Hannah Arendt e Sócrates sobre a educação: uma proposta de aproximação dos pensamentos para a crise no sistema educacional moderno

IF-Sophia 22 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Hannah Arendt é o tipo de filósofa que pode ser chamada de versátil, devido às diferentes áreas sobre as quais ela se debruça, além de reivindicar para si não o título de filósofa, mas de teórica política. Dentro desse percurso, de pensar uma Teoria política, Arendt trata de um dos assuntos mais relevantes em seus escritos e revela sua preocupação em oferecer para o mundo uma geração de novos seres humanos, capazes de pensar de maneira crítica e refrear o mal. Em A Crise na Educação é que se desenvolve a questão. No entanto, como trata-se de educação infantil, ela defende um tipo de abordagem meramente conteudista. É nesse sentido que este artigo pretende recorrer à filosofia socrática, uma vez que as crianças ainda não são capazes de exibir pensamento crítico, devido à falta de experiência e maturidade, os adultos têm uma função de suma importância no quesito pedagógico. E, embora o próprio Sócrates não tenha atribuído para si a insígnia de detentor de qualquer sabedoria e doutrina, algo que, certamente, ele deixou de herança para a humanidade é a análise das crenças individuais e coletivas, além da busca por definições éticas que pretendem ser universais. Portanto, adultos conscientes e formalmente educados, com juízo crítico, seriam mais capazes de selecionar o tipo mais adequado de educação para a formação sociocultural das crianças e jovens, formando um tipo de legado responsável pela atuação e preservação do mundo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,853

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A crise na educação moderna segundo Hannah Arendt.João Loyola de Freitas - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):1-14.
A “ação educativa" em Hannah Arendt.Cleriston Petry - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019035.
A Educação Pública Em Rousseau.José Almeida Júnior - 2012 - Filosofia E Educação 4 (2):125-151.
The Platonism of Hannah Arendt.Charles E. Snyder - 2016 - Amor Mundi, The Hannah Arendt Center Newsletter.

Analytics

Added to PP
2022-01-10

Downloads
5 (#1,540,244)

6 months
1 (#1,471,470)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references