláusulas de inclusão social nos editais de licitação do município de Arapoti (Pr/Brasil) e a promoção da justiça social.Márcio de Carvalho Martins & Ivy Judensnaider - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:221-232.
    O presente trabalho tem o propósito de, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, refletir sobre a construção de sociedades inclusivas, equitativas e justas. Nesses termos, propusemo-nos a discutir a questão da interferência estatal nas relações econômicas como fomentadora de inserção social de grupos vulneráveis. Por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários, investigamos os possíveis efeitos da Lei nº 14.133/2021, que trata da possibilidade de o edital de licitação pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    O pensamento conservador no Amazonas: a interpretação de Arthur Cézar Ferreira Reis sobre a formação do Brasil.Carlos Gileno, Rodrigo de Medeiros & Ricardo da Silva - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):166-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  28
    A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade.Ana Paula Nascimento Lourenço, Antônio Haliski & Rogério Baptistella - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021017.
    A filosofia e os filósofos ocidentais, desde sua gênese na Grécia Antiga, acreditavam que apenas os gregos possuíam epistemologias e racionalidades. As sociedades africanas, por exemplo, eram consideradas a-históricas e tinham sua contribuição na estruturação do conhecimento científico negada pelos filósofos ocidentais. Durante muitos séculos, essa ideia foi difundida ao redor do mundo, inclusive, durante o projeto de colonização das Américas. Assim, o objetivo deste artigo é compreender, através de uma revisão bibliográfica, como a falta de reconhecimento dos povos diásporos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Compreendendo a construção do conceito de Ciência.Sandra Fernandes Leite - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 400.
    Traduzido por João Duarte, o livro A Construção das Ciências: As Lógicas das Invenções Científicas, de Gerard Fourez, foi publicado em primeira edição no Brasil em 2002, pelo Instituto Piaget, recebendo uma reimpressão em 2009. O autor trabalha com a perspectiva socioconstrutivista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    200 Años de Independencia de Brasil: el balance de una Historia con muchas caras.Raylane Andreza Dias Navarro Barreto & Rosa Fátima de Souza Chaloba - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Pensar a Brasil en el contexto del Bicentenario de la Independencia fue nuestra propuesta. Las celebraciones que prosiguieron al año de 1822 fueron, todas ellas, de carácter oficial y con tenor estatal, para no decir del gobierno. Su misión era conmemorar la libertad, la idea de un futuro promisor, de nación libre y, para esto, se recordaba a las fuerzas armadas, responsables oficiales por la sustentación del grito de “independencia o muerte”, tan evocado en los libros de historia de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    ¿Ciencia versus moral? Revisión histórico-científica sobre el síndrome del zika congénito y la reivindicación del aborto.Hélio Tadeu Luciano de Oliveira - 2021 - Scientia et Fides 9 (1):309-327.
    En 2015 empieza una epidemia causada por el virus del zika en Brasil, siendo luego asociada a problemas teratógenos congénitos. A partir de la sospecha de esta relación, surgen, en dos vertientes, artículos defendiendo el aborto: presentándolo como uno de los tratamientos para las mujeres embarazadas; utilizando la crisis sanitaria y la confusión de la opinión pública como una estrategia para despenalizar el aborto. Las dos vías son injustas al exigir que los recursos ya escasos fuesen destinados al aborto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Sobre a temática "Responsabilidade social" na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci.Isa Maria Freire - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):59-76.
    Apresenta resultados de pesquisa sobre emergência de produção científica publicada em periódicos sobre a temática no campo da Ciência da Informação, no Brasil. Discorre sobre o contexto teórico das ciências sociais e o modelo de rede conceitual proposto por Wersig (1993) para a Ciência da Informação. Relata o processo de pesquisa, que adotou o método indiciário e o brauseio como instrumentos para a identificação dos indícios de produção sobre a temática na literatura indexada pela Base de Dados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    Apresentação - Dossiê “Relações étnico-raciais e Ensino de Ciências”.Benedito Eugenio, Christiana Andréa Vianna Prudêncio & Ivanderson Pereira da Silva - 2024 - Odeere 9 (1):1-4.
    Este estudo explora alternativas de gênero e sexualidade construídas por grupos étnicos subalternizados que antagonizam com o que estabelece a norma resultante da cosmovisão dos colonizadores europeus. Sustentamos a tese de que a resistência de grupos étnicos subalternizados, dispersos pelo mundo, evidencia cosmovisões alternativas. Como resultado principal, consideramos que, tendo em vista que no Brasil a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em todos os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    A sexualidade no currículo afro-brasileiro.Emanoel Luís Roque Soares & José Gerardo Vasconcelos - 2018 - Odeere 3 (6):63.
    A intenção deste texto é mostrar que por muito tempo, o negro vindo da África escravizado e os afrodescendentes nascidos no Brasil e no mundo foram adestrados para uma normatização que tentou a todo custo condicioná-los à cultura do colonizador, sem levar em consideração a sua própria cultura, postas a força, através do chicote e da repressão escravistas, amplamente apoiada com o auxílio moralista da igreja e, mais tarde, quando tem acesso a escola formal esta cultura vai ser imposta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  21
    O “ensino do religioso” e as Ciências da Religião (Teaching “of the religious” and Sciences of Religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p839. [REVIEW]Faustino Luiz Couto Teixeira - 2011 - Horizonte 9 (23):839-861.
    Tendo em vista o amplo debate que divide a opinião de pesquisadores hoje no Brasil em torno da complexa questão do “ensino religioso” na escola pública, este artigo busca situar o tema na perspectiva das ciências da religião. Busca-se apontar a possibilidade de um aporte singular desse novo campo disciplinar no “ensino do religioso”. Sem cair num proselitismo problemático, busca-se mostrar a pertinência e plausibilidade de uma reflexão que favoreça a aproximação e o conhecimento por parte dos alunos das (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé.Jussara de Pinho Barreiros - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:57.
    A tese aborda a concepção dos mundos visível e invisível dos indígenas Karipuna, tendo o pajé como líder e xamã que possui habilidade ancestral de comunicação com os seres sobrenaturais, manifestação cultural desse grupo étnico que faz parte dos povos indígenas do Oiapoque, investigados no período de 2016/2019. O viés particular da tese propõe foco nas ideias cosmológicas como substrato do ritual denominado Turé, dentro da perspectiva da história da ciência e da etnociência, buscando estabelecer uma interface da Cosmologia (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    A Pesquisa e o Ensino de História da África no ISCED – Huíla (Angola): trajetórias e olhares cruzados.Lunzanjyladia Augusta Do Rosario Neto Cananga, Marcelino Dos Santos Guilherme, Oliveira Adão Miguel & Washington Santos Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):230.
    Este relato de experiência traz quatro depoimentos de três alunos/a e um professor do programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História da África do Instituto Superior de Ciências de Educação, situado no sudoeste angolano. Pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais destes pesquisadores em torno do ensino e pesquisa em história da África, tanto em Angola quanto no Brasil.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Entre a saúde e a moléstia: Nilo Cairo e o vitalismo no início do século XX.Jorge Tibilletti De Lara - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    O presente trabalho concentra-se no exame das concepções de saúde e de moléstia do médico paranaense Nilo Cairo (1874-1928).Através da contextualização do pensamento de Nilo Cairo, e de suaanálise interna, buscamos compreender a relação entre este médico, o vitalismo e a homeopatia, inseridos num contexto onde a ascensão da teoria microbiana das doenças e da medicina de laboratório era algo hegemônico. Apoiados em Georges Canguilhem e nas fontes empíricas, propomos uma longa duração do vitalismo, corrente esta que surge em meados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000