O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 24 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetivo de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que em meados do século XX, a educação tradicional foi substituída pela pedagogia progressista e a educação passou a ser pensada como ciência do ensino em geral, a fim de atender à dinâmica do avanço científico e tecnológico. A visão analítica e linear das especialidades não responde satisfatoriamente às demandas atuais de uma ciência complexa, articulada e em rápida transformação. Diante do requisito interdisciplinar da ciência, o específico da Filosofia é a problematização e a sistematização do filosofar; de mediação entre as disciplinas, em virtude da dimensão holística de seus conteúdos, e de vigilância epistemológica como recurso de revisão e atualização dos saberes. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Filosofia. Ciência. Crise na educação. Comunidade de investigação.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Docência Em Filosofia: PENSANDO NA PRÁTICA.Wilson Correia - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54).
Ensino de filosofia com arte: entre o pensar, o sentir e o escutar.Marton Silmara Lídia - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):342-361.
Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação.Darcísio Natal Muraro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):82-98.
A educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar.Rogério Rodrigues - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):579-600.
Trabalho,ciência, tecnologia e cultura como princípios fundantes da organizaç'o curricular integrada: uma leitura política.Jose Angeli - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:7-21.

Analytics

Added to PP
2019-05-07

Downloads
21 (#695,936)

6 months
3 (#902,269)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references