Results for 'Fiéis'

37 found
Order:
  1.  11
    “Permanecei Fiéis A Terra”: a conversão filosófica em tempos de apocalipse.Gianfranco Ferraro - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):39.
    A experiência da conversão é habitualmente ligada ao contexto religioso.Contudo, autores como Pierre Hadot e Michel Foucault destacaram a presença de uma conversão filosófica, ao longo dos séculos. Se é possível verificar como nas tradições apocalípticas de caráter religioso se instaura uma conversão que visa alcançar uma manutenção do mundo em épocas de crise, também no contexto filosófico a diagnose nietzscheana do niilismo foi seguida por experiências filosóficas, como as de Simone Weil e de Georges Bataille, que visam a definição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Religião, pós-modernidade e pelo que rezam os fiéis?Rosangela Nunes Bittencourt Souza - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):310-320.
    What is Religion? What is religious community? How religion is seen today? Is religion relevant nowadays? And what do people pray for? This article intends to make a brief analysis of the relevance of religion before actual problems. Therefore, the method used is the case study taken in a Social Project that welcomes children who were victims of abuse.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    CAMAROTTI, Gerson. Segredos do Conclave: os bastidores da eleição do papa Francisco e a operação do Vaticano para estancar a hemorragia de fiéis na América Latina. 1ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2013. [REVIEW]Lucas Soares Portela - 2014 - Horizonte 12 (33):264-269.
    RESENHA: CAMAROTTI, Gerson. Segredos do Conclave: os bastidores da eleição do papa Francisco e a operação do Vaticano para estancar a hemorragia de fiéis na América Latina. 1ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    “Marketing de Guerra Santa”: da oferta e atendimento de demandas religiosas à conquista de fiéis-consumidores (Holy War's Marketing: supply and meeting of religious demands to the conquest of the faithful-consumers). DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n25p201. [REVIEW]Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho - 2012 - Horizonte 10 (25):201-232.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    “Marketing de Guerra Santa”: da oferta e atendimento de demandas religiosas à conquista de fiéis-consumidores (Holy War's Marketing: supply and meeting of religious demands to the conquest of the faithful-consumers).DOI:10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p201. [REVIEW]Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho - 2012 - Horizonte 10 (25):201-232.
    O artigo apresenta apontamentos sobre “marketing de guerra santa ” , o planejamento estratégico de gerenciamento de mercado religioso aplicado por algumas das igrejas cristãs da contemporaneidade. Vale-se de reflexões a partir de observação participante e de consulta a bibliografia especializada. Apontam-se algumas das formas com as quais essas igrejas se midiatizam e se inserem num contexto de espetacularização e mercadorização próprios da sociedade do tempo presente e imediato. O mercado religioso no qual se inserem as agências que praticam este (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    “Marketing de Guerra Santa”: da oferta e atendimento de demandas religiosas à conquista de fiéis-consumidores. [REVIEW]Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho - 2012 - Horizonte 10 (25):201-232.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Discursos religiosos e sociedade democrática.Alberto Paulo Neto & Ildo Perondi - 2017 - Horizonte 15 (47):828-854.
    O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a legitimidade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Espiritualidade e piedade popular: uma proposta eclesial e meio de santificação para os mais simples.Alexandre Augusto Siles - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):34-47.
    O objetivo deste artigo é propor, de modo simples e saudável, uma releitura transformadora na relação entre os ministérios ordenados e a missão leiga, sobretudo no tocante à espiritualidade laical como colaboração eclesial. Com efeito, desde o tempo de Jesus, o protagonismo leigo, como cooperador à evangelização sempre foi ressaltado e muito bem aproveitado pelo Mestre; dessa forma, nota-se o quanto a Igreja carece hoje dessa ajuda primordial. Não por menos, o Concilio Vaticano II, no decreto Apostolicam Actuositatem, diz que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  45
    A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger.Newton Aquiles von Zuben - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):85-102.
