Results for ' paradoxo'

218 found
Order:
  1. Paradoxos de Decisão Social.Genn W. Erickson & John A. Fossa - 1996 - Princípios 3 (4):110-120.
    Os mais importantes paradoxos de decisáo social, ou seja, de votaçáo sáo apresentados. A apresentaçáo indica tanto a origem dos paradoxos discutidos quanto uma breve discussáo das mais importantes tentativas de os resolver. Sáo considerados paradoxos em que a regra de votaçáo preve ruma igualdade de peso entre os eleitores, bem como paradoxos com regras altemativas de votaçáo. A democracia tem se firmado entre a grande maioria dos povos como a maneira mais justa de organizaçáo social e , especialmente em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    O Paradoxo da (in) Toler'ncia Em Karl Popper e Os Limites-Fronteiras Do Discurso de Ódio.Juan Pablo Ferreira Gomes - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):18.
    O trabalho parte do “paradoxo da tolerância” de Karl Popper para investigar as fronteiras e os limites jurídicos ao que se concebe como (in) tolerante, no que passou a ser definido enquanto discurso de ódio na atualidade. Assim, aborda-se o que Popper considera como riscos da tolerância ilimitada e possibilidade de superação do conflito através da racionalidade no âmbito da linguagem, confrontando-se com a perspectiva e classificação adotada por Rainer Forst do conceito de tolerância e seus respectivos limites, bem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    O paradoxo do pão indiano.Julian Baggini - 2009 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O paradoxo da máquina: espaço social, espaço tecnológico.Stéphane Hugon - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):10-18.
    La question de l’appropriation sociale de la technique dans la vie quotidienne semble d’autant plus entière qu’elle émerge à un moment de notre histoire où dominerait une posture critique faisant de la machine le vecteur de standardisation du temps, des objets et des relations humaines. Il faut pourtant savoir se rendre attentif à des situations autres, dans l’ordre du banal, notamment dans toutes ces technologies de communications, pour lesquelles il faut bien admettre cette capacité de connectivité et de mise en (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    O paradoxo da liberdade política em Spinoza: Uma herança de maquiavel.André Santos Campos - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:139.
    O “paradoxo da liberdade” consiste em esta só poder ser atingida através da obediência, a qual é vista frequentemente como o contrário da liberdade. Neste artigo, demonstrar-se-á que o paradoxo começa por nascer em Maquiavel, o qual, porém, deixa-o em aberto ao colocar a liberdade tão-só dentro de um contexto de governação. Spinoza, contudo, dará um passo em frente na sua abordagem à liberdade política. Ele aborda esta problemática diretamente nos seus dois tratados políticos e ambos expressam o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    O paradoxo francês do sistema.Donatien Grau - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):230-238.
    The aim of this essay is to provisionally put forward a definition of “system” as a mode of reflection that, as its Greek etymology suggests, “holds together” and rests upon a conception of philosophical discourse as a kind of arborescence. From a common trunk, as it were, the branches delimiting the domains of philosophy would emanate. Fundamentally, the system would then be the form taken by the action called “philosophizing” and would constitute the material form of “Philosophy” – which would (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    O Paradoxo da Intransitividade da Ética Na Filosofia de Emmanuel Levinas.Grasiela Cristine Celich - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Este artigo objetiva apresentar a constituição do paradoxo da intransitividade da ética contido na filosofia levinasiana. O paradoxo é descrito a partir das noções de ética e de justiça contidas nas obras: Totalidade e Infinito e Outramente que Ser: para além da essência. Para caracterizar esse paradoxo tomam-se por fundamento as interpretações de Bensussan (2009) e de Franck (2008). A resolução do paradoxo é confeccionada a partir do reconhecimento assimétrico e não-recíproco que pode ser extraído das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  31
    O paradoxo de Chalmers.Gustavo Leal-Toledo - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):159-173.
    O Argumento dos Zumbis proposto por Chalmers, ao contrário de defender o dualismo, bane as qualia para um “mundo” onde elas não podem influenciar o julgamento que fazemos sobre nós mesmos. Por este motivo, pelo próprio argumento, podemos ser um zumbi e não saber. A isso Chalmers chamou de The Paradox of Phenomenal Judgment. O problema é que ele aceita tal paradoxo como parte de sua própria teoria. No entanto, este movimento filosófico não é aceitável e este paradoxo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Os paradoxos da identidade e seu papel como limitadores de uma teoria funcional da linguagem.Araceli Velloso - 2009 - Princípios 16 (26):05-34.
    O paradoxo da análise e a antinomia da relaçáo de nomeaçáo sáo dois argumentos que servem para explicitar um aspecto paradoxal das interpretações filosóficas da identidade. Meu objetivo nesse artigo será o de investigar esses paradoxos e seus papeis como limitadores de uma teoria semântica. Usarei como guia dessa investigaçáo a hipótese de que as dificuldades nas quais todas as teorias semânticas investigadas incorrem náo se devem a tese da relaçáo de nomeaçáo, como diria Carnap, mas ao caráter composicional (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Dialética, paradoxo E o enigma do homem em Pascal.Antonio Mauro Muanis de Castro - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):979-983.
    Este artigo aborda a questão da dialética nos paradoxos enunciados por Blaise Pascal. Após fazer alusão ao início da dialética na Grécia antiga, o trabalho se desenvolve com a tematização das categorias utilizadas por Pascal, tais como: coração-razão, infinito-finito, grandeza- miséria, que apontam, em última instância, para o caráter insolúvel do enigma sobre o mundo, a vida e o ser humano.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    O paradoxo das causas finais: Schopenhauer leitor da “Crítica do juízo teleológico”.William Mattioli - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  12.  34
    Paradoxos da lógica deôntica: Indícios de um equívoco.Ricardo Tavares da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):673-690.
    RESUMO De acordo com a teoria das funções de verdade, a verdade/falsidade de uma proposição é computável a partir da verdade/falsidade das suas proposições “internas”: para cada proposição há uma função entre valores de verdade. Aplicada a proposições modais, origina a semântica dos mundos possíveis e, aplicada a proposições normativas, origina uma semântica que reduz os conceitos normativos aos conceitos modais, a semântica modal. Esta redução fica posta em questão com a existência dos chamados ‘paradoxos da lógica deôntica’. Estes não (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Paradoxo e natureza no livro V da República.Marcelo P. Marques - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):429-440.
  14.  15
    O paradoxo da dupla nulidade do mundo.Fabio Ciracì - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):79.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Paradoxos de decisão social.Erickson Glenn & John A. Fossa - 1996 - Princípios: Revista de Filosofia 3 (4):8.
  16.  18
    Os paradoxos da sacralidade da vida humana: questões ético-políticas do pensamento de W. Benjamin e G. Agamben.Castor Bartolomé Ruiz - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):57.
    A sacralidade da vida humana tornou-se um problema filosófico com desdobramentos éticos e políticos. Este ensaio apresenta uma arqueologia da sacralidade a partir dos estudos de Walter Benjamin e Giorgio Agamben, estabelecendo uma comparação com o sentido da sacralidade nas polis antigas. A sacralidade aparece como figura simbólica marcada pelo paradoxo – ao mesmo tempo que protege a vida pelo direito sagrado, o direito a captura e a ameaça com a exceção. Porém, o paradoxo é insuperável, já que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Paradoxos Semânticos.Ricardo Santos - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    The semantic paradoxes are a family of arguments – including the liar paradox, Curry’s paradox, Grelling’s paradox of heterologicality, Richard’s and Berry’s paradoxes of definability, and others – which have two things in common: first, they make an essential use of such semantic concepts as those of truth, satisfaction, reference, definition, etc.; second, they seem to be very good arguments until we see that their conclusions are contradictory or absurd. These arguments raise serious doubts concerning the coherence of the concepts (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  29
    O “paradoxo” da democracia radical: Crise, protestos e perda de legitimação.Rúrion Melo - 2016 - Doispontos 13 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe.Homero Damo - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):186-195.
    O presente artigo tem como objetivo analisar o problema epistemológico do paradoxo socrático. Em uma primeira parte do trabalho, apresentaremos o problema segundo Brickhouse and Smith, após a apresentação do problema, em seguida apresentaremos uma objeção feita sobre a honestidade de Sócrates e como uma possível desonestidade resolveria o problema facilmente. Após isso, trabalharemos a divisão entre dois tipos de conhecimento onde um torna seu possuidor um sábio e outro não. Ainda, ao longo do trabalho, estudaremos as três vias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    O Paradoxo da Pergunta.Ned Markosian - 1996 - Disputatio (1):22-25.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  25
    O “aparente” Paradoxo Das Regras.Noel Struchiner - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (3):63-71.
