Results for ' constituição republicana'

762 found
Order:
  1.  15
    A Leitura Republicana de Hannah Arendt Sobre a Constituição.Carlos Fernando Silva Brito - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):16-30.
    A partir da leitura de Hannah Arendt sobre a relação entre lei, poder e Constituição em Sobre a Revolução, este artigo pretende apontar uma afinidade entre a noção arendtiana de direito e a matriz contemporânea do republicanismo. Para tanto, retoma a empreitada da Revolução Americana na transformação do conceito de Constituição e em seguida o malogro das Constituições francesas pós-revolução. Como pano de fundo, se identifica a preocupação de Arendt com a instauração de um corpo de leis capazes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Maquiavel e a Tradição Republicana.Flávia Benevenuto - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretende-se investigar, a partir especialmente dos primeiros capítulos dos Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio, de Maquiavel, a confluência e divergência de aspectos tradicionais sobre a constituição de Roma em sua fase republicana. Para tal, recorreu-se às Histórias de Políbio e à História de Roma de Tito Lívio, tomando-as como ponto de partida do debate que foi consolidando ao longo da tradição, destacando-se o modo peculiar com que Maquiavel discute o tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. La educación cívica o del ciudadano en la ilustración española: entre la tradición republicana y el liberalismo emergente.Tradición Republicana - 2009 - Res Publica. Murcia 22:279-300.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A Revolução Francesa segundo Kant.Aylton Barbieri Durão & Javier García Medina - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):161-179.
    Existe uma aparente contradição entre a negação kantiana do direito de resistência expressa na filosofia do direito e a sua apologia à Revolução Francesa abordada na história filosófica. No entanto, esta contradição se dissolve tão logo se compreende que Kant considerou que a Revolução Francesa não constitui precisamente uma revolução, uma vez que isto implicaria que o povo retornasse ao estado de natureza com relação ao soberano deposto, mas uma reforma constitucional empreendida involuntariamente pelo próprio rei Luis XVI que transferiu (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  8
    Sade republicano. Republicanismo e sanção da lei na França Revolucionária.Maria das Graças Souza - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Examinarei aqui dois textos políticos de Sade que propõem um procedimento a ser instituído na elaboração das leis de tal modo que se possa efetivamente fazer da lei a expressão da soberania popular, como queria a constituição republicana francesa de 1793. Os textos em questão são a Adresse au roi des français, de 1791, antes da proclamação da constituição daquele mesmo ano, e Idée sur le mode de la sanction des lois, de novembro de 1792, e que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. À Paz Perpétua - Immanuel Kant (Estudo Introdutório [extrato]).Bruno Cunha - 2020 - In À Paz Perpétua: um projeto filosófico. Petrópolis:
    Em 1795, a maneira sarcástica com a qual Kant inaugura um de seus textos mais influentes referindo-se ao letreiro de uma pousada holandesa sobre o qual está pintado um cemitério cujo lema é a “paz perpétua”, diz muito sobre a situação permanente de guerra em que se encontrava não só os países europeus daquele tempo, mas também, de um modo geral, os povos na história da humanidade. Com o objetivo de colocar um fim definitivo em todas as guerras, Kant propõe (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Resgate do "Radical" No Constitucionalismo Latinoamericano: (Re)Pensando o Exercício do Poder.Ricardo Silveria Castro - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):59.
    A partir da construção histórica dos três modelos identificados no constitucionalismo latinoamericanopor Roberto Gargarella, o presente trabalho explora o núcleo diferenciador das propostas de organização e exercício do poder de matriz radical (também chamada de republicana), sobretudo por meio do pensamento de José Gervasio Artigas (Uruguai), Francisco de Paula Gonzales Vigil (Peru), Manuel Murillo Toro (Colômbia) e Francisco Bilbao (Chile). Na sequência, busca-se apontar os mecanismos inconciliáveis entre o modelo radical e aquele adotado pela Constituição brasileira vigente, com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  46
    Libertad republicana y sociedad civil. Apuntes para un debate.Eduardo Maura Zorita - 2011 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 44:189-213.
    En este artículo se trata de evaluar críticamente las tesis fundamentales del libro de Carlos Fernández Liria y Luis Alegre Zahonero, El orden de El Capital (2010), en tanto que potencial lectura republicana de Marx.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Democracia republicana y autoridad política fiduciaria.Adrián Herranz - 2020 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 81:177-193.
    En este artículo propongo una justificación de la democracia, y de la autoridad política derivada de ella, a partir del ideal republicano de libertad como no-dominación. Argumento que los procedimientos democráticos tienen valor por sí mismos porque son mecanismos de decisión donde hay libertad de forma recíproca. Después muestro que la autoridad debe ser adecuadamente controlada para evitar que exista dominación, razón por la cual tiene que concebirse como una relación fiduciaria, en la que los gobernantes actúan como agentes de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  11
    Evaluación Republicana de la Legislación Argentina Sobre Servicios de Comunicación Audiovisual.Alejandro Berrotaran - 2019 - Astrolabio: Nueva Época 23:317-342.
    El presente artículo evalúa la legislación argentina sobre servicios de comunicación audiovisual a partir de la teoría política republicana. El abordaje se centró en dos normas de nivel federal: la Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual (Ley 26.522) y el Decreto 267/2015. Este trabajo se enmarca en la filosofía práctica de orientación analítica y los métodos utilizados son el equilibrio reflexivo y el análisis conceptual. De esta manera, se hizo una breve reconstrucción del concepto de libertad republicana para, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Constituição da sexualidade feminina negra e hipersexualização infantil: o caso de Mignonnes.Ricardo Mendes Mattos - 2021 - Odeere 6 (2):383-411.
    Analisa-se a constituição da sexualidade da mulher negra na obra cinematográfica Mignonnes, da feminista Maïmouna Doucouré. O contexto cultural do refugiado, a religiosidade muçulmana, o patriarcado poligâmico são analisados em conjunto com a puberdade, a inserção em grupos de pares, a delinquência juvenil, a influência da internet e a hipersexualização do corpo feminino, frequentemente objetificado e assediado. Associa-se a postura provocativa de Mignonnes com o afro-feminismo francês na denúncia da dominação racista, sexista, classista e colonialista.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Visão republicana mundial – democracia na era da globalização.Otfried Höffe - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (4):553-566.
    Nesta conferência, o autor apresenta a sua visão de uma república mundial. Inicialmente explicita a sua concepção de globalização, desenvolvida mais detalhadamente em seu livro Democracia na era da globalização, para depois apresentar e refutar cinco objeções ao seu projeto de uma sociedade mundial.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Retórica republicana.Oriol Farrés Juste - 2022 - Cuadernos Filosóficos / Segunda Época 19.
    El objetivo del presente artículo es doble. Por un lado, se pretende defender la tradición retórica que impregna el humanismo cívico en términos de su potencial utilidad con vistas a la educación para la ciudadanía. Por otro lado, mediante un ejercicio de “rational reconstruction” (Richard Rorty) o “rewriting” (Stanley Fish), se propone rastrear el papel de la solidaridad cívica en la Laudatio Florentinae urbis de Leonardo Bruni para realizar una “apropiación” de sus elementos en el contexto de los debates actuales (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    Constituição do Sentido e justificação da validade. Heidegger e o problema da filosofia transcendental.Karl-Otto Apel & Jorge Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):413 - 461.
    O artigo interpreta o pensamento de Heidegger como transformação da filosofia transcendental que conduz à sua radicalização e, ultimamente, destruição. A este projecto contrapõe Apel a sua tentativa de estabelecer uma filosofia transcendental linguístico-pragmática que procura estabelecer um compromisso entre as temáticas da constituição antepredicativa do sentido e da exigência de validade intersubjectiva. /// L'article interprète la pensée de Heidegger comme transformation de la philosophie transcendantale qui conduit à sa radicalisation et, en dernier lieu, à sa destruction. A ce (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Constituição do outro e do si mesmo. A partir da Einfünhlungem Edith Stein.Etelvina Pires Lopes Nunes - 2019 - Ideas Y Valores 68 (171):105-121.