    a elaboração de uma ontologia fenomenológica era uma possibilidade inscrita no próprio projeto filosófico husserliano. Em que sentido, no entanto, o espírito da máxima da ?volta às coisas mesmas? serviu de inspiração ao retorno à questão do ser? Em que medida as elaborações ontológicas que se atribuíram o título de fenomenológicas permaneceram fiéis ao espírito geral e às diretrizes formais do pensamento de Husserl? É na tentativa de responder a essas questões que nos propomos examinar a posição especial de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    A hora e o lugar das Ordens Sufis na tradição isl'mica.Mateus Soares de Azevedo - 2019 - Araucaria 21 (41):395-414.
    O que é o Sufismo? Em que ele acredita? O que ele pratica? É ele uma vertente mística do Islã para alguns poucos, ou uma via aberta a muitos? O que são as confrarias ou ordens sufis? Qual a sua natureza e sua razão de ser? Qual a sua origem e seu desenvolvimento histórico? São elas “iniciáticas’’ e destinadas a uma elite espiritual, ou “populares’’ e acessíveis em princípio a todos os fieis? Estas são algumas das questões que este ensaio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  35
    Resenhas v. 2 n. 3.Wander Moreira da Costa, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):139-142.
    GALIMBERTI, Umberto. Rastros do Sagrado: o Cristianismo e a dessacralização do Sagrado. Wander Moreira da Costa KONINGS, Johan S. J. Ser cristão: fé e prática. Paulo Agostinho Nogueira Baptista KONINGS, Johan S. J. Liturgia dominical: mistério de Cristo e formação dos fiéis (anos A-B-C) Victor René Villavicencio Matienzo.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    O não-poder do papa em Guilherme de Ockham.Luis Alberto De Boni - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).
    Os escritos políticos de Ockham giram ao redor da pergunta a respeito do poder do papa. Como esse poder foi concedido por Cristo, deve-se consultar a Sagrada Escritura para saber o que ela diz a respeito. Mas a exegese bíblica cabe aos teólogos e não aos juristas. Na qualidade de teólogo Ockham afirma que os poderes do papa situam-se na ordem espiritual e mesmo nessa ordem ele não é ilimitado, pois se atém ao que foi concedido expressamente por Cristo e (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Análise Retórica de 2Pedro 3,14-16.Waldecir Gonzaga & Doaldo Ferreira Belem - 2022 - Franciscanum 64 (178).
    O presente trabalho objetiva uma exegese da perícope de 2Pd 3,14-16, pertencente a uma das cartas católicas e deuterocanônicas do Novo Testamento. Para tal, utilizaremos as regras de Análise Retórica Bíblica Semítica, propostas pelo estudioso francês Roland Meynet, e, mediante esse método, podemos verificar a centralidade das Escrituras paulinas e do problema acerca de sua correta interpretação. Longe de supervalorizar esses escritos, o hagiógrafo reclama que não somente esses são distorcidos, mas igualmente também as outras Escrituras. Esta centralidade coloca Paulo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    O cemitério como espaço devocional: um estudo sobre a devoção a Irmã Benigna (The cemetery as devotional space: a study about the devotion to sister Benigna).Ilza Mara Lima - 2013 - Horizonte 11 (29):381-402.
    Este artigo pretende analisar os cemitérios como espaço de múltiplas devoções, dentre elas as devoções marginais: as diversas formas com as quais as pessoas cultuam seus mortos, através de seus túmulos. As devoções que são manifestadas perante esses túmulos dentro dos cemitérios demonstram esta prática de fé, que se denomina de devoção marginal. Pessoas comuns que após a morte, ganham a veneração de fieis que lhe pedem a interseção junto ao sagrado, são cultuadas como milagreiras. Após o pedido realizado, o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    As religiões e o modus operandi neoliberal: A fé como produto à la carte.Jovino Pizzi - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021049.
    A lascividade dos discursos religiosos engendra uma capacidade estupefata de atrair e perverter os fiéis. Como únicos intérpretes do texto sagrado, a versão ortodoxa se apoia em um fundamentalismo que entorpece a capacidade crítica. Quem se atrever a dar outra interpretação passa a ser apontado como satânico. Uma das referências do fundamentalismo religioso está no pietismo europeu que, aos poucos, migra para os Estados Unidos. Mais recentemente, esse fundamentalismo religioso chega na América Latina. No Brasil, ele aparece sob a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    O subdiaconato católico no contexto atual.Prof Me Anderson Santamarina - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):46-52.
    O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar quem foram os subdiáconos da Igreja Católica Apostólica Romana, a época em que eles existiram e assumiram algumas funções bem definidas, cuja característica primeira era a de não sobrepor às funções do diácono, o qual, de fato, é um ministro ordenado e recebe o primeiro sacramento da ordem, no grau do diaconato. Este artigo surgiu após diversas indagações de fiéis interessados na celebração da missa, no usus antiquior (forma extraordinária) do Rito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Fenomenologia genética do transcendental e do logos em Merleau-Ponty: subversão e recuperação do antropológico.Harley Juliano Mantovani - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):77-91.
    Saímos da leitura ortodoxa da obra de Merleau-Ponty para lhe sermos mais sinceros e fiéis. Neste sentido, apresentamos as consequências para a filosofia que, de modo heroico e dramático, recupera a natureza trágica do transcendental como revelação e engajamento na contingência eterna. Mostramos que o tema privilegiado para esta filosofia, seu verdadeiro solo, é a ausência de limites precisos da fenomenologia e da ontologia. Nesses termos, analisamos de que maneira a fenomenologia estende e fortalece as fronteiras ordinárias do Logos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  2
    Lordship ano freedom in the political theory of the early 14th century.Jürgen Miethke - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):679-694.
    As noções correlatas de senhorio e liberdade foram estudadas na IdadeMédia de forma diferente de hoje. Em inúmerosdocumentos encontra-se a menção de liberdadeda gleba, direito de locomoção, direito de disporda propriedade. Os acadêmicos de fins do séculoXIII e do século XN haverão de volver-se paraeste problema devido à disputa entre o papa e aautoridade civil. Sem dúvida, o que mais aprofundoua questão foi Guilherme de Ockham, ao examinara condição dos fiéis dentro da Igreja.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    As Ideias Pedagógicas na obra de Frei Manuel do Cenáculo.Francisco António Lourenço Vaz - 2017 - Cultura:185-203.
    Neste trabalho procuramos compreender as ideias que nortearam a ação de Frei Manuel do Cenáculo, enquanto reformador de estudos para diferentes níveis e bispo empenhado na formação do clero e dos fiéis da sua diocese. Tomamos como ponto de partida os anteriores trabalhos sobre a atuação política e pastoral de Cenáculo, para sistematizar a ação em defesa do ensino e o seu pensamento pedagógico. Como textos fundamentais para esta análise, salientamos os Cuidados Literários (1791), os documentos relativos ao plano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  25
    A Mulher e a Família nas práticas discursivas de Dom Antônio Mazzarotto: primeiro bispo diocesano de Ponta Grossa- PR (The woman and familiy in the discursive practices of Dom Antônio Mazzarotto: first diocesan bishop of Ponta Grossa - PR).Matheus Machado Vieira - 2013 - Horizonte 11 (30):757-774.
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a representação da mulher e da família no discurso de Dom Antônio Mazzarotto, primeiro bispo de Ponta Grossa-PR (1930-1965). Dom Antônio Mazzarotto representou o esforço normatizador da instituição católica na diocese que tomou posse em três de Maio de 1930. Nesta desenvolveu em trinta e cinco anos um intenso trabalho pastoral. Uma das estratégias de seu bispado foi à publicação de cartas pastorais para se comunicar com o clero e os fiéis. Durante (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Apresentação.Luís A. De Boni - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):379-380.