    O uso de regras prescritivas no campo da fi losofi a prática é abundante, especialmente no campo do direito. O presente artigo pretende fazer uma análise do papel das regras no direito e levantar um aparente paradoxo envolvido na aplicação de regras. Algumas posições possíveis em relação ao paradoxo serão elucidadas. In practical reasoning in general and specially in the legal fi eld, we see an abundance of prescriptive rules. The paper attempts to analyze the role of rules (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    A abordagem carrolliana a paradoxos.John Lennon Lindemann & Frank Thomas Sautter - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):91.
    O objetivo deste trabalho é apresentar a versão carrolliana de dois paradoxos clássicos e um original, acompanhadas da reconstrução e exame do tratamento lógico oferecido por Carroll e de como tais paradoxos foram tratados por outros autores.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  12
    Os paradoxos entre a democracia E o dizer-verdadeiro.Márcio Alves da Fonseca - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (32):17.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Os paradoxos da representação na era da informação.Juan Guillermo Diaz Bernal - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Paradoxos, o infinito e a intuição geométrica.Carlos Gustavo González - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):717-740.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    Os paradoxos da sacralidade da vida humana: questões ético-políticas do pensamento de W. Benjamin e G. Agamben.Castor Ruiz - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):57.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  26
    Diagonalização, Paradoxos e o Teorema de Löb.Paulo Guilherme Santos & Reinhard Kahle - 2017 - Revista Portuguesa de Filosofia 73 (3-4):1169-1188.
    Diagonalization is a transversal theme in Logic. In this work, it is shown that there exists a common origin of several diagonalization phenomena — paradoxes and Löb's Theorem. That common origin comprises a common reasoning and a common logical structure. We analyse the common structure from a philosophical point-of-view and we draw some conclusions.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    Racionalidade epistêmica e o Paradoxo de Moore.Cláudio de Almeida - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2).
    G. E. Moore identificou uma forma surpreendente de irracionalidade epistêmica. Wittgenstein a chamou “o Paradoxo de Moore”. Nenhum deles sabia, exatamente, do que estava falando. Mas, a vasta literatura sobre o problema se encarregou de mostrar sua importância. O que, no entanto, ainda não se havia notado, com suficiente clareza, é que o paradoxo está fortemente conectado a alguns dos debates mais fundamentais da agenda epistemológica contemporânea. Este artigo propõe uma resolução epistemológica ao problema e busca mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    O paradoxo do limite e da potencialidade da mente frente a Deus: pequena reflexão a partir de Nicolau de Cusa.Klédson Tiago Alves de Souza & Maria Simone Marinho Nogueira - 2022 - Patristica Et Mediaevalia 43 (1).
    O presente artigo tem por objetivo expor o debate acerca do dinamismo da busca pela verdade absoluta (Deus) a partir da filosofia de Nicolau de Cusa (1401-1464). Mais que pensar sobre a existência ou não de Deus, tema recorrente e central na Filosofia da Idade Média, o filósofo alemão encontrava-se preocupado com a possibilidade do seu conhecimento. Portanto, nesse texto, nosso esforço é explicitar as nuances e o dinamismo presente no pensamento de Nicolau a partir do pressuposto da _nulla proportio_ (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A forma do paradoxo: Friedrich Schlegel e a ironia romântica.Constantino Luz de Medeiros - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):51-70.
    Definida como beleza lógica e forma do paradoxo, a ironia romântica de Friedrich Schlegel (1772-1829) assimila a antiga ironia socrática e a reinterpreta, inserindo-a como elemento central de sua teorização crítico-literária. O presente artigo analisa a ironia romântica, buscando situar sua alteração e abrangência no final do século XVIII, quando o conceito passa a significar metacrítica, reflexão filosófica, ruptura ficcional, distância estética e forma de exposição da arte literária. Defined as logical beauty and form of paradox, Friedrich Schlegel's (1772-1829) (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar.Andréia Bonho Borba - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):208-212.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Os Paradoxos de Prior e o Cálculo Proposicional Deôntico Relevante Eo.Ângela Maria Paiva Cruz - 1996 - Princípios 3 (4):05-18.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Normative fragment of natural language make up sentences that express acts and describe norms. In this fragment there are criteria of logic thuth and relation of consequence between sentences which constitute a natural deontic logic. This paper adopts at ranslation function from the set of sentences of the normative fragment of natural language in to the set of formulae in the (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  34
    Investigação e Paradoxo do Mênon: Aristóteles, Segundos Analíticos II 8.David Bronstein - 2010 - Dois Pontos 7 (3).
