Results for 'Vingança'

15 found
Order:
  1.  3
    Ressentimento e vingança: conservação e desagregação do espaço político em Arendt.Ricardo Gião Bortolotti - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):360-379.
    O espaço público é palco para os mais variados conflitos, resultando, em certos casos, em violência. Entretanto, é nesse espaço que os homens experimentam a liberdade, expressando-se frente à pluralidade de opiniões. Por ser um espaço para a livre expressão, nem sempre nossas ações e opiniões são recebidas sem contrariedade, despertando sentimentos rancorosos. Seguindo o pensamento de Arendt, o espaço público é a arena em que todos devem se manifestar espontaneamente, evidenciando-se a partir de sua singularidade diante da pluralidade que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Justiças, Punição e Vinganças na Filosofia de Arthur Schopenhauer.Felipe Durante - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12.
    Este texto tem por objetivo, a partir da leitura e análise dos escritos publicados e de manuscritos póstumos do filósofo Arthur Schopenhauer – em especial os textos relativos a sua ética –, explorar os contrastes e articulações entre dois tipos de justiça aventados pelo autor em sua obra, a saber, a Justiça Temporal e a Justiça Eterna, a partir dos conceitos de lei, punição e de vingança, oriundos da justiça temporal, e do conceito de vingança enquanto braço da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    O acordo afetivo da multidão: O desejo de vingança como princípio do corpo político.Chantal Jaquet - 2016 - Discurso 45 (2):41-62.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    A Irreversibilidade do Tempo e o Espírito de Vingança: Problemas para a proposta de um Eterno Retorno.Barbara Smolniakof - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (1):e9.
    Este artigo discute a problemática que serve como ponto de partida para trazer à tona o eterno retorno em Assim Falou Zaratustra. Ele se constitui de dois tópicos, cada um apresentando uma parte do problema que Nietzsche via na noção linear de tempo e que justifica ele propor uma perspectiva alternativa de tempo que leva em consideração a relação que o próprio homem estabelece com o fenômeno da temporalidade, reconhecendo-a como a condição de possibilidade para a criação de valores e, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Contribuições para um debate sobre a justiça a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche.Antonio Edmilson Paschoal - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):43-59.
    The purpose of this article is to provide some evidence to broaden the discussions on certain current challenges of justice and politics with reference to topic of resentment in the philosophy of Friedrich Nietzsche. Thus, based on the thesis that justice does not correspond to the thirst for revenge, but operates a movement opposite to it, we propose a reflection that culminates in the analysis of some borderline cases of our recent history. The first such case is that of totalitarian (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  30
    A força coercitiva: Um instrumento a serviço da pax temporalis na civitas, segundo santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):5-14.
    Baseado no princípio ontológico da vera justitia, ou da “divina ordem”, segundo a qual é justo que se “subordinem as coisas somente às dignas, as corporais às espirituais, as inferiores às superiores, as temporais às sempiternas” (Ep., 140), o que resulta, na prática, na subordinação dos governados aos governantes, Agostinho introduz em sua doutrina ético-política o conceito de força coercitiva, como instrumento prático garantidor da ordinata concordia ou pax temporalis, na civitas, de forma que, punido pelo reto castigo, o pecador (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Niilismo e as Potências Do Falso: Vida, Arte e Verdade Em Nietzsche e Orson Welles.Davison Roberto de Paula - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):43.
    O objetivo deste artigo é analisar as relações entre o niilismo e as potências do falso, a partir dos conceitos de vida, arte e a crítica à vontade de verdade na filosofia de Nietzsche e no cinema de Orson Welles, através do filme A marca da maldade. O niilismo caracterizado como o movimento de deslocamento do centro de gravidade da vida e a invenção de outro mundo, o mundo verdadeiro, empreendida como forma de vingança articula-se com a vontade de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Racismo e emoções.Flavio Williges - 2018 - Dissertatio 47 (S6):49-68.
    Apesar do racismo ser um fenômeno social amplo, seu estudo filosófico ainda está longe de constituir uma tradição de pesquisa no Brasil. Esse ensaio pretende contribuir para a superação desse estado de coisas a partir de uma análise filosófico-moral do racismo. Partindo da identificação das reações emocionais relatadas em entrevistas por jogadores de futebol brasileiros e da análise da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha do escritor Lima Barreto, eu identifico um conjunto de emoções comuns em contextos de ofensa racial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  39
    A memória na mistagogia joãocruciana.Marcelo Martins Barreira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):41-50.
    A importância da memória na Subida do Monte Carmelo advém de sua capacidade de manter as experiências agradáveis ou desagradáveis, permitindolhes que se aprofundem e se ramifiquem na alma, com graves repercussões na vida espiritual. A memória busca, no arquivo de imagens e vivências, dados que alimentem a agressividade, a cobiça, a paixão, soberba e vingança; com o agravante de que não tem limites de duração, o que lhe permite realizar continuamente esta sua ação. A alma, quando retém e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Nietzsche e a Mnemotécnica: do sofrimento à afirmação da vida pelo artista da dor.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Uma das técnicas, pensadas por Nietzsche, para ativar a consciência moral é a técnica da memória, que o filósofo denomina mnemotécnica. Ora, submeter a memória a procedimentos com capacidade de predição e controle, equivale a despi-la daquilo que é sua característica orgânica e vital que lhe confere a capacidade de, para além de todos os enquadramentos técnicos superficiais, a todo o momento superar-se mediante o alcance de pontos mais culminantes de potência. As considerações de Nietzsche em torno do problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Anotações sobre o Tema da Técnica Moderna (Devaneios, Cismas).Gilvan Fogel - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):71-104.
    O texto discute a técnica moderno-contemporânea a partir de F. Nietzsche (espírito de vingança), F. Dostoievski (l’homme révolté, bípede ingrato) e M. Heidegger (terra, finitude, serenidade). O tipo moderno (l’homme révolté), movido por espírito de vingança ― isso constitui a essência da técnica amoderna. A retomada do sentido da Terra (finitude, limite, possível) abre a possibilidade da transformação do sentido da ação e da produção, justo a partir da vigência de tal experiência, a saber, Terra, finitude, serenidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  21
    Paul Ricoeur e a lógica do perdão.Walter Ferreira Salles - 2019 - Horizonte 17 (52):414-435.
    Meu objetivo é refletir sobre a lógica do perdão como manifestação da justiça a partir da contribuição filosófica de Paul Ricoeur. Pretendo igualmente refletir sobre o papel da tradição cristã nas leis e na política a partir da perspectiva da justiça. Para tanto, esse debate será articulado em torno de três pressupostos fundamentais: primeiro, a lógica do perdão está para além do esquecimento e da vingança; segundo, o perdão se insere na perspectiva do dom e da gratuidade; enfim, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    O que podem três textos literários contra o genocídio negro?Glauce Souza Santos - 2023 - Odeere 8 (1):84-105.
    A partir de leituras, aproximações e interpretações dos textos literários Da Paz, de Marcelino Freire; Alecrim, de Davi Nunes; e Quadrilha, de Lívia Natália, discuto a respeito do recorrente genocídio do povo negro. Reflito sobre o pseudodiscurso de apaziguamento e igualdade, além de pontuar as aproximações no que se refere à linguagem e discurso entre os textos dos três autores e aponto as expressões de raiva e/ou vingança e o tom de denúncia que caracterizam os textos. Articulo essa discussão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    O Ressentimento Em Nietzsche e o Ódio Na Internet.Rodrigo Luis Schilling - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O filósofo alemão do século 19, Friedrich Wilhelm Nietzsche, por meio do seu método genealógico, analisou o tema do ódio e vingança trabalhando e desenvolvendo o conceito de ressentimento, que para ele tem atuação no campo fisiológico, psicológico e social e possui relação com a moral de rebanho e a sentimentos como ódio, inveja e rancor. Nietzsche irá desenvolver amplamente o conceito de ressentimento em sua obra emblemática, Para a Genealogia da moral,obra pela qual desempenha um papel central no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark