Modernidade e crise ambiental

Dissertatio 46:78-92 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo analisa implicações entre a modernização das sociedades e a crise ambiental, com base na Teoria Social de Jürgen Habermas, que compreende o desenvolvimento das sociedades como processo de diferenciação entre o Mundo da Vida e Sistema, mediante a aprendizagem dos sujeitos, tanto na dimensão instrumental, quanto na dimensão comunicativa, em uma perspectiva alternativa em relação à proposta de Max Weber, que prioriza em sua análise a racionalidade instrumental. Inicialmente, são analisados os conceitos de sujeito e subjetividade, a fim de apresentar a proposta habermasiana de uma “racionalidade comunicativa”. Na sequência, serão analisados os constructos teóricos “trabalho”, “interação”, “mundo da vida” e “sistema”, centrais na teoria social habermasiana. Por fim, serão apresentadas as ideias de Habermas sobre o desenvolvimento das sociedades em sua dupla dimensão e suas consequências para compreensão da crise ambiental contemporânea.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,571

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La Complejidad Ambiental.Enrique Leff - 2007 - Polis 6 (16):93-105.
Individualismo na ética ambiental biocêntrica.Rafael Mendonça - 2008 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 7 (3):59-69.
A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
6 (#1,453,583)

6 months
4 (#779,649)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Antonio Marcus Dos Santos
University of Freiburg

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references