    Este artigo discute certos problemas que aparecem na teoria aristotélica da investigaçãocientífica no capítulo 8 do livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles. Aristótelesdistingue três estágios de investigação científica. Meu ponto é que a teoria aristotélicada investigação científica consegue evitar o paradoxo de Mênon – sobre a impossibilidadede qualquer investigação – apenas se o segundo estágio reconhecido por Aristóteles, oestágio em que se estabelece que o objeto existe, for entendido como estágio em que seestabelece que o objeto em questão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  7
    FUNDAMENTO E PARADOXO NA ANALÍTICA DO DASEIN: Um estudo da metafísica heideggeriana.Luis Milman - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):165-175.
    A ontologia de Heidegger se caracteriza não apenas pela inovação conceituai e pelas perspectivas metodológicas originais. Ele também recoloca o problema do fundamento, operando uma importante transformação no eixo da Metafisica. Desta transformação emerge a redefinição das possibilidades intrínsecas do ser heideggeriano, o Dasein existencial, além da inauguração de uma função regressiva e não dialética para o paradoxo filosófico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Panacum de Paradoxos, de Glenn W. Erickson e John A. Fossa.Nemone de Sousa Pessoa - 2006 - Princípios 13 (19):219-221.
    Resenha do livro de Glenn W. Erickson e John A. Fossa. Panacum de Paradoxos . Natal: EDUFRN, 2006. 191 páginas  .
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Uma Abordagem Bayesiana ao Paradoxo do Prefácio.Samuel Cibils - 2018 - Intuitio 11 (1):p.65-76.
    Is logic a normative science for reasoning? Do its principles play any role in the rationality of our beliefs? Being logically consistent is supposed to be a principle for the theoretical reasoning. Furthermore, it seems that logical consistency imposes a constraint on rational belief. However, the preface paradox puts this principle to the test, since the ‘state of preface’ would be a rational state. We will present an analysis according to a Bayesian model of degrees of belief in order to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Anulabilidade e o Paradoxo do Dogmatismo.J. R. Fett - 2016 - Intuitio 9 (2):133-149.
    O objetivo deste ensaio é examinar a recente crítica de Maria Lasonen-Aarnio à solução anulabilista do paradoxo do dogmatismo. Tal paradoxo consiste no argumento de que certos princípios epistêmicos autorizam qualquer sujeito cognoscente a desconsiderar contraevidências para o que ele sabe. Porém, esta atitude dogmática é comumente julgada como injustificada e o sujeito que a toma é comumente julgado como irracional. A solução anulabilista do paradoxo do dogmatismo foi posta em circulação por Gilbert Harman e sugere que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  8
    Imaginação e Paradoxo.Jean-François Lyotard - 1979 - Discurso 10:175-190.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    O comum do paradoxo: notas sobre a produção de vínculos em comunicações mediadas.Camila Mozzini - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):02-14.
    O presente escrito busca, a partir da sensação de luto descrita por um rapaz frente à desativação do perfil em rede social de sua companheira, esmiuçar o território das materialidades corpóreas, dos vínculos e dos comuns em jogo nas atuais comunicações mediadas digitalmente. Como é possível que nos afetemos por presenças que não mais se restringem ao toque da pele? A partir desta questão, pretende-se acompanhar cartograficamente algumas pistas que possam visibilizar dos processos de produção de afetos que perpassam as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  65
    Racionalidade epistêmica e o Paradoxo de Moore.Cláudio de Almeida - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2):48-73.
    G. E. Moore identified a peculiar form of epistemic irrationality. Wittgenstein called it “Moore’s Paradox”. Neither of them knew exactly what he was talking about. And yet, the vast literature on the problem leaves no room for doubt: the paradox is deep; its resolution, elusive. But, up until now, we haven’t been in a position to appreciate its importance for contemporary epistemology. This paper puts forward an epistemological solution to the paradox. It also seeks to show that the paradox yields (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  14
    Ser e sentido: o paradoxo do sofrimento.Oswaldo Giacoia Junior - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (2):04.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Rousseau e o paradoxo da censura.José Benedito de Almeida Júnior, Loyana Christian de Lima Tomaz & Luciana Xavier de Castro - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):176-186.
    Este artigo tem por objetivo analisar a aparente contradição entre a instituição da censura no Contrato Social de Rousseau e a censura que sofreu em Genebra e Paris. Para tanto analisaremos o conceito de censura no Contrato Social e os argumentos utilizados por Rousseau nas obras Cartas escritas da Montanha e a Carta à Christophe Beaumont, com apoio na obra de alguns comentadores da obra política de Rousseau. Nossos estudos nos levam a concluir que Jean-Jacques Rousseau admite, de fato, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Da responsabilidade - Paradoxos Derrida a ler Kierkegaard a ler O sacrifício de Isaac.Fernanda Bernardo - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):271-288.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade.Ronel Alberti Da Rosa - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39063.
    A história da arte no Ocidente é a história da arte cristã. Imagens, motivos, símbolos, técnicas, personagens: o Cristianismo deu a marca distintiva da arte europeia e ocidental por dois mil anos; o Cristianismo balizou a arte do Ocidente. As raízes mais profundas da arte cristã, contudo, não estão expostas: sua natureza e suas mais legítimas pulsões são ignoradas, mesmo pelo público confessional. O resultado inevitável é a eclosão periódica de polêmicas e mal-entendidos. O objetivo deste artigo é demostrar que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Boutwerk, Balthazar Barbosa, Willaschek e os Paradoxos da Filosofia do Direito de Kant.João Carlos Brum Torres - 2020 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (2):1-27.
    O artigo tem por objeto o exame de três registros de gritantes e distintos paradoxos na Doutrina do Direito de Kant. Registros feitos em tempos e contextos históricos diferentes por Friedrich Bouterwek, Marcus Willaschek e Balthazar Barbosa Filho. Bouterwek atribuiu a Kant a mais paradoxal das proposições jamais enunciadas por qualquer autor, a de que a mera ideia de soberania deve obrigar-nos a obedecer como a nosso inquestionável senhor a quem quer que se haja estabelecido como tal, sem que caiba (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Locke, Descartes e o paradoxo weberiano.José Maia Neto - 1990 - O Que Nos Faz Pensar:76-80.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Thaumasmos kai paradoxo.Theophilos A. Veikos - 1995 - Athēna: Hellēnika Grammata.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Endoxa, hypólepsis parádoxos y martyría en la teoría de la esclavitud de Aristóteles.Luz Gloria Cárdenas - 2020 - Co-herencia 17 (32):239-255.
    En este artículo me ocupo inicialmente de la teoría de la esclavitud de Aristóteles en el libro i de la Política, con el fin de mostrar la utilización de dos procedimientos: uno dialéctico, a partir de la discusión con Platón, y otro retórico, con la utilización de metáforas y testimonios con los que configura el marco epistemológico de su teoría. Luego, me concentraré en un asunto por esclarecer: la diferencia ente los endoxa, la tesis y el testimonio. Al describir el (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  11
    Ceticismo moral e paradoxo: Guy de Brués contra os “Novos Acadêmicos”.Luiz A. A. Eva - 2022 - Discurso 52 (2):24-46.
    O propósito deste artigo é o de examinar o ceticismo sobre a moral e as leis tal como abordado e respondido por Guy de Brués nos seus Diálogos contra os Novos Acadêmicos (1557). Proponho que, para uma apreciação adequada desse tema, é preciso distinguir dois níveis em que essa filosofia se apresenta na obra: aquele em que ela é exposta na fala dos personagens incumbidos de defendê-la (sustentando diferentes versões da tese de que “tudo é opinião”) e aquele que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    SMILANSKY, Saul. 10 Paradoxos Morais. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2011. ISBN: 9788563876003.Andre Gustavo De Fiore - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):303-307.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 218