    Corno vem acontecendo há tempo, todos os anos Veritas reserva um número para ternas de Filosofia Medieval. Os textos apresentados, por vezes, seguem urna temática específica; por vezes, têm a uni-los, acima de tudo e quase tão somente, o período histórico de que procedem. É o caso do presente volume, intitulado, por isso mesmo, de Miscellanea Mediaevalia. Os contatos que os pesquisadores brasileiros da área mantêm com estudiosos de outros países mostram-se frutíferos e permitem que artigos das mais diversas proveniências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  41
    O não-poder do papa em Guilherme de Ockham.Luis Alberto de Boni - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).
    Os escritos políticos de Ockham giram ao redor da pergunta a respeito do poder do papa. Como esse poder foi concedido por Cristo, deve-se consultar a Sagrada Escritura para saber o que ela diz a respeito. Mas a exegese bíblica cabe aos teólogos e não aos juristas. Na qualidade de teólogo Ockham afirma que os poderes do papa situam-se na ordem espiritual e mesmo nessa ordem ele não é ilimitado, pois se atém ao que foi concedido expressamente por Cristo e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Encruzilhadas epistemológicas: “Acertando O conhecimento europeu ontem com Uma pedra que atirei somente hoje”.Humberto Manoel De Santana Junior - 2018 - Odeere 3 (6):251.
    As religiões de matriz africana foram e ainda são intensamente estudadas buscando compreender sobre o seu funcionamento, as relações construídas entre os fiéis, assim como entre os fiéis e as entidades. Essa sociedade, enquanto sociedade não-europeia, é estudada com base nos conhecimentos eurocêntricos, o que torna possível compreender as formas de abordagem do conhecimento universal sobre o Candomblé, colocando assim, o conhecimento Europeu como nativo. Dessa forma, sigo o caminho proposto pela antropóloga Marimba Ani, para pensar a roça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  36
    Pentecostalismo e secularização: Da rigidez doutrinária ao pluralismo religioso (Pentecostalism and secularization: From the doctrinal rigidity to religious pluralism).Ismael de Vasconcelos Ferreira - 2012 - Horizonte 10 (28):1458-1472.
    O pentecostalismo é a religião que mais cresce, em número de fiéis, no Brasil de acordo com a última contagem populacional do IBGE. Este crescimento não se deu somente através dos métodos de evangelismo pessoal e de massa já empregados há anos pelas igrejas pentecostais, mas também teve um importante acréscimo se forem analisados os efeitos secularizantes da modernidade e que inevitavelmente afetaram essas igrejas. Com o incremento do número de pentecostais, houve também alterações significativas de suas tradições doutrinárias. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  48
    O Cristianismo diante dos Desafios da Globalização Econômica e Cultural (Christianity before the challenges of economic globalization and cultural) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p110. [REVIEW]Paulo Fernando Carneiro Andrade - 2009 - Horizonte 7 (15):110-121.
    O presente artigo objetiva refletir sobre os impactos da globalização econômica na cultura contemporânea. O processo acelerado de transformação da cultura e das relações sociais distingue-se de outros processos de mudança estrutural porque as mudanças no campo da economia desde a década de 1980 provocaram uma grave crise cultural. O que mais caracteriza os novos tempos é a expansão do mercado que se torna omniabrangente e omnipresente, transformando as relações humanas em relações de mercado. Globalização neoliberal e a expansão do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    “Pare de sofrer”: trânsitos religiosos e televangelismo na fronteira (“Stop suffering”: religious transit and television evangelism at the border) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p446. [REVIEW]Adilson José Francisco - 2011 - Horizonte 9 (22):446-465.
    Este artigo trata das formas de construção e reelaboração identitárias que ocorrem a partir dos processos de adesões religiosas em curso nos contextos urbanos atuais. Através das narrativas midiáticas e dos depoimentos orais de fiéis que aderiram ao neopentecostalismo, busca-se perceber como ocorrem os trânsitos por entre modalidades religiosas. Neste texto discuto os modos de recepção de uma modalidade de narrativa recorrente nos programas televisivos da Igreja Universal - os testemunhos – destacando a força incorporadora desta modalidade narrativa nas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  69
    Reiki: Religião ou prática terapêutica? (Reiki: religion or therapeutic practice?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p142. [REVIEW]Niédja Barros Teixeira - 2009 - Horizonte 7 (15):142-156.
    O objetivo deste artigo é analisar a imposição de mãos, através da técnica da utilização dessa terapia conhecida como reiki. Nele, focamos os agentes de cura que se utilizam dessas práticas consideradas não religiosas, suas raízes e a sua formação como parte do cenário religioso brasileiro. Para esses fieis em busca de saúde exclui a ideia de salvação comum em todas as religiões. Em suas práticas ritualísticas enquanto grupos organizados estão sempre ancorados na ideia de um Deus como energia criadora (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Acolher, renovar e servir como resposta aos desafios da pastoral urbana.Victor Silva Almeida Filho - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):178-195.
    O presente artigo tem como finalidade apresentar um panorama geral acerca da realidade pastoral da região metropolitana de Campinas. Como todos os grandes centros urbanos, Campinas exibe uma condição bastante complexa, repleta de contradições, belezas e desafios. Jesus, como homem histórico, sensível e inserido nas realidades de seu tempo, respondeu também às situações de sua época e nos dá pistas para respondermos de modo satisfatório aos fiéis de nosso tempo. Neste artigo, para a atividade eclesial diante de tais realidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  26
    Do santuário de Trindade ao jornal “Santuário da Trindade”: Reflexões sobre as mudanças de posicionamento religioso dos primeiros Redentoristas alemães em Goiás ( From “Santuário da Trindade” to “Santuário da Trindade” Journal. Considerations on the ch).Robson Rodrigues Gomes Filho - 2011 - Horizonte 9 (23):897-915.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 A vinda da Ordem Redentorista para o estado de Goiás, em 1894, revela um contexto político, econômico e religioso peculiar vivido pelo estado, em que, com o fim do regime de padroado, o controle das romarias populares, tanto quanto das manifestações religiosas não-católicas, foram de fundamental importância para a manutenção da hegemonia católica local. O papel desempenhado pelos redentoristas em Goiás, tanto no controle da romaria de Trindade, quanto no combate às religiões e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    As contribuições Das novas comunidades cristãs para a teologia do laicato.Me Fernando Rodrigues Francisco - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 39.
    João Paulo II foi o papa que destacou a importância das Novas Comunidades Cristãs no seio da Igreja. Bento XVI deu continuidade à iniciativa de seu antecessor. Nós somos herdeiros de uma Teologia do Laicato bastante elaborada, porém pouco conhecida na prática. Desde o Concílio Vaticano II a Igreja tem promovido o protagonismo dos leigos. Nos dias atuais, nós vemos uma proliferação de Novas Comunidades cuja iniciativa, na maioria dos casos, parte dos fiéis leigos e não dos ministros ordenados.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  22
    Pertença/Desafeição religiosa: recuperando antigo conceito para entender o catolicismo hoje (Religious belonging /disaffection: recover the old concept in order to understand Catholicism today) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1230. [REVIEW]Pedro Assis Ribeiro de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (28):1230-1254.
    O artigo recupera o par conceitual pertença/desafeição religiosa, usado nas pesquisas de “sociologia religiosa” nas décadas de 1950 e 1960, para analisar os fatores da perda de fiéis pela igreja católica, como demonstra o Censo IBGE de 2010. Toma como referência dados de uma pesquisa realizada na região metropolitana de Belo Horizonte em 2012. Com base nessa pesquisa, demonstra que a diminuição de fiéis não se deve a conversão mas a simples trânsito do catolicismo a outra religião. A (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    A Construção do Imaginário Religioso Católico: Estudo Sobre Três Veículos Midiáticos da Arquidiocese de Belo Horizonte em Minas Gerais.Paulo Henrique de Souza - 2014 - Horizonte 12 (33):253-254.
    SOUZA, Paulo Henrique de. A Construção do Imaginário Religioso Católico: Estudo Sobre Três Veículos Midiáticos da Arquidiocese de Belo Horizonte em Minas Gerais. 2013. 98f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Somos todos iguais? Religião e renda no Censo 2010 (We are all equals? Religion and income in 2010 Censu's) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1184. [REVIEW]Mauro Meirelles & Daniel Alves - 2012 - Horizonte 10 (28):1184-1207.
    O presente texto versa e discute a tese há muito defendida nas ciências sociais de que haveria um predileção dos pentecostais pelos pobres. Em outro tempo, houve mesmo e fez parte de seu processo constituinte enquanto uma religião recente que precisava encontrar espaço para se expandir nos grandes centros urbanos. Contudo, com o passar dos anos essa predileção foi mudando e o pentecostalismo adentrou no interior de outros estratos sociais de renda ganhando espaço e força. O cuidado com os mais (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Nomadismo Religioso: Trânsito religioso em questão (Religious Nomadism: the question of the traffic) - DOI:10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p493. [REVIEW]Ricardo Bitun - 2011 - Horizonte 9 (22):493-503.
    Procuramos mostrar neste breve artigo que o processo de secularização estudado por Max Weber, levou a religião a adaptar-se num ambiente de livre-escolha, conduzindo os sujeitos a uma escolha na qual o indivíduo, diante de inúmeras possibilidades e necessidades, é capaz de optar por aquela que melhor lhe servir. Apesar de a secularização ter perdido sua hegemonia, ela continua a suscitar calorosas discussões e inúmeros debates entre os pesquisadores do fenômeno religioso, particularmente sobre o pluralismo, as mudanças dos papéis sociais (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  58
    Martinho Lutero (1483-1546) e Tomás Müntzer (1489-1525): A justificação teológica da autoridade secular e da revolução política. [REVIEW]Martin N. Dreher - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):145-168.
    A Reforma em território alemão possui duas figuras, por vezes próximas entre si, por vezes muito distantes: Lutero e Tomás Müntzer. À medida que foi se envolvendo na vida de seus fiéis, Müntzer foi tomando caminhos próprios, discordando de Lutero que este tomava a “Palavra, em sua realidade objetiva, como constitutiva da Igreja, e afirmando que os verdadeiros fiéis são os que possuem a experiência subjetiva do “Espírito”. Também contra Lutero, que defende a resistência à autoridade, mas em (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Martinho Lutero e Tomás Müntzer : A justificação teológica da autoridade secular e da revolução política. [REVIEW]Martin N. Dreher - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).
    A Reforma em território alemão possui duas figuras, por vezes próximas entre si, por vezes muito distantes: Lutero e Tomás Müntzer. À medida que foi se envolvendo na vida de seus fiéis, Müntzer foi tomando caminhos próprios, discordando de Lutero que este tomava a “Palavra, em sua realidade objetiva, como constitutiva da Igreja, e afirmando que os verdadeiros fiéis são os que possuem a experiência subjetiva do “Espírito”. Também contra Lutero, que defende a resistência à autoridade, mas em (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Viver sem Deus e sem Religião: a vida possível no ateísmo (Living without God and religion: the possibility of atheism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p85. [REVIEW]Amauri Carlos Ferreira - 2010 - Horizonte 8 (18):85-103.
    É possível viver no mundo sem Deus? É possível viver no mundo sem religião? O autor deste texto apresenta uma resposta afirmativa a essas indagações, fundamentando-a com as ideias de Bertrand Russell. Para o autor, quando a noção de viver bem é fundamentada na verdade provisória da ciência e contrária à vida proposta pela religião, os fiéis e os representantes eclesiásticos utilizam argumentos emocionais e falaciosos para postular a verdade da fé. Ele parte do pressuposto de que entre religião (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark