A Relação entre a Substância e os Modos na Filosofia de Espinosa

Dissertation, Ufrgs, Brazil (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A relação entre os modos e a substância na filosofia de Espinosa é tida tradicionalmente como de inerência, de maneira semelhante, grosso modo, à relação entre os acidentes e as substâncias na filosofia aristotélica. Essa concepção de inerência foi contestada por Edwin Curley a partir de 1969. Esta monografia, no primeiro capítulo, procura defender que a relação entre os modos e a substância em Espinosa é de inerência, contra Curley, explicando em que consiste essa relação e diferenciando-a da concepção aristotélica de inerência. No segundo capítulo, são apresentadas e respondidas objeções elaboradas por Pierre Bayle ainda no século XVIII contra a concepção de inerência dos modos na substância em Espinosa e que serviram como apoio para os ataques de Curley.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre o Hílemorfismo: corpo e alma como condição de possibilidade do viver.Suelen Pereira da Cunha - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):22-34.
Coerência e comunidade em Espinosa.Fernando Bonadia Oliveira - 2015 - Dissertation, Universidade de São Paulo
Considerações sobre a definição de eternidade na Ética de Espinosa.Marcos Gleizer - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1).
Leo Strauss entre Maimónides y Espinosa.José Ricardo Pierpauli - 2010 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 87 (3):339-363.
Espinosa e Merleau-Ponty: convergências?Homero Santiago - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):19-26.

Analytics

Added to PP
2016-04-19

Downloads
521 (#34,216)

6 months
86 (#51,154)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations