Results for 'História Antiga'

1000+ found
Order:
  1.  18
    El Màster i la formació de l'investigador en Història Antiga: l'experiència del workshop com a mitjà d'avaluació.Jordi Cortadella & Borja Antela - 2012 - Methodos. Revista de didàctica dels estudis clàssics 1:231.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Filosofia, história, genealogia.Bertrand Binoche - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):9-28.
    Resumo: Neste artigo, procura-se evidenciar que a genealogia nietzschiana representa um conceito novo para a história da filosofia, que ela não deve ser confundida com a “filosofia histórica” de Humano, demasiado humano, mantendo antes uma identificação não utilitarista da história e da filosofia. Com isso, a genealogia dá origem a um tipo original de narrativa em que Nietzsche finalmente resolve satisfatoriamente uma de suas preocupações mais antigas, na medida em que a genealogia celebra o casamento da especulação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval.Lais Boveto & Terezinha Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):779-811.
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval 1 Resumo: O texto aborda a potencialidade, na filosofia da educação antiga e medieval, como a capacidade de aperfeiçoamento da razão. A noção de paideia conduz essa reflexão, uma vez que perpassa o pensamento educacional desde a antiguidade clássica até a baixa Idade Média. Essa continuidade explicita a tradição da formação integral do homem que considerava os aspectos morais e políticos como uma totalidade indissociável. O encaminhamento teórico segue a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A análise geométrica antiga ea lógica moderna.J. Hintikka & Unto Remes - 1983 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 4:28-47.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5. A Grécia Antiga.Lais Dias de Carvalho - 2011 - História 19:03.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    O movimento Hare Krishna: algo novo ou uma antiga “tradição”?Leon Adan Gutierrez de Carvalho - 2019 - Dialogos 23 (1):193.
    O movimento Hare Krishna se tornou bastante popular no Ocidente, principalmente entre os anos 1960 e 1980 intrigando aqueles que esperavam por um campo religioso ocidental constituído somente pelas manifestações de cunho judaico-cristão. No entanto, em torno do tema, estudiosos e praticantes têm pensado sobre o que constituiria o movimento, deixando uma questão que parece não estar respondida claramente: seria o Hare Krishna um “novo” movimento religioso ou uma “antiga” tradição hindu? Para tentar responder a essa problemática, faremos uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  35
    História e Retórica na Grécia Clássica.Paulo Francisco Butti de Lima - 1993 - Discurso 21:171-186.
    Este artigo tenta mostrar as relações entre historiografia e retórica jurídica na Grécia do século V. Os meios de prova da "verdade" nos historiadores antigos, principalmente Tucídides e Heródoto, se constroem mediante a conjunção de função processual e momento discursivo.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.
    Em seus Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel discorre sobre as histórias de Roma na busca do sentido da ação, do saber da política entremeado à prática dos antigos. No proêmio ao primeiro livro e no proêmio ao segundo, o florentino tece algumas considerações a respeito das histórias e de como os modernos as apreendem, o que, para ele, se configura como um problema. Com efeito, para Maquiavel, o acesso ao passado não é imediato, seja pela leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  26
    “Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga.Vo Van Dung - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:253-263.
    A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet.Getulio Rocha Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):151-166.
    Este texto visa questionar as construções racistas que fundamentaram discursos sobre a irracionalidade de não europeus. Apontamos alguns posicionamentos de filósofos que corroboraram para a construção do racismo científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. O objetivo foi, por meio de propostas decoloniais, mostrar que africanos inventaram o objeto matemático fração, bem como sua notação atual. Os mais antigos registros históricos sobre esse objeto são os antigos papiros keméticos, sendo o Papiro de Ahmes, o mais importante deles. Mostramos exemplos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  21
    A reconfiguração do empirismo: química, medicina e história natural a partir do programa baconiano de conhecimento.Luciana Zaterka - 2018 - Doispontos 15 (1).
    O conceito de empirismo evoca tanto uma tradição histórica quanto uma rede de questões filosóficas. Ambas frequentemente associadas a nomes como os de Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Porém, lembremos que nenhum desses filósofos utilizaram o termo empirismo, e nem compartilharam de uma única escola epistemológica. Do ponto de vista histórico é comum encontrarmos estudos de História e Filosofia da Ciência que relacionam o conceito de ‘empirismo’ com a chamada Escola Empírica Médica, desenvolvida na Grécia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Tradução “A história da dialética” - Herbert Marcuse.João Paulo Andrade & Victor Hugo Saldanha - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (4):239-270.
    This translation provides a Portuguese version of “The History of Dialectics”, written by Herbert Marcuse. The original was published as an encyclopedia entry on “Dialectics”, in Marxism, Communism, and Western Societies: A Comparative Encyclopaedia (New York: Herder and Herder, 1972). It starts by presenting a detailed analysis of “The Significance of Dialectics in Ancient Philosophy”, since Zeno, the Sophists and Socrates to Plato, Aristotle, the Stoics and Plotinus. Further on, Marcuse writes a section on “The Significance of Dialectics in Kant, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    A estética de Dewey e a história da arte: três exemplos da antiguidade posterior.Fabio Campeotto & Claudio Marcelo Viale - 2018 - Cognitio 19 (1):35-55.
    Ainda que a estética de John Dewey tenha sido assunto de uma grande quantidade de estudos conduzidos através de abordagens muito diferentes há uma ausência de contribuições capazes de reconhecer vínculos entre a estética de Dewey e a história da arte. Neste artigo, analisamos três obras de arte da Antiguidade tardia, principalmente, seguindo os conceitos-chave de Dewey de análise formal e desvio, para reconstruir a experiência estética do autor, o observador e o patrono de cada obra de arte. Nosso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    Uma “Relação circunstanciada... de Porto Seguro”: memória e história dos índios em um manuscrito colonial.Francisco Eduardo Torres Cancela - 2018 - Odeere 3 (5):36.
    O documento aqui transcrito é uma memória descritiva das povoações da antiga capitania de Porto Seguro. Depositado no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o documento foi escrito pelo ouvidor interino João de Almeida Freire e é datado de 1817. Dentre as inúmeras informações contidas no manuscrito, destacam-se as narrativas, as imagens e as memórias formuladas sobre a presença e participação dos povos indígenas na história do atual extremo sul da Bahia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  33
    Schafick Jorge Handal e a “unidade” do FMLN de pós-guerra: entre a memória e a história. El Salvador, 1992-2015.Carlos Gregorio López Bernal - 2016 - Dialogos 20 (2):13.
    Este artigo examina o papel desempenhado por Schafick Jorge Handal no processo de conversão política do Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional, no período de pós-guerra. Aqui são analisados os principais debates vinculados à redefinição política e ideológica do FMLN, à liderança do partido e à democracia interna. Este processo foi marcado por fortes disputas entre as lideranças das antigas organizações político-militares que compunham a FMLN. Handal foi o principal protagonista dessas lutas, nas quais que ganhou poder e reconhecimento (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Tópicos de Filosofia Política em Platão: um enfoque contemporâneo.Carlos Carvalhar - 2023 - Dissertation, Ufba
    Esta é uma tese que segue a trilha indicada por Mario Vegetti, ao compreender a figura do Platão político em relação às questões ideológicas que incidem na interpretação do próprio texto platônico, utilizando principalmente três diálogos, a República, as Leis e o Político. Devido a essa chave crítica, a primeira parte faz um breve levantamento dos principais argumentos criticados desde a Antiguidade, da comédia de Aristófanes e a refutação de Aristóteles até o neoplatonismo e o período Bizantino, mas saltando direto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Recensão a: OLIVEIRA, R. R. - Pólis e Nómos: o problema da lei no pensamento grego.Danilo Andrade Tabone - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:197-200.
    OLIVEIRA, R. R. (2013). Pólis e Nómos: o problema da lei no pensamento grego. São Paulo: Editora Loyola.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    Quae fuerat fabula, poena fuit. Mythology and Justice in the Roman Arena.Nuno Simões Rodrigues - 2012 - Cultura:125-140.
    Uma das formas de aplicação de penas na Roma Antiga passava pela encenação na arena de narrativas mitológicas, cujos protagonistas – como Ícaro, Dirce, Pasífae, Átis e Hércules – não tinham um final feliz. Essas personagens eram interpretadas por condenados, que desse modo reviviam em tempo real as histórias fatais que por certo proporcionavam espectáculos e experiências marcantes na sociedade romana antiga. Este estudo analisa as fontes que dão conta deste fenómeno sociocultural e propõe uma leitura histórico-sociológica para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    A escrita filosófica e o drama do conhecimento em Platão.Gilmário Guerreiro da Costa - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:33-46.
    Aos estudos em filosofia antiga deparam-se algumas dificuldades na articulação entre a crítica de Platão à escrita e o cuidado que ele concedia precisamente aos seus textos escritos. Tais desafios intensificam-se quando se concede ênfase aos traços cênicos na apresentação das ideias e da Ideia nos diálogos platônicos. Se não chega a ser um paradoxo, dimensionam-se tensões e impasses nesse percurso. Examinamos neste ensaio um caminho explicativo possível: a de que o filósofo grego teria elaborado um grande drama (Drama) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino.Anderson Frezzato - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93.
    Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  41
    Deus: além do nome, além da significação (God: beyond the name, beyond the meaning) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p47. [REVIEW]Márcio Antônio de Paiva & Luiz Fernando Pires Dias - 2010 - Horizonte 8 (16):47-61.
    A história do pensamento ocidental, desde seus primórdios na Grécia Antiga até os tempos atuais, é transpassada pela questão de Deus, que mantém a sua relevância mesmo no contexto pós-metafísico no qual estamos inseridos. A busca pelo significado derradeiro da existência humana justapõe a questão do homem à questão de Deus, que adquire, dessa forma, um status imperativo. Mas, como articular o discurso sobre Deus na atual conjuntura, caracterizada por uma visão materialista e imediatista da existência humana? Em (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Embate Discursivo e Quebra Do Contrato Parresiástico Em Electra, de Eurípedes.Denise Gabriel Witzel & Nathalia Santos Camargo - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Na tragédia de Eurípides, Electra, ganha relevo um embate discursivo entre Electra e sua mãe Clitemnestra, no qual ocorre uma subversão do contrato parresiástico, segundo Foucault (2007). Focalizando precisamente essa subversão, propomo-nos retornar a uma história das mulheres na Grécia Antiga, a fim de compreendermos os atravessamentos que essas mulheres têm em suas relações com as verdades, rituais, preceitos e condutas que, por sua vez, são indicativos de suas construções enquanto sujeitos. PALAVRAS-CHAVE: Discurso, História das Mulheres, Parresía.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Há filosofia antes dos gregos?Antônio Pedro Mesquita - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:11-15.
    Circunscrever de modo consensual e rigoroso aquilo a que se convencionou chamar “filosofia antiga” não é tarefa que levante dificuldade. Com efeito, se encararmos este conceito de um ponto de vista histórico, imediatamente se perfila um determinado quadro temporal, decorrendo grosso modo entre os séculos VII a.C. e VI d.C., mediando a emergência da primeira especulação em moldes filosóficos, com Tales de Mileto, e os últimos testemunhos de um pensamento especificamente grego ou “pagão”, com o neoplatonismo, dentro do qual (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Ciência e Tecnologia Na Antiguidade Africana.Nazito Pereira da Costa Júnior - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este artigo apresenta uma investigação sobre as produções científicas e tecnológicas ocorridas naantiguidade africana. Discute as várias realizações da ciência e tecnologia nas antigas civilizações doNorte da África e da África subsaariana, como também a cultura e os costumes. Desmistifica a falsaideia de que a África não teve uma história nem teria produzido conhecimento nenhum relevante, alémde ter sido injustamente considerada como civilização obscura e atrasada. Através de pesquisasrelevantes de filósofos europeus, estadunidenses e africanos como Cheikh Anta Diop, Molefi (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  37
    Uma solução baseada no realismo experimental para dois argumentos pessimistas.Tiago Luís Teixeira Oliveira - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):595-623.
    No presente trabalho procurarei expor dois desafios antirrealistas ancorados na história da ciência, que Stanford apelidou respectivamente de ‘antiga’ e ‘nova indução pessimista’. Argumentarei que existe uma solução realista já disponível a ambos os desafios pessimistas: o realismo experimental, inicialmente proposto por Hacking e Cartwritght, segundo o qual é possível comprometer-se com entidades teóricas com as quais desenvolvemos interações causais e com as quais produzimos fenômenos controlados, sem que tal compromisso se estenda às teorias mesmas. Tomarei como parâmetro (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  27.  7
    Study on the influence of the thought of Jixia Academy on the construction of Pre-Qin social order.Jirong Yang & Hal Swindall - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe2):87-100.
    : Jixia Academy is a general term for the Contending academic group in the Pre-Qin Period. The thought derived from Jixia Academy occupies an important part in the development of Chinese ancient ideological history. It has played an important role in regulating and enlightening the construction of the symbolic art of the social order at that time. And it is also of great value to the stability and orderly operation of today’s social order. This paper takes the thought of Jixia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  72
    A Obra Científica de Leonardo da Vinci: Controvérsias na Historiografia da Ciência.Amélia de Jesus Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):53-86.
    RESUMO: Os intérpretes dos manuscritos de Leonardo da Vinci partilham dos mesmos sentimentos de espanto e de fascínio quando examinam sua contribuição para a ciência moderna. Podemos, contudo, perceber uma constante tentativa em prol de uma revisão histórica acerca do papel desempenhado por Leonardo. Observando a história dessas revisões, é possível detectar aspectos significativos das perspectivas históricas e historiográficas dos envolvidos nessa discussão. É o que pretendemos fazer neste trabalho, focando a controvérsia entre Duhem, por um lado, e Sarton, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  29. Por Que as Revoluções Científicas Não Destroem os Objetos Técnicos?Daniel Durante Pereira Alves - 2013 - Filosofia Contemporânea: Lógica, Linguagem E Ciência.
    Parece um fato bastante trivial que quando uma teoria científica se torna obsoleta, por ter sido substituída por outra, isto não tem nenhuma consequência para os objetos técnicos compatíveis com a teoria antiga. Pretendo, neste ensaio, responder à questão bem menos óbvia de por que isto se dá. Como subproduto, apresento uma defesa da teoria da ciência de Thomas Kuhn. Para tanto, inicio mostrando como a teoria de Kuhn foi motivada por considerações sobre a história da ciência. Em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    O ateliê musical de Claudio Ptolomeu.Cynthia Gusmão - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):731-762.
    A música é uma arte privilegiada no que diz respeito ao campo técnico, uma vez que desde recuados tempos na história dispôs de instrumentos para a sua realização. Os instrumentos musicais também conduziram a investigações acústicas desde a Antiguidade até a era moderna, fazendo o papel tanto de dispositivos de observação do fenômeno musical quanto de modelos de representação do som. O artigo investiga a abordagem de Ptolomeu, na Harmônica, de diferentes métodos de investigação que surgem entre a concepção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Apresentação.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):3.
