Results for 'Fragmentação'

38 found
Order:
  1.  9
    Fragmentação espacial e mobilidade urbana: um estudo sobre Montes Claros/MG.Tyellen Sany Cruz dos Reis & Iara Soares de França - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):96-117.
    No Brasil, a vida nas cidades, o habitar e as diversas formas de se relacionar e de produzir o espaço entre os citadinos vêm adquirindo novas configurações nas últimas décadas. A partir disso, a cidade na contemporaneidade apresenta-se como um importante elemento analítico pela dinâmica histórica, econômica, política, cultural e espacial que lhe é inerente. Como efeito dos processos espaciais, novas paisagens, formas, estruturas e conteúdos eclodem no tecido urbano, transformando e impactando a vida social em suas diversas escalas. Partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    O Ato de Pensar X Pensamento no contexto de David Bohm: O Despertar da Criatividade em Oposição à Arbitrariedade e Fragmentação do Conhecimento Científico.Juliana Genevieve Souza André - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:25.
    A presente tese de doutorado trata da reflexão de David Bohm acerca do Ato de Pensar X Pensamento e seus impactos que incidiriam na liberdade para a criatividade ou, ao contrário, esbarrariam em arbitrariedade e fragmentação, em especial, no conhecimento científico. Para tanto, combinamos algumas de suas obras escritas no período de maturidade. Na tessitura de nosso texto, seguindo a linha de Bohm, recorremos ao uso de metáforas e analogias, no intuito de explorar não apenas o “despertar de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Syneidesis, para além da fragmentação do espírito: uma introdução à teoria do abrangente e do pensar em imagens.Manuel Moreira da Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):13-30.
    Resumo: Este artigo discute a emergência da syneidesis e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis - como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens - é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que também (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Desvios da Ética Corporativa Em Decorrência da Fragmentação da Regulação Socioambiental Brasileira: Análise Dos Impactos Sinergicos Na Volta Grande Do Xingu – Pará -Amazônia – Brasil.Herena Neves Maues Correa de Melo - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):70.
    O artigo tem como foco o caso da Mineradora Belo Sun e busca associar a discussão de ética nas corporações e o impacto do negócio em espaços amazônicos tendo por escopo evidenciar o desrespeito das companhias quanto às regulações internas que asseguram direitos humanos de populações tradicionais que vivem no entorno do território afetado. Deve-se prioritariamente reconhecer como consequência as violações de direitos humanos que são impostas aos grupos impactados pelos grandes empreendimentos que capturam os agentes públicos decisores dos processos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A constituição do self E a fragmentação da moral na modernidade: Uma interface entre Taylor E Macintyre.Aléssio da Rosa - 2016 - Synesis 8 (2):1-18.
    O presente artigo busca refletir sobre a fragmentação da Moral na contemporaneidade a partir da obra de Charles Taylor, denominada As Fontes do Self. A partir da obra After Virtue, procura também presentificar as ideias de Alasdair MacIntyre, autor que destaca a situação atual da moralidade. Para Taylor, a sociedade contemporânea sofre de um agudo mal-estar que tem suas raízes no individualismo, manifestando-se numa perda de sentido da vida e na fragmentação da moral. Para MacIntyre, a moral, desde (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    Desencantamento da modernidade e da pós-modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento.Terry Shinn - 2008 - Scientiae Studia 6 (1):43-81.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  8
    Por uma educação filosófica do olhar.Marcelo Felipe Vier & Betina Schuler - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):288-316.
    Em tempos de aceleração, fragmentação, pobreza narrativa e precarização dos laços no presente, este artigo é um ensaio teórico que busca problematizar o conceito do olhar, mais especificamente a educação do olhar no encontro entre a filosofia e a educação. Para tanto, ensaia alguns deslocamentos em se tratando do conceito do olhar e os modos de vida e pensamento. Toma tal conceito desde Platão e Descartes até as perspectivas mais contemporâneas do pensamento da diferença, especialmente operando com o tema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  36
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O escopo da psicologia (Tradução de William James).Carlos Eduardo Lopes - 2016 - Cognitio 17 (2):363-371.
    Nota do tradutor: O escopo da psicologia é o primeiro capítulo do tratado The principles of psychology (Os princípios de psicologia) de William James (1842-1910), publicado originalmente em 1890. Nesse capítulo inaugural, James enfrenta uma questão central e perene na psicologia: a necessidade (e dificuldade) da demarcação do campo psicológico. Como representante de uma tradição que ainda falava da psicologia no singular, James vê na multiplicidade de assuntos, métodos e problemas da psicologia um desafio para uma disciplina que se pretendia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    As consequências da divisão do trabalho para um modo de vida social e emancipado.Izauria Zardo - 2017 - Perspectivas 2 (1):94-107.
    O texto busca fazer uma reflexão sobre a natureza social do ser humano, bem como sua interdependência cada vez maior resultante da divisão do trabalho e fragmentação do conhecimento. Diante desses fatos, procura questionar de que forma ainda é possível falar na emancipação dos indivíduos, conciliando os conhecimentos de interesse comum da sociedade com os conhecimentos especializados de cada área profissional. Tais impasses são notadamente verificáveis ao constatarmos a pobreza e esvaziamento do debate político na esfera pública, o individualismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Walter Benjamin e a História Messi'nica.Maria João Cantinho - 2011 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 19 (37):177-195.
    Uma das problemáticas essenciais do pensamento benjaminiano é, precisamente, a questão da história. Numa época em que a tonalidade dominante é a ameaça da guerra e a destruição das ideologias, dos valores e ideais clássicos, em nome de uma desenfreada visão progressista e continuista da história humana, é preciso despertar do pesadelo da catástrofe da história. É esta que é responsável pela dissolução do conceito de experiência, alienando o homem e deixando-o desamparado e entregue ao vazio da experiência do choque, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    As consequências políticas E sociais do conceito de totalitarismo arendtiano.Samuel Sampaio Castro - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17).
    A análise Arendtiana relaciona os contextos sociais e econômicos ao surgimento dos elementos que constituem a novidade do Totalitarismo como fenômeno político. O conceito de Totalitarismo mostra-se como um valioso recurso de identificação das estruturas políticas e sociais que antecedem a subida de governos totalitários. O objetivo deste trabalho é investigar o conceito de Totalitarismo na Obra Origens do Totalitarismo e no pensamento de Hannah Arendt. Com este propósito, seleciona-se a obra da autora como referência e realiza-se um levantamento bibliográfico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
    Ao propor um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, este livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Para isso, Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda abordam assuntos candentes da contemporaneidade como política, cultura, educação, ética, liberdade e alteridade. "Na base do farol não há luz" contribui (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Ensino médio integrado? A questão da dualidade histórica no ensino secundário.Ana Carolina Martins - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):85-92.
    Documento recente do Ministério da Educação aponta para a construção da identidade desse curso como sendo etapa final que compõe a educação básica e sinalizando a busca constante pela superação da dualidade considerada histórica entre formação geral e profissionalização. Entretanto, o mesmo documento reconhece que essa contradição ainda se faz presente na realidade educacional brasileira e, em alguns momentos, afirma a necessidade de uma educação integrada e em outros reforça a profissionalização aos mais pobres que não podem esperar o Ensino (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Complexidade e currículo:por uma nova relação.Maria Cândida Moraes - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 25.
    Neste ensaio, advoga-se a necessidade de se repensar as questões curriculares a partir da teoria da complexidade, justificando a importância desse instrumento para evitar a visão positivista de currículo, que separa disciplinas, fragmenta objeto do conhecimento, a realidade e a vida. Para tanto, são trabalhados os conceitos de currículo e de complexidade, reconhecida em seus aspectos ontológico, epistemológico e metodológico, bem como a importância da relação currículo/complexidade e alguns de seus possíveis desdobramentos em educação. Observa-se que a teorização complexa do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  1
    Objeções e (contra-)argumentos à institucionalização do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica.Patrícia Del Nero Velasco - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Desde 2019, está em pauta no Brasil a discussão sobre o Ensino de Filosofia como campo de conhecimento ou subárea de pesquisa. Trata-se de um debate que envolve, até o momento, o mapeamento das produções bibliográficas sobre o tema, a discussão sobre o estatuto epistemológico do campo e, igualmente, sobre os aspectos político-institucionais envolvidos no processo de busca de cidadania filosófica para a subárea em questão. O presente artigo propõe problematizar o campo do Ensino de Filosofia a partir de uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  40
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de fé (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith).Mary Rute Gomes Esperandio & Alexsander Cordeiro Lopes - 2012 - Horizonte 10 (26):476-499.
    Juventude e religiosidade: Cartografia dos processos de subjetivação de jovens católicos em uma comunidade de fé (Youth and religiousness: mapping the subjectivation processes of the catholic youth in a community of faith). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012.v10n26p476. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa motivada pela constatação de que muitas subjetividades juvenis católicas do Brasil vivem uma situação de fragmentação que faz emergir distintos grupos identitários e em graves conflitos no seio das comunidades de fé. Por meio da realização de uma (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino.Gabriele de Sousa Lins Mutti - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1623-1658.
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino Resumo: Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Em que ainda somos niilistas.Silvia Pimenta Velloso Rocha - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):45-53.
    A partir da crítica nietzschiana do sujeito, o artigo pretende analisar os mecanismos de produção de si presentes nas sociedades midiáticas contemporâneas como uma manifestação do niilismo. Embora de­corrente da fluidez e fragmentação do sujeito, as formas atuais de construção de si permanecem ligadas à busca de identidade e surgem como uma forma contemporânea de crença no sujeito. Para o homem contemporâneo, não se trata de afirmar a liquidez do eu, mas de curar-se dela. Palavras-chave: Nietzsche; subjetividade; modernidade.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará.Michele Sacardo & Alessandra Espíndola Cardoso - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):193.
    O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. As conclusões apontaram que o desafio que se coloca é a constituição de Programas de Pós Graduação em Educação Física para o Nordeste que superem as lacunas impostas pela própria política de Pós-Graduação na área 21, que privilegia a subárea da biodinâmica e intensifica a fragmentação do conhecimento entre as ciências humanas e sociais, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    A Educação Pública No Brasil: Texto e Contexto À Luz Do Pensamento Teórico de Dermeval Saviani.Mônica Alves Sally - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Com base no referencial teórico do professor Dermeval Saviani, o presente artigo revisitou suas contribuições teóricas sobre a política educacional brasileira. Através de revisão de literatura, foi realizada uma sucinta contextualização dos anos iniciais da formação familiar e acadêmica do autor, bem com a constituição do grupo de pesquisa, referências fundamentais à consolidação de conceitos e ideários que se tornaram basilares às análises da trajetória das ações políticas dirigidas a educação nacional, percorrendo desde o Brasil Colônia à atualidade, com a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    Teoria crítica da sociedade em Jürgen Habermas.Daniel Valente Pedroso de Siqueira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:94-110.
    O presente texto observa a teoria crítica da sociedade desenvolvida por Habermas a partir da análise das duas teses apresentadas na Teoria da Ação Comunicativa, sobre a modernidade seletiva e sobre o desacoplamento das esferas socais tematizáveis, pretendendo compreender como o avanço dos imperativos funcionais do sistema (a burocracia administrativa estatal e a economia capitalista) têm extrapolado suas áreas de atuação e aumentado ainda mais sua dinâmica sistêmica sobre o ambito da reprodução simbólica nas sociedades capitalistas do século XXI. A (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Desempacotando o Paradigma Físico da Ciência da Informação.Geni Chaves Fernandes - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):127-146.
    A organização da Ciência da Informação por paradigmas (físico, cognitivo e social), realizado por Rafael Capurro, respondia às demandas de unificação do campo por banimento de concepções que proliferaram no campo a partir dos anos 1980. Acalmado o receio de fragmentação, pode-se retomar as concepções que inauguraram a Ciência da Informação, examinando alguns de seus diferenciais, que correm o risco de ficar ocultados sob o termo “paradigma físico”. Na retomada de reconhecidos teóricos, historiadores e epistemólogos do campo nos anos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  25
    A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  41
    A ironia na teoria do romance: da exigência normativo-composicional do romance em Goethe ao viver a arte em Novalis.Antonio Vieira da Silva Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):51-67.