    A empatia, em Edith Stein, é uma vivência que permite o conhecimento do outro, mastambém do “sujeito empatizante”. Pela teoria “do vivenciar completo”, alcança-se nãoapenas um conhecimento da vivência do outro, mas também dos valores subjacentesà sua ação. Através desta teoria, pretende-se responder à proposta levinasiana deuma responsabilidade total, por um lado, e, por outro, de P. Ricoeur, que apresenta anecessidade de uma relação que pense ao mesmo tempo a reflexividade do si mesmo.A empatia permite um modo de constituição (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A Constituição do Leitor: Ambientação, Espaços Textualizados, Cantos e Recantos ou a Negação da Leitura como Prática Significativa e Emancipatória?Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
  17.  21
    Libertades republicanas y capacidades como libertades: la necesidad de las instituciones.Facundo García Valverde - 2014 - Revista Latinoamericana de Filosofia 40 (1):7-28.
    La versión seniana del enfoque de las capacidades define a la libertad individual en términos de la posesión de una preferencia decisiva. A través del análisis de la discusión con la definición provista por el republicanismo, se mostrará que la primera desconoce el papel que las instituciones deben jugar a la hora de proteger esas libertades y que, por lo tanto, es inadecuada. En este artículo se argumenta que, cuando esta definición es considerada dentro del marco más general del pensamiento (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  26
    Democracia republicana e cidadania contestatória em Philip Pettit.Alberto Paulo Neto - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):363-382.
    A filosofia política de Philip Pettit realiza a leitura normativa da matriz republicana de pensamento político. Na sua construção historiográfica e normativa do significado do republicanismo é reafirmada a centralidade da liberdade como não-dominação. Pettit mantém o intuito de releitura da cidadania republicana como sendo inclusivista e que possui o cunho de realidade política em sua notória preocupação com a condição social dos cidadãos. O republicanismo apregoa que a liberdade como não-dominação é o princípio necessário para avaliação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Filosofía republicana en Iberoamérica. Reseña de: Ambrosio Velasco, El devenir de la filosofía mexicana a través de sus tradiciones y controversias, México, UNAM, Instituto de Investigaciones Filosóficas, 2022.Javier Echeverría - 2023 - Isegoría 68:r07.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Libertad republicana y filosofía política moderna.Carlo Altini - forthcoming - Res Publica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look.Ana Cristina Moraes & Luis Távora Furtado Ribeiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020028.
    Este texto reflete sobre possibilidades de educação estética na universidade como necessidade premente à formação inicial de docentes, mais especificamente de pedagogos, no sentido da ampliação e do aperfeiçoamento de sua percepção estética, aliadas ao desenvolvimento de uma postura atenta aos contextos sócio-históricos vivenciados. Nessa direção, problematiza sobre quais dispositivos pedagógicos podem ser acionadores de impulsos lúdicos na formação de docentes, sob a luz das concepções de Schiller. Dentre outras contribuições teóricas, o texto cita ainda Freire, que tece importantes considerações (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Inspiración republicana, orden político y democracia.Ramón Vargas-Machuca Ortega - 2003 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía:107-143.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    A constituição da subjetividade e a ilusão do finalismo: elementos de uma teoria da ideologia.Alexandre Arbex Valadares - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:113.
    Este artigo propõe estabelecer uma correlação entre a concepção de Spinoza acerca da imaginação e a teoria da ideologia de Althusser. Compreendida em seu modo de funcionamento e nos seus efeitos sobre a percepção dos homens acerca de seu corpo, de suas ideias e das coisas que a afetam, a imaginação, segundo a acepção spinozista, passa a constituiria a forma da consciência subjetiva ao operar no mundo da política. Marcada pela regularidade e previsibilidade dos processos causais e pela reprodução das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  33
    A constituição existenciária da historicidade própria na analítica existencial de ser E tempo.Jean Tonin - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):11-24.
    Nosso objetivo principal é desenvolver a compreensão do conceito existenciário de historicidade, no âmbito do gestar-se próprio do Dasein, tal como Heidegger explicita na na analítica existencial de Ser e Tempo. Primeiramente, busca-se discutir o conceito vulgar de historia em contraste ao qual o filósofo apresenta o gestar-se da existência. Após, trataremos do conceito de temporalidade originária, apontando para o âmbito no qual a existência sai da impessoalidade para o ser-resoluto. Por fim, apresentaremos a compreensão heideggeriana do conceito de historicidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    A constituição prosódica da enunciação na relação mãe-bebê.Angelina Nunes de Vasconcelos, Nadja Vieira & Ester Mirian Scarpa - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):39-60.
    RESUMO No presente estudo de casos, discutimos a produção de sentidos carregados com elementos prosódicos no começo da vida. Alinhamos essa discussão com observações de Bakhtin acerca de características da enunciação. Com esse alinhamento investimos em explicações sobre o status linguístico da prosódia nos diálogos entre adulto e bebês em situação de aquisição de linguagem. Os dados foram registros videográficos da interação de duas díades adulto-criança, uma francesa e uma brasileira, durante atividades cotidianas1. Nas análises, comparamos variações da curva entonacional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Constituição terceiro-mundista.Miguel Reale - forthcoming - Convivium: revista de filosofía.
  27. Uma Constituição anacrônica.Paulo Mercadante - forthcoming - Convivium: revista de filosofía.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    A constituição de sentido como acontecimento: Heidegger e a transformação da fenomenologia.Gabriel Lago de Sousa Barroso - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):17-38.
    O conceito de acontecimento é um dos temas centrais do pensamento de Heidegger e oferece um fio condutor para a compreensão de sua obra. Este artigo mostra como a gênese deste conceito está diretamente relacionada à transformação da fenomenologia empreendida por Heidegger ao longo de suas primeiras preleções em Freiburg e fornece algumas indicações sobre a importância deste tópico para o desenvolvimento da ontologia fundamental em Ser e tempo. Nossa análise se divide em três partes. Em primeiro lugar, abordamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Ética empresarial republicana. La aportación de la ética del diálogo de la escuela de Erlangen.J. Félix Lozano Aguilar - 2012 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 3 (3):111-124.
    El presente artículo pretende acercarse a la propuesta de una concepción republicana de la ética empresarial realizada por la Escuela de Erlangen que se ha convertido en una referencia ineludible a nivel europeo. Esta propuesta, fundamentada en el constructivismo de la Escuela de Erlangen y la ética del discurso de la Escuela de Frankfurt, empezó a fraguarse a finales de los años ochenta en Alemania y define a la empresa como una institución con responsabilidades y deberes públicos. Con este (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.Rita de Cassia Fernandes Signor & Ana Paula de Oliveira Santana - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):210-228.
    RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Intencionalidade e constituição de sentido: a Umwelterlebnis como estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2022 - Aufklärung 9 (3):31-50.
    Argumento que o conceito Umwelterlebnis (vivência do mundo circundante), como Heidegger o apresenta na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo, diz respeito à estrutura intencional de uma filosofia sem sujeito transcendental. Defendo, porém, que o modelo dessa estrutura intencional envolve o autor no problema da constituição de sentido próprio ao projeto da fenomenologia enquanto ciência originária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    A constituição hermenêutica filosófica das ciências humanas em Hans-Georg Gadamer.Paulo Thiago Alves Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):224-243.
    O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra Verdade e Método, as principais perspectivas que dão fundamentação para a tese gadameriana de uma hermenêutica filosófica inerentes as ciências humanas. A hipótese principal é que Gadamer desenvolve uma reflexão não-metodológica para as ciências humanas guiada pela relação inextricável entre hermenêutica crítica e a linguagem, entendida como o modo de ser dialógico da interpretação. Para desenvolver tal hipótese, três momentos são relevantes: primeiro momento apresenta o caminho não-metodológico de Gadamer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Profanar a Constituição: política e direito na construção de um constitucionalismo fraco.Mauricio Wosniaki Serenato - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A pesquisa envereda, primeiro, a demonstrar teoricamente a necessidade de democratização do debate constitucional, tanto nas chamadas pautas institucionais,quanto nas pautas de direitos. Se nas pautas institucionais o ânimo de democratização é mais aceito, inobstante não verificado na prática, nas pautas de direitos há severas discordâncias quanto à possibilidade de debate e decisão pública. Sequencialmente, procura-se pensar como operacionalizar essa democratização e investigar os eventuais limites da atuação popular na construção da Constituição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Teologia Política e Constituição da Ordem: Carl Schmitt e a Filosofia de Estado da Contrarrevolução.Argemiro Cardoso Moreira Martins & Caio Henrique Lopes Ramiro - 2022 - Princípios 29 (60):103-130.
    O objetivo deste trabalho é desenvolver uma reflexão a respeito da leitura feita por Carl Schmitt dos intelectuais católicos como filósofos de Estado da contrarrevolução. Pontualmente, o trabalho concentra-se na relação estabelecida por Carl Schmitt entre Teologia Política e Constituição, a partir da análise das reflexões De Maistre e De Bonald, em especial no que diz respeito a leitura teológico-política de categorias centrais da teoria da constituição, como, por exemplo, a questão do poder constituinte e da constituição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Constituição múltipla E potência na filosofia política de espinosa.Daniel Santos Da Silva - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    A filosofia política de Espinosa tem uma relação direta de constituição com sua ontologia, terreno no qual o conceito de potência é definido e a partir do qual suas propriedades no campo político podem ser deduzidas em sua pluralidade. Aqui realçamos alguns dos aspectos mais importantes para nossa pesquisa atual, que foca na realidade necessária do conflito na constituição da política e nas formas como a multiplicidade pode ser avaliada teórica e praticamente na constituição e na crítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    La Tradición republicana: Alberdi, Sarmiento y las ideas políticas de su tiempo.Natalio R. Botana - 1997 - Buenos Aires: Editorial Sudamericana.
    Biografia intelectual de dos vidas - las de Alberdi y Sarmiento - empenadas en derrotar el desierto barbaro, La tradicion republicana define con exactitud un cuadro irrepetible de nuestra historia. El fondo lo constituyen las guerras civiles y la organizacion nacional; el horizonte, las ideas politicas que se fueron formando desde mediados del siglo XVIII hasta la penultima decada del ochocientos. Alberdi y Sarmiento interrogan ese horizonte para arrancar el principio de legitimidad de la republica confrontandolo con la realidad (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    A constituição de objetos na fenomenologia de Husserl.Elizia Cristina Ferreira - 2008 - In Ricardo Timm de Souza & Nythamar Fernandes de Oliveira (eds.), Fenomenologia hoje: bioética, biotecnologia, biopolítica. Porto Alegre: EDIPUCRS. pp. 201.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38. La democratización republicana del castigo. Más allá del populismo y el elitismo penal.Romina Rekers - 2020 - Córdoba, Argentina: Universidad Nacional de Córdoba.
    Retomando el tan explorado debate entre elitismo y populismo penal, este libro adopta una perspectiva republicana para argumentar a favor de un mayor grado de participación popular en la determinación de las penas. En el plano de la teoría no-ideal, se argumenta que fenómenos como las dinámicas de indignación y los linchamientos, contrariamente a lo que se sugiere, cuentan a favor de la democratización de los sistemas penales. En este sentido, el libro disputa el enfoque de quienes sostienen que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39. La noción republicana de ciudadanía y la diversidad cultural.Juan Carlos Velasco - 2005 - Isegoría 33:191-204.
    [EN] In this article the question of cultural diversity as it appears in the perspective of a republican conception of citizenship is discussed within three steps: in a first step, the ambiguous sense of the notion «citizenship» and its recently accelerated evolution will be presented; in a second step, the general features of the neo-republican approach will be outlined; and finally, the chances offered by a relecture of the republican topics with regard to an integration of the plurality of cultures (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. Bolívar y la tradición republicana.Alejandro Molina - 2010 - Apuntes Filosóficos 19 (37).
    En el siguiente texto intentaremos, en primer lugar, dar una visión muy general de la tradición republicana, por medio de sus autores más representativos (Cicerón, Maquiavelo, Montesquieu), centrando nuestra atención en la que proviene de la Antigüedad y que se sigue en la época de la Ilustración. Posteriormente intentaremos explorar las principales características del pensamiento político del Libertador Simón Bolívar que lo impulsan a idear y proponer un gobierno de corte republicano antiguo, pero con pequeñas pinceladas de republicanismo moderno. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Clara Campoamor: una republicana y feminista auténtica.Alberto G. Ibáñez - 2021 - Araucaria 23 (47).
    Although Clara Campoamor is not a stranger, until very recent times her figure has not begun to receive the attention she deserves. This article analyzes, in an objective and balanced way, the most controversial aspects of her biography, deepening both her personal and doctrinal contribution to feminism, as well as her role as chronicler of the beginning of the Popular Front, the military uprising and the first months of the rearguard on the front lines in Madrid. The last section summarizes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    Libertad material republicana y libertad liberal.Francisco Baez Urbina - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:08-20.
    El presente documento se estructura a partir de dos ideas fuerza y una propuesta. Por un lado, que el modelo chileno se conforma a partir de una versión específica del concepto de libertad, esto es, de una versión específicamente liberal y conservadora de este; y por otro, que en la teoría política podemos encontrar una amplia gama de acepciones distintas sobre el concepto de libertad, lo que dice relación con el pluralismo conceptual, semántico y doctrinario propio de la filosofía política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    Elementos da liberdade republicana em John Locke.Rodrigo Ribeiro de Sousa - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:171-188.
    Ao longo da história da filosofia, John Locke tem sido frequentemente associado à tradição do liberalismo político, o que decorre, invariavelmente, de um modo peculiar de interpretação da noção de liberdade para o filósofo, que estaria estruturada em torno da ideia de não-interferência. Derivada frequentemente de propostas analíticas realizadas em um “vácuo histórico”, em que as ideias de Locke são tomadas como uma estática coleção, tal conclusão expressa uma perspectiva que não considera o caráter essencialmente discursivo da filosofia política e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Constituição da consciência sartriana e transcendência do ego.José Carlos Aguiar de Souza - 2008 - Horizonte 6 (12):13-18.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    A liberdade republicana em algernon Sidney.Alberto Ribeiro G. De Barros - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):601-618.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a concepção de liberdade encontrada em "Discourses concerning government" de Algernon Sidney. Mantendo a perspectiva republicana, a liberdade é definida pela ausência de dominação, ou seja, pela não submissão, sujeição ou exposição à vontade arbitrária de outra pessoa; e assumindo a perspectiva jusnaturalista, a liberdade é considerada um direito natural, inerente à condição humana, que deve ser preservado e assegurado pela autoridade política. Pretende-se discutir como Sidney articula essas duas perspectivas em sua (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  12
    A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    A constituição das existências lógicas (Bergson leitor de Aristóteles).Franklin Leopoldo E. Silva - 1990 - Discurso 18:143-160.
    Este texto procura explicitar alguns aspectos da interpretação bergsoniana de Aristóteles, sobretudo aqueles que fazem de Aristóteles um eminente representante do que Bergson denomina Filosofia das formas. A leitura bergsoniana procura mostrar que não há diferença significativa entre Aristóteles e Platão, na medida em que ambos comprometem-se com a fundação do conhecimento a partir da ontologia de Parmênides. Desta maneira, o quadro categorial aristotélico e o princípio ontológico da Forma da Formas, ou Forma Pura, tentam solucionar a aporia parmenídica remetendo (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    A teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A teoria republicana da justiça representa a compreensão que os indivíduos, para não serem dominados na vida social e pública, necessitam da estrutura organizacional do Estado democrático de direito para realizarem os seus projetos de vida. A questão da justiça está centrada na implementação social do ideal de liberdade como não-dominação. Ela se refere às relações sociais fundadas sob o princípio da igualdade de tratamento e oportunidades. A teoria política de Philip Pettit propõe a aplicação do teste do globo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Estudio preliminar. La teoría republicana de Philip Pettit en En los términos del pueblo. Una teoría y modelo republicano de democracia de Philip Pettit (Traducción).Romina Rekers - 2020 - In Romina Rekers (Traductora). Córdoba, Argentina:
    El republicanismo, tanto como el liberalismo y el comunitarismo, comprende un amplio espectro de enfoques y concepciones en constante evolución. Por lo que al referirnos a estas corrientes teóricas decidimos adoptar algunas teorías o enfoques como puntos de referencia para luego indagar sobre las diferencias específicas de cada enfoque y sus respectivos debates internos. Así, si quisiéramos presentar el liberalismo igualitario lo haríamos a través del estudio de la teoría de la justicia rawlsiana y los debates subsecuentes que la toman (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A “fidalguia escravista” ea constituição do Estado Nacional Brasileiro.Andréa Lisly Gonçalves - 1998 - História 4 (1):105-118.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 762