7 found
Order:
  1. A Aquisição Dos Primeiros Princípios.Jaqueline Stefani - 2014 - Dissertatio 40:11-37.
    Examina-se a função da dialética, da indução e da inteligência intuitiva na aquisição dos primeiros princípios em Aristóteles, enfatizando a análise de Segundos Analíticos I 18, II 19 e Tópicos I 2. Afirma-se que o processo de aquisição requer a indução, que leva a perceber o universal nos particulares, a dialética, com seus critérios e testes baseados em endoxa para que, então, os primeiros princípios possam ser apreendidos de forma inequívoca pela inteligência, disposição responsável por conhecer os princípios. Vê-se a (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  74
    Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica.Idalgo José Sangalli & Jaqueline Stefani - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):49-68.
    Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e, consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  34
    Interfaces da hermenêutica de Luiz Rohden.Jaqueline Stefani - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (2):226-227.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Compreensão E Linguagem Em Heidegger: Ex-Sistência, Abertura Ontológica E Hermenêutica.Jaqueline Stefani & Natalie Oliveira da Cruz - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):112-127.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Pragmática em Marcelo Dascal: a relev'ncia da controvérsia.Jaqueline Stefani & Carina Niederauer - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 1:021008.
    This study aims to discuss the crisis in which philosophy of science finds itself from the weakening of positivist logic, based on Marcelo Dascal’s proposal that defends the idea that a closer study to the controversy could collaborate in the process of evolution of scientific questions. For this purpose, the philosopher suggests a pragmatic perspective, that is, the perspective of the language in use. Therefore, the relationship between language and science, the controversies generated by science and the relationship between pragmatics (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    O logos em Heidegger: lógica, verdade e metafísica.Jaqueline Stefani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):47-61.
    Resumo: A proposta desse trabalho é repensar a linguagem, tema central da filosofia contemporânea, não mais como um instrumento do qual o sujeito se apropria e desapropria de acordo com a própria vontade, mas, juntamente com Heidegger, como a própria casa do ser. A função de comunicação é apenas uma das múltiplas possibilidades da linguagem. Com Heidegger é desenvolvida a questão de como a fenomenologia transforma-se em hermenêutica e de como a autocompreensão surge paralela a toda compreensão. A filosofia autêntica (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Boa Deliberação (Euboulía) E o Problema da Moralidade Dos Meios Em Aristóteles.Jaqueline Stefani - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):609-628.
    RESUMO O escopo da pesquisa é a análise de 1142b 17-28 da “Ética Nicomaqueia”, trecho em que Aristóteles disserta sobre a correção, tendo em vista que a boa deliberação é uma espécie de correção. A passagem não é clara e sugere que: i) na boa deliberação, a moralidade restringe-se aos fins, cabendo aos meios apenas a característica de serem eficazes na obtenção dos fins; ou que ii) na boa deliberação, a moralidade recai sobre meios e sobre fins pois, com a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark