Considerações sobre a definição de eternidade na Ética de Espinosa

Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1) (2009)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo apresenta uma análise do significado da definição de eternidade proposta por Espinosa na primeira parte da Ética , com o intuito de defender a legitimidade da aplicação unívoca dessa noção a Deus e aos modos. Para tal, o artigo procura mostrar como a formulação dessa definição autoriza uma distinção entre o que é eterno em virtude de sua própria essência e o que é eterno em virtude de sua causa eterna, e que essa distinção, por sua vez, não remete a dois tipos distintos de eternidade, mas antes a duas causas ou razões distintas para a atribuição de um só e mesmo tipo de eternidade a coisas distintas. Para esclarecer esse ponto crucial, o artigo se baseia no exame da articulação existente entre o conceito de eternidade e o de existência necessária, procurando evidenciar como a teoria da eternidade ganha inteligibilidade à luz de sua articulação com o necessitarismo defendido por Espinosa

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,783

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Definição Real Na Abertura Da Ética I De Espinosa.Marilena Chaui - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (1).
Conhecer o tempo, conhecer no tempo.Loraine Oliveira - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:78-89.
Educação e servidão em Espinosa.Fernando Bonadia de Oliveira - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):210-233.
O amor como estado da alma (páthos) em Plotino.Loraine Oliveira - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:85-94.
O Argumento Da Pluralidade Dos Mundos No "tahafut Al-tahafut" De Averróis.Tadeu Verza - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (2).

Analytics

Added to PP
2015-02-05

Downloads
30 (#531,625)

6 months
4 (#783,478)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references