    O presente artigo busca explicitar o conceito de ironia na Teoria do romance. A explicitação do conceito de ironia se desdobrará num desenvolvimento duplo: como exigência normativo composicional e como radicalização subjetiva que excede a normatividade. No primeiro sentido, a ironia configura subjetivamente uma totalidade na obra épica, partindo da sua fragmentação objetiva nas relações sociais modernas. Nessa acepção, a ironia se apresenta como uma manobra subjetiva a serviço da normatividade épica do romance, pois sua finalidade é harmonizar o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    Apresentação - Dossiê Perspectivas da Filosofia Intercultural.Antonio Florentino Neto & Lucas Nascimento Machado - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1099-1108.
    Não há mais como pensar as questões filosóficas fundamentais, e o modo com que elas afetam a nossa compreensão do nosso mundo, de seus problemas e de seus dilemas, sem pensar a filosofia para além de uma visão eurocêntrica e colonialista da mesma. É com essa perspectiva em mente que esse dossiê foi feito, visando mostrar como uma abordagem intercultural na filosofia é fundamental para se refletir sobre questões fundamentais da atualidade, tais como a relação entre tradição e modernidade na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Bioética: Que Fundamentos?. Um Excurso sobre o Principio de Beneficència.Paula Oliveira E. Silva - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):89-104.
    A era pós moderna revela algumas sintomas de uma razão enferma, sendo os pnncipais a fragmentação dos modelos racionais e a restrição do horizonte epistémico deles. A recusa a assumir referentes universais sobre os quais edificar validamente um sistema racional leva consigo a derrocada de todo o princípio de validação, teórico ou prático. Tal facto compromete decisivamente qualquer ensaio de fundamentação em bioética. A ausência de uma concepção substantiva de bens e de fins manifesta-se na diversidade de sentidos dados (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  88
    Hegel e o jovem Lukács: da consonância estética à dissonância política.Antônio Vieira da Silva Filho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):9-22.
    Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas formas da grande épica (epopeia e romance) em estreita conexão com o momento histórico que as fundamenta: a Grécia arcaica configurada por Homero e a experiência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  32
    Ética, ciência e tecnologia.Ivan Domingues - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):159-174.
    O artigo visa pensar a relação entre ética, ciência e tecnologia, enfatizando o problema de sua revinculação depois da cisão entre os juízos de fato e os juízos de valor, ocorrida no início dos tempos modernos. Uma vez examinada a ética da aristocracia guerreira e a moral do santo, procura-se delinear o caminho tomando como referência a ética da responsabilidade, cujo protótipo é a moral do sábio, desaparecido no curso dos tempos modernos, em razão da fragmentação do saber e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  30.  13
    Panfletagem digital – espaço público, comunicação institucional e internet.José Aparecido de Oliveira - 2007 - Horizonte 5 (10):91-105.
    Resumo O presente artigo faz parte de uma pesquisa sobre os espaços de discussão criados, a partir da internet, entre os membros clérigos e leigos da Igreja Metodista, nos meses que antecederam o 18º Concílio Geral, realizado em 2006, conclave que resultou na saída da instituição dos organismos ecumênicos em que atua e que ajudou a fundar. O objetivo consistiu em avaliar as possibilidades e limitações da internet como emergente espaço público ampliado para as instituições. A análise teve como suporte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Ética, ciência e tecnologia.Ivan Domingues - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):159-174.
    O artigo visa pensar a relação entre ética, ciência e tecnologia, enfatizando o problema de sua revinculação depois da cisão entre os juízos de fato e os juízos de valor, ocorrida no início dos tempos modernos. Uma vez examinada a ética da aristocracia guerreira e a moral do santo, procura-se delinear o caminho tomando como referência a ética da responsabilidade, cujo protótipo é a moral do sábio, desaparecido no curso dos tempos modernos, em razão da fragmentação do saber e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  5
    O Sentido Trágico Do Humanismo Moderno.Carlos Roberto Drawin - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):441.
