Results for 'Agostinho de Hipona'

961 found
Order:
  1.  5
    As ideias.Agostinho De Hipona - 2010 - Discurso 40:377-380.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    As ideias (de ideis).Agostinho de Hipona - 2010 - Discurso 40 (40):377-380.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  55
    Agostinho de Hipona e as ambivalências do seu filosofar.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):194-212.
    The main objective of this text is to analyze some of the ambiguities that characterize Augustine of Hippo’s position regarding the so-called pagan culture in general and Greek philosophy in particular. As a matter of fact, the author of Confessions is situated in a mid-term, which I identify by the expression “the paradox of between”, for he does not totally embrace the position of Justin Martyr, who identifies Christian wisdom with Greek philosophy, neither does he claim the other extreme position (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. O conceito do belo em Agostinho de Hipona.Rogério Miranda de Almeida - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):09-23.
    Estas reflexões têm como principal objetivo mostrar como a concepção do belo em Agostinho de Hipona é tributária da tradição platônico-aristotélica e das Escrituras. No que tange à primeira influência, a ênfase é colocada nas noções de simetria, de proporção, de forma, de unidade e, portanto, de belo. No que diz respeito às Escrituras, Agostinho considera em primeiro lugar o papel da criação e a ação de Deus no universo como o Ser a partir do qual todas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Agostinho de Hipona, Sermão 24: Deus, quem é semelhante a ti? (Salmo 82, 2).Clever Cardoso & Moacyr Novaes - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Tradução do Sermão 24 de Agostinho de Hipona: Deus, quem é semelhante a ti? (Salmo 82, 2). Proferido no Concílio de Cartago em 16 de Junho de 401 d.C.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Agostinho de Hipona.Paula Oliveira E. Silva - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43271.
    Este artigo analisa a conceção agostiniana do belo a partir da relação dinâmica entre três elementos fundamentais: a congruência, o desejo e a felicidade. Nesta análise assinalam-se duas etapas do desenvolvimento da teoria agostiniana do belo. Uma primeira caracteriza-se pela adesão a uma conceção intelectualista do belo e da vida feliz. Uma segunda mostra como Agostinho, confrontado com o problema da visão de Deus in patria, integra a corporeidade na experiência do belo na fruição do bem supremo. Na conclusão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Soberania sob julgamento: crise na teologia política de Agostinho de Hipona, entre Carl Schmitt e Erik Peterson.Martin Grassi - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:111-123.
    Neste artigo argumento que o conceito de crise está no coração da Teologia Política, focalizando o trabalho principal de Agostinho de Hipona, A Cidade de Deus. A estratégia de Agostinho é reunir os significados médicos e teológicos da crise para defender a soberania única do Único Deus, o único que decide e julga ao longo do curso crítico da história e o Único que porá fim a tudo com Seu Juízo Final. O foco no tratado de (...) também mostrará como a disputa teológica política entre Carl Schmitt e Erik Peterson deve ser examinada mais uma vez, principalmente para redefinir o conceito de soberania pelo conceito de crise, pois ser considerado um soberano é em si algo a ser decidido. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Unidade cordial da pessoa humana e da comunidade: o símbolo do coração nos escritos e na recepção artística de Agostinho de Hipona.Davi Chan Ribero lin & Anthony Dupont - 2021 - Franciscanum 63 (175):1-22.
    Este artigo irá examinar a concepção de Agostinho de Hipona sobre o coração humano, visto que, ocupando o lugar de um cardiologista, Agostinho prescreve um tratamento terapêutico intensivo. Serão considerados três movimentos essenciais do cor agostiniano. Primeiramente, Agostinho propõe uma busca pelo coração, a câmara secreta, o centro vital interior que necessita ser reencontrado. Uma vez localizado o coração, somos levados a um segundo movimento: o retorno ao coração. Depois de diagnosticar sua própria doença cardíaca, um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  34
    Amicitia nostra vera ac sempiterna erit: As fontes da Amizade Espiritual em Agostinho de Hipona.Maria Manuela Brito Martins - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):209 - 240.
    O presente artigo constitui um estudo do conceito de amizade em Santo Agostinho, em particular tal como ele se apresenta nas Confissões e nas Epístolas, tendo especialmente em conta a influência que a noção de φιλία ou de amicitia produziram no seu pensamento. Mostra-se também que o modelo teórico ciceroniano é uma das principais fontes de Agostinho, mas não a única. Nesse sentido, a definição que Cícero dá da amizade transforma-se em motivo para uma verificação da medida em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Agustín de Hipona en la obra arendtiana temprana.Ari Angelina Costamagna Fernández - 2021 - Perspectivas 6 (2):95-117.
    Resumo. Hannah Arendt. Educação inicial. Agostinho de Hipona. Este artigo faz parte de uma investigação em andamento, na qual exploramos a leitura de arendtiana do Agostinho de Hipona, partindo da obra inicial, El concepto de amor en San Agustín (2001). Consideramos que a investigação da dissertação doutoral, obra tão pouco explorada pelos seus mais relevantes interpretes, pode brindarmos novas chaves de leitura da teoria política de Hannah Arendt, tornando mais complexo nossa abordagem na sua leitura heterodoxa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. " Existence et Liberté" de Joseph de Finance.Agostinho De Matos - 1958 - Revista Portuguesa de Filosofia 14 (2):186-190.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Horizonte, 20 anos! Apresentação: Horizonte, v 15, n. 45, jan./mar. 2017.Carlos Frederico Barboza de Souza & Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2017 - Horizonte 15 (45):5-10.
    Horizonte, 20 anos! Apresentação, Horizonte, v 15, n. 45, jan./mar. 2017.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Opúsculos Selectos de Filosofia Medieval.S. Agostinho Tertuliano, S. Anselmo, S. Tomás de Aquino & Pedro Hispano - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (1):203-203.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  34
    Resenhas v. 3 n. 5.Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Vinicius Mariano de Carvalho - 2004 - Horizonte 3 (5):195-200.
    TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo; VIGIL, José Maria (Org.). Pluralismo e libertação. Por uma teologia latino-americana pluralista a partir da fé cristã DAMEN, Franz et al. Pelos muitos caminhos de Deus . Desafios do pluralismo religioso à Teologia da Libertação. Paulo Agostinho Nogueira Baptista KOSCHORKE, Klaus (Hg.). Transkontinentale beziehungen in der geschichte des außereuropäischen christentums/transcontinental links in the History of non-western christianity. Vinicius Mariano de Carvalho.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    As crianças participam de corpo inteiro.Kátia Agostinho - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):347-362.
    As crianças participam de corpo inteiro nos seus mundos de vida, visibilizando a natureza incorporada da ação humana. A partir de uma pesquisa etnográfica com crianças em nível de doutorado, sua empiria e bases teóricas, vimos que o corpo das crianças está na base de toda sua experiência social, mediador das relações, das práticas, dos discursos, das apropriações do Outro e do mundo. Tal ideia precisa ser considerada nas práticas pedagógicas, para que vençamos os fortes mecanismos de controle e dominação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  75
    Canonical Extensions and Relational Representations of Lattices with Negation.Agostinho Almeida - 2009 - Studia Logica 91 (2):171-199.
    This work is part of a wider investigation into lattice-structured algebras and associated dual representations obtained via the methodology of canonical extensions. To this end, here we study lattices, not necessarily distributive, with negation operations. We consider equational classes of lattices equipped with a negation operation ¬ which is dually self-adjoint (the pair (¬,¬) is a Galois connection) and other axioms are added so as to give classes of lattices in which the negation is De Morgan, orthonegation, antilogism, pseudocomplementation or (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  23
    Deleuze E Leibniz: Um único Lance de dados ou a univocidade do ser E a equivocidade de seus sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Nas encruzilhadas do pensamento.Agostinho Veloso - 1956 - Porto,: Livraria Apostolado da Imprensa.
    1. Sob o signo de Descartes, diálogos sobre filosofia moderna.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  35
    Educação e cidadania: a formação humanista da juventude nos Projetos Político Pedagógicos (Education and citizenship: the humanistic education of youth in Pedagogical Political Projetcs). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p399. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz, Paulo Agostinho Nogueira Baptista, Alex de Souza Braga & Maria Emília Abreu Carneiro - 2012 - Horizonte 10 (26):399-431.
    A sociedade contemporânea convive com situações sociais, políticas e econômicas que suscitam o desejo de paz, de tolerância e de justiça. A escola é uma instituição essencial na organização social, pois por ela passam crianças, adolescentes e jovens por um período de tempo importante de sua formação e de construção da sua identidade. Nesse processo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem um papel fundamental, pois gera uma ação intencional e propõe uma direção a partir de um compromisso construído coletivamente e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Educação e cidadania: a formação humanista da juventude nos Projetos Político Pedagógicos (Education and citizenship: the humanistic education of youth in Pedagogical Political Projetcs). DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n26p399. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz, Paulo Agostinho Nogueira Baptista, Alex de Souza Braga & Maria Emília Abreu Carneiro - 2012 - Horizonte 10 (26):399-431.
  22.  28
    O homem dos lobos: Deleuze, Guattari e a psicanálise.Larissa Drigo Agostinho - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):377-406.
    apresentamos uma comparação entre leituras distintas do caso do homem dos lobos visando explicitar e explicar as críticas deleuzo-guattarianas à psicanálise e, por consequência, os limites técnicos e teóricos desta. Serão abordadas as seguintes questões: a centralidade do complexo de Édipo na psicanálise, a castração em Freud e seus significados e limitações e, por fim, o caráter qualitativo da libido. O objetivo desta exposição é apresentar algumas das principais teses da esquizoanálise e expor a relevância de um conceito renovado de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  38
    Guattari: máquinas e sujeitos políticos.Larissa Drigo Agostinho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):103-126.
    Resumo: A partir de uma apresentação do contexto político e social no interior do qual a obra de Guattari se insere, buscamos definir o debate político francês da década de 60, no campo do marxismo, sobretudo do materialismo histórico em torno da questão do sujeito da história. O objetivo deste artigo é explicitar as razões que levam Guattari a romper com o estruturalismo, representado na psicanálise por Lacan e no marxismo por Althusser. A relevância deste texto está na apresentação do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    The late style: deleuze and beckett.Larissa Drigo Agostinho - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):617-636.
    Resumo Procuramos demonstrar, a partir de uma relação entre a noção adorniana de estilo tardio e obras tardias de Deleuze - sobretudo L’épuisé, que trata da obra igualmente tardia de Beckett para a televisão - que há no pensamento deleuziano uma importante reflexão sobre a morte. Procuramos salientar a presença desta ideia e diferenciar a morte da noção de negativo, criticada pelo autor. Uma vez traçada a natureza desta reflexão, pretendemos questionar sua relevância no estudo da obra de Beckett.In this (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O Mestre.Santo Agostinho, António Soares Pinheiro & Maria Leonor Xavier - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (1):166-166.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Do sebastianismo à filosofia do mito.Agostinho Nogueira - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (3):571-614.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Uma Carta de H. N. Clausen Para S. A. Kierkegaard Seguida de Uma Resposta Favorável.Maria Deiviane Agostinho dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):182-188.
    Kierkegaard, o personagem histórico, é conhecido em grande parte por sua ironia e sua insubordinação diante de seus professores. No entanto, alguns professores, como H. N. Clausen, têm o respeito de Kierkegaard. A tradução destas duas cartas é importante para estabelecer a relação de Kierkegaard com H. N. Clausen, mostrando que a filosofia de Kierkegaard chega à Europa e especialmente à Itália através de Clausen, refutando a visão na qual Kierkegaard não foi apreciado e lido durante a sua vida. Kierkegaard (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  59
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    A Prova da Existência de Deus No de Libero Arbitrio de Agostinho.Maurizio Filippo Di Silva - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):11-21.
    O objetivo deste artigo é o de esboçar a prova da existência de Deus traçada por Agostinho de Hipona no segundo livro do De libero arbitrio. Tendo em vista tal fim, na primeira parte desta pesquisa, examinar-se-á o critério indicado pelo Hiponense para provar que Deus existe. Em seguida, isto é, na segunda etapa deste estudo, analisar-se-á a reflexão agostiniana sobre a Verdade como objeto comum e imutável do conhecimento da razão humana. Por fim, na terceira parte desta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A bioética frente aos procedimentos médicos na reprodução humana assistida e na manipulação genética de células humanas.Cheila Aparecida Oliveira & Agostinho Oli Koppe Pereira - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):19-30.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    O jovem leitor Agostinho no livro III das Confissões.Daniel Fujisaka - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):44-59.
    Esse artigo pretende explorar a narrativa de Agostinho acerca de sua adesão ao pensamento gnóstico-maniqueu, livro III das suas Confissões, como momento falacioso do espírito, engenho de simulacro linguístico enganador. O livro III das Confissões de Agostinho de Hipona pode ser lido como análise do filósofo sobre suas próprias condições de assentimento às representações literárias como via de acesso à verdade ou falsidade na medida em que problematiza a via gnóstico- maniqueia outrora trilhada como uma questão de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    A Conferência de Puebla: contexto e papel da juventude e da educação.Paulo Agostinho Nogueira Baptista, Wellington Teodoro da Silva & Giseli do Prado Siqueira - forthcoming - Horizonte:1426-1426.
    Fourty years ago, more than 190 Latin American bishops, attended by the newly elected Pope John Paul II, were gathered for the III General Conference of the Latin American Episcopate in Mexico, in Puebla de Los Angeles, between January 27th and February 13th, 1979. For Paul VI, The purpose of celebrating the 10th anniversary of Medellin was to translate his Apostolic Exhortation Evangelii Nuntiandi to Latin America: from “evangelization in the contemporary world” to “Latin America’s evangelization in the present and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Augustinus