    Os trabalhos que compõem a matéria central deste volume da Veritas são o resultado da pesquisa de um grupo de professores que participaram do Colóquio sobre Existência e Culpabilidade realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, organizado pelo Centro de Estudos Integrado Fenomenologia e Hermenêutica. Com o título Existência e Culpabilidade se definiu um objetivo que visava à discussão do problema da culpa em Ser e tempo e em alguns autores que propõem outros aspectos da análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Michel Foucault e a sexualidade grega.José Ternes - 1996 - Philósophos - Revista de Filosofia 1 (1):72-97.
    Este texto é uma leitura do segundo livro da História da sexualidade de Michel Foucault. O artigo explora os traços fundamentais da Moral sexual Clássica da Grécia Antiga e os três recortes realizados pelo autor em sua História.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    A Dor Do Ponto de Vista Clínico.Noéli Boscato & Gabriela Garcia Torino - forthcoming - Dissertatio:16-32.
    A dor do ponto de vista clínico é definida como estímulo e resposta a partir de fenômeno biológicos complexos e subjetivos nas dimensões sensorial-discriminativa, afetivo-motivacional e cognitivo-avaliativo. Sua definição tem sido um desafio ao longo da história, desde a sua percepção como uma experiência espiritual e mística nos primórdios tempos, até o seu entendimento em termos biológicos como uma sensação física e mecânica que passa pelas fibras e alcança o cérebro. A dor é um efeito extremamente necessário uma vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn.Onorato Jonas Fagherazzi & Paul Correa Henning - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020004.
    Na análise do desenvolvimento da história e filosofia das ciências, deparamo-nos com uma questão: haveria um contexto favorável à possível emergência de uma intuição ou a mesma seria completamente desprovida de qualquer espaço que pudesse fomentá-la? Deixando de lado antigas teorias que defendiam a intuição ser proveniente dos deuses, ou outras que não exploravam espaços pelos quais ela pudesse ser favorecida, defendemos, com Kuhn, uma possível vinculação a ela favorecedora. Trata-se de uma conjuntura de fatores apresentados como elementos centrais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  23
    O Amor de deus, a liturgia E o mundo atual.Rafael Ferreira da Silva - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):157-169.
    Uma palavra universal, existente desde a primeira forma de conscientização do homem, amor. Palavra que poeticamente, se disser que é tão antiga quanto se faz nova. A grande questão abordada sobre o amor, é se sua essência como expressão do que é, nas relações humanas e na relação com a vida, ainda possui o seu conceito original ou se perdeu ao longo dos anos? O amor de Deus não muda e perpassa a história., mesmo que no período presente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    A defense of an inferentialist historiography of philosophy: commitments, incompatibilities, and entitlements.Gabriel Ferreira - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e0240060.
    Resumo: Mesmo que neguemos qualquer tipo de excepcionalismo à filosofia como empreendimento intelectual (ver Williamson, 2007), parece fácil conceder que, pelo menos no que diz respeito às relações com sua própria história, a filosofia é diferente de outros campos do conhecimento (ver Williamson, 2018). No entanto, questões relacionadas ao escopo, papel e validade da história da filosofia para a atividade filosófica são tão antigas quanto a própria filosofia, além de se tornarem relevantes no chamado parting of ways entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  25
    A historiografia e o tempo na Mesopot'mia.António Ramos dos Santos - 2006 - Cultura:63-76.
    Neste pequeno trabalho pretende-se estabelecer a ligação entre a noção de tempo e a ideia de historiografia e de história que possuíam os povos da antiga Mesopotâmia. A essência dos conceitos está ligada ao legado sumério, sendo os semitas seus claros seguidores apesar das especificidades introduzidas por estes últimos. Sequência temporal e dinastia são exemplos de conceitos introduzidos por esses povos.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    (Re)memorar.Adna Lusane Nunes Ferreira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):3-12.
    A memória é um exercício utilizado desde a Antiguidade Clássica. Trata-se de recordar de fatos que já aconteceram e permaneceram no imaginário individual ou coletivo. Na Grécia antiga, o espaço público era o local escolhido para debater ideias e contar os feitos dos cidadãos. Atualmente, percebe-se que os espaços públicos estão cada vez menos ocupados e que a memória tem sido resumida a “história oficial”. A partir de tais observações, o presente trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Nietzsche e a tarefa do filósofo do futuro.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):83-109.
    Resumo: Pretende-se neste artigo analisar a noção nietzschiana de filósofo do futuro e sua contribuição para o surgimento do novo homem, tendo em vista, prioritariamente, Além de bem e mal. Para tanto, iniciaremos analisando de que forma esta obra pode ser considerada, segundo a pretensão de seu autor, como uma crítica da modernidade e, consequentemente, de que forma ela se constitui como o manifesto de uma tarefa que Nietzsche define como própria dos filósofos do futuro: a superação do passado, ou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Bater ou não bater nas crianças? Análise a partir dos Provérbios bíblicos.Valmor da Silva - 2020 - Horizonte 18 (55):301.
    O artigo propõe uma análise crítica sobre o significado da recomendação do uso da vara na educação das crianças, em cinco ditos do livro bíblico de Provérbios. O objetivo é analisar, com auxílio da exegese, os provérbios em seu contexto literário, histórico e cultural; e interpretá-los hermeneuticamente para a realidade atual, com a proibição de bater em crianças. Com os pressupostos do método da exegese histórico-crítica, faz-se a análise do primeiro dito, que afirma textualmente: “Quem poupa a vara odeia seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Apontamentos para uma Filosofia da Comunicação.Regina Rossetti - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    Este artigo trata da relação entre Comunicação e Filosofia ao apontar alguns momentos em que a comunicação foi objeto de reflexão filosófica. A Comunicação instituída como área do conhecimento é algo muito recente e pertence à história do século XX, embora a comunicação como fenômeno seja tão antiga quanto à própria humanidade. Já a comunicação como tema discutido pelo pensamento ocidental remonta aos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, e contemporaneamente a pensadores como Nietzsche, Bergson, Foucault e Hannh (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  54
    A Brief Prehistory of Philosophical Paraconsistency.William H. F. Altman - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):1-14.
    Celebrando o papel de Newton da Costa na história da paraconsistência, este trabalho examina o uso e abuso da deliberada auto-contradição. Iniciado por Parmênides, desenvolvido por Platão, e continuado por Cícero, uma antiga tradição filosófica usava deliberadamente discursos paraconsistentes para revelar a verdade. Nos tempos modernos, o decisionismo tem usado uma deliberada auto-contradição contra a revelação Judaico-Cristã. DOI:10.5007/1808-1711.2010v14n1p1.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Implications of China’s filial piety culture for contemporary Elderly Care.Hua Li & Gengxuan Wu - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe2):69-86.
    : Filial piety is a core value in ancient Chinese culture, and it still exerts significant influence on the attitudes, behavior and daily life of Chinese people today. At present, China is facing an increasingly aging population and the concern how to properly care for the elderly. Through the vertical review of filial piety in China’s history, two constant elements, namely support and respect, stands out among China’s traditions. There is an argument that addressing the contemporary elderly care problem requires (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. The concept of music education from a philosophical perspective.Ziyu Liu - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400161.
    Resumo: A educação musical, como uma disciplina importante, sempre recebeu atenção das comunidades educacionais e musicais. A música não é apenas uma forma de arte, mas o veículo da expressão, da cognição e do comportamento humanos. Contudo, há diferenças de pontos de vista sobre o objetivo e o conteúdo da educação musical. As diferentes origens culturais, na China e no Ocidente, dão ênfase diferente à educação musical. Ao comparar filosofias de educação musical sob distintos conceitos, é possível compreender as práticas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Demétrio e o estilo.Henrique Fortuna Cairus & Marina Albuquerque de Almeida - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03025.
    O conceito moderno de ‘estilo’ – dο qual deriva o de ‘estilística’, disciplina que foi testemunha da querela entre a Linguística e os estudos literários no século XX – herdou da Retórica antiga o seu conteúdo e foi largamente usado como tradução direta do conceito latino ‘elocutio’, e como tradução de conceitos gregos, como ἑρμηνεία, λέξις e φράσις. Há ainda outros conceitos que parecem intimamente ligados ao de estilo, como os de ‘ornatum’ e ‘decorum’. Compreendendo que as referências clássicas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    A emergência do homem de desejo: sobre o curso Subjectivité et vérité, de Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):344-365.
    O artigo tem como objeto principal o curso de Michel Foucault no Collège de France, Subjectivité et vérité, ministrado em 1980-1981 e editado em 2014. Pretende-se mostrar de que maneira e mediante quais argumentos Foucault chega à afirmação de que a relação entre sujeito e verdade na experiência antiga dos aphrodisia é da ordem da incompatibilidade. Na pederastia grega os atos sexuais e seus prazeres foram considerados obstáculos para o acesso à verdade e para a constituição do sujeito ativo. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  33
    A categoria Luz na Biblioteca Copta de Nag Hammadi (The category "Light" in the Coptic Nag Hammadi library) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p983. [REVIEW]Maria Aparecida de Andrade Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):983-1011.
    Em 1945, uma coleção de manuscritos em língua copta foi encontrada por camponeses egípcios, próxima à cidade de Nag Hammadi. Esta coleção, contendo treze códices feitos de papiro e cobertos com couro, recebeu o nome de Biblioteca Copta Nag Hammadi . Uma importante descoberta para a língua copta, para a história da filosofia antiga e para o cristianismo primitivo, pois esta biblioteca abre-nos uma nova janela sobre o período formativo do cristianismo por fornecer tratados de teologia sistemática, obras (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Stories from the perspective of Eastern cultural complex: taking Mulan as an example.Fangfang Ding - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400181.
    Resumo: Como uma pérola brilhante na cultura tradicional chinesa, Mulan está profundamente enraizada no coração das pessoas com sua imagem única de heroína feminina. Este trabalho busca retratar a experiência lendária da luta heroica de Hua Mulan, no exército, no lugar de seu pai, e integrar os elementos centrais de família, honra, lealdade, dentre outros, no contexto da cultura oriental, de modo que a história tenha profunda herança cultural. O artigo mostra, em primeiro lugar, o complexo cultural oriental que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    Sociedade disciplinar e sociedade de controle.Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Ofélia Cristina Xavier de Andrade, Deise Maria Antonio Sabbag & Daniele Achilles Dutra da Rosa - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):82-99.
    A partir do século XVIII, a imposição do controle das principais instituições políticas e sociais à população passa a ocorrer precipuamente por meio de estratégias urbanísticas. A arquitetura revela o objetivo de disciplinamento dos corpos de modo a prepará-los para a inserção na incipiente sociedade capitalista, seja na forma das escolas, fábricas ou prisões. Objetivamos num primeiro momento refletir, por meio da trajetória histórica e arquitetônica da Biblioteca Pública Municipal de Marília, se a biblioteca antiga tem preponderância de uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Imitação na Ars Politica de Maquiavel: ambiguidades e ambivalências na reinserção da Virtù.Jean Felipe de Assis - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):444-465.
    A adequação dinâmica dos bons exemplos, conformando-os às necessidades impostas pelas circunstâncias, insere Maquiavel nos variados usos da _imitatio_ antiga e renascentista. A _imitação_ deve reavivar as práticas civis e as atitudes de _Virtù_, fornecendo ânimo para a realização das ações políticas e das práticas pedagógicas, conforme a atuação como secretário de Florença e seus escritos políticos, históricos e literários salientam. Desse modo, ao revisar a noção de _imitatio_, especificamente na antiguidade e na renascença, contextualizam-se os argumentos de Maquiavel (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000