    Resumo: Quando se escreve um texto de caráter ensaístico e abordando um tema genérico, portanto fora dos parâmetros da especialização acadêmica, vários riscos podem ser facilmente apontados: a banalidade, o ecletismo, a confusão temática. O leitor pode se deparar, então, com mistura indigesta, inservível ou, mesmo, intragável. Não há como evitar tais riscos, embora, creio, devamos corrê-los como forma de resistir à tendência da excessiva fragmentação disciplinar e à dispersão dos saberes. Certamente os autores que apostam na audácia do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil.Marília Villela de Oliveira - 2008 - Educação E Filosofia 13 (26):7-20.
    Resumo: Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Bioética: Que Fundamentos?. Um Excurso sobre o Principio de Beneficència.Paula Oliveira E. Silva - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):89-104.
    A era pós moderna revela algumas sintomas de uma razão enferma, sendo os pnncipais a fragmentação dos modelos racionais e a restrição do horizonte epistémico deles. A recusa a assumir referentes universais sobre os quais edificar validamente um sistema racional leva consigo a derrocada de todo o princípio de validação, teórico ou prático. Tal facto compromete decisivamente qualquer ensaio de fundamentação em bioética. A ausência de uma concepção substantiva de bens e de fins manifesta-se na diversidade de sentidos dados (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Ensino de filosofia, formação e interdisciplinaridade.Cícero Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):193-203.
    O texto apresenta e discute o tema da interdisciplinaridade com foco especial sobre as ciências humanas a partir de dois movimentos articulados. Na primeira parte dedicamo-nos à elaboração do problema da fragmentação cultural por alusão à “ambiência moderna” como modo historicamente determinado de relação com a cultura e o saber, particularmente motivado pelo que Thomas Kuhn chama de “ciência normal”. Na segunda parte, e à luz de tais considerações históricas e epistemológicas da subjetivação moderna, importa apontar os desafios implicados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história.Elza Margarida de Mendonça Peixoto - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):120-165.
    Defende-se que a análise da produção do conhecimento orientada pela perspectiva da concepção materialista e dialética da história deve pautar-se: pela percepção da realidade como totalidade pré-existente e independente da sua fragmentação em disciplinas; pelo entendimento de que a produção do conhecimento expressa no plano das ideias o embate travado no âmbito das relações de produção, por forças que disputam o controle e a direção das forças produtivas. Defende-se que não é suficiente classificar a produção do conhecimento conforme as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    “Bola de Neve”: Um Fenômeno Pentecostal Contemporâneo ("SnowBall Church”: a Contemporary Pentecostal Phenomenon). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p500. [REVIEW]Lidice Meyer Pinto Ribeiro & Danilo da Silva Cunha - 2012 - Horizonte 10 (26):500-521.
    Quase que diariamente presenciamos no Brasil o aparecimento de novas alternativas religiosas, assim como uma intensa fragmentação institucional dentro das igrejas protestantes já estabelecidas. Nesse cenário, surgem igrejas autônomas, voltadas a certos públicos específicos, oferecendo produtos simbólicos mais próximos à realidade desses grupos. Enquadra-se entre as voltadas a “tribos urbanas” específicas a “Bola de Neve Church”, oficializada em 1999. Neste artigo, faz-se a análise antropológica da Igreja Evangélica Bola de Neve, situada no bairro Tatuapé, na Zona Leste da cidade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Paideia Helénica.António Freire - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (2):227 - 250.
    A paideia grega exigia, no homem perfeito, a kalokagathía (beleza física e beleza moral) e a areté que consistia no conjunto harmónico da primeira, mais o êxito. Em Creta, a civilização mais antiga da Grécia e o primeiro e mais brilhante exemplo de civilização europeia, foi descoberta por A. Evans (1900) e decifrada por Michael Ventris (1952) a escrita do Minóico Linear B. A escrita é a alma duma civilização, como a cultura é a mola propulsora da mesma. A civilização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark