Ordem, pecado e vontade em Santo Agostinho

Revista de Teologia 11 (19):176-182 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo apresenta sucintamente a noção de ordem em Santo Agostinho e como, a partir de tal concepção, o grande Doutor da Igreja afirma e enfatiza a onipotência, bondade e justiça da Providência Divina, mantenedora da ordem perfeita do universo. Prossegue discorrendo sobre o mal e o pecado, concebidos, conforme o entendimento agostiniano, não como advindos do Criador, mas decorrentes da incompletude da criatura e da defecção da vontade humana, respectivamente. Finaliza com a asserção agostiniana de que a vontade voltada para o bem pode se transformar em liberdade, sendo este um dos dons preciosos ofertado por Deus aos homens, e implicando, também, na responsabilidade humana diante do bem e do mal.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,031

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Notas Sobre a Liberdade da Vontade em Agostinho e Anselmo.Paulo Martines - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):69-85.
Do pecado como símbolo racional enquanto liberdade e responsabilidade entre Pelágio e Agostinho segundo Paul Ricoeur.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2022 - Revista Litterarius - ISSN: 2237-6291 (FAPAS - Faculdade Palotina de Santa Maria, Rio Grande Do Sul, Brasil) 21 (1):1-29.
Existir é pecar? Do pecado como ruptura entre essência e existência.Mariano Da Rosa Luiz Carlos - 2023 - 120 High Road, East Finchley, London, United Kingdom: Novas Edições Acadêmicas/OmniScriptum Publishing Group.
Do pecado como símbolo da ruptura entre essência e existência.Luiz Carlos Mariano da Rosa (ed.) - 2023 - Sao Paulo, Brazil: MDRAE - Mariano Da Rosa Academic Editions.

Analytics

Added to PP
2017-09-12

Downloads
21 (#761,941)

6 months
4 (#863,607)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references