6 found
Order:
See also
Gustavo Leal-Toledo
Federal University Of São João Del-Rei
  1.  31
    Dennett and Chalmers: arguments and intuition.Gustavo Leal-Toledo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):123-132.
    Chalmers and Dennett are at opposite sides of the debate on the problem of conciousness. For Chalmres, conciousness is an unquestionable fact that cannot be explained by something else. For Dennett, what exists is really multiple judgements about our conciousness. Each author accuses the other of circularity. This is only possible because the difference between the two theories is actually a difference of principles. The same opposition that we find in their theoretical apparatus we also find on their more fundamental (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  36
    Dennett e Chalmers: argumentos e intuição.Gustavo Leal-Toledo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):123-132.
    Chalmers e Dennett se encontram em lados opostos da discussão do problema da consciência. Para Chalmers, ela é um dado indubitável que não pode ser explicada em termos de outra coisa. Para Dennett, o que existe verdadeiramente são múltiplos julgamentos sobre nossa consciência. Cada um acusa o outro de circularidade. Isto só é possível porque a diferença entre estas duas teorias é verdadeiramente uma diferença de princípios. A mesma oposição que encontramos no aparato teórico encontramos também em suas pressuposições mais (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  60
    Em Busca de uma Fundamentação para a Memética.Gustavo Leal-Toledo - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):187-210.
    O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo culturaldos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos. O filósofo Daniel Dennett utilizou tal conceito como central em sua teoria da consciência e pela primeira vez divulgou para o grande público a possibilidade de uma ciência dos memes chamada "memética". A pesquisadora Susan Blackmore(1999) foi quem mais se aproximou de uma (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Neurônios-espelho e o representacionalismo.Gustavo Leal-Toledo - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):179.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    O paradoxo de Chalmers.Gustavo Leal-Toledo - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):159-173.
    O Argumento dos Zumbis proposto por Chalmers, ao contrário de defender o dualismo, bane as qualia para um “mundo” onde elas não podem influenciar o julgamento que fazemos sobre nós mesmos. Por este motivo, pelo próprio argumento, podemos ser um zumbi e não saber. A isso Chalmers chamou de The Paradox of Phenomenal Judgment. O problema é que ele aceita tal paradoxo como parte de sua própria teoria. No entanto, este movimento filosófico não é aceitável e este paradoxo mina a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  58
    Searching for a foundations of memetics.Gustavo Leal-Toledo - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):187-210.
    O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo cultural dos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos. O filósofo Daniel Dennett utilizou tal conceito como central em sua teoria da consciência e pela primeira vez divulgou para o grande público a possibilidade de uma ciência dos memes chamada "memética". A pesquisadora Susan Blackmore (1999) foi quem mais se aproximou (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark