5 found
Order:
Disambiguations
Diogo Pires Aurélio [5]Diogo Aurélio [2]Diogo P. Aurelio [1]
  1.  20
    A soberania como «localização do infinito na existência individual».Diogo Pires Aurélio - 2016 - Cultura:15-29.
    A soberania é um conceito cuja definição remete para o absoluto e o incondicionado, pese embora a sua génese se situar na modernidade, o que significa ter de se prescindir, na sua formulação, de qualquer recurso de natureza transcendente, como os que serviam de lastro à legitimação do poder nas concepções antiga e medieval. É objectivo do presente artigo analisar este paradoxo, sempre presente no Estado contemporâneo, evidenciando, a partir dos escritos de Fernando Gil sobre o tema, o modo como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Espinosa, Kelsen e a natureza da norma jurídica.Diogo Pires Aurélio - 2016 - Discurso 45 (2):147-186.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  28
    La souveraineté comme volonté et comme représentation.Diogo Pires Aurélio - 2010 - Rue Descartes 68 (2):6.
  4. Moderate Machiavellianism" : Aron, Machiavelli, and the modern Machiavellians.Diogo Pires Aurelio - 2015 - In José Colen & Élisabeth Dutartre-Michaut (eds.), The Companion to Raymond Aron. New York: Palgrave Macmillan US.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Razão E desrazão em política: Sobre a alegada “ciência política” de maquiavel.Diogo Pires Aurélio - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:15.
    Maquiavel é geralmente considerado um precursor, senão mesmo o criador, da ciência política. Tal interpretação vê na obra do Florentino uma sistematização da racionalidade intrínseca à ação humana. Com tonalidades distintas, podemos vê-la em autores tão diferentes como Hegel, Meinecke ou Leo Strauss, que atribuem a Maquiavel a intuição do estado como princípio subjacente à autonomia do político e ao realismo. Estará, no entanto, esse princípio realmente presente na obra de Maquiavel? O presente texto questiona semelhante hipótese, sustentando, ao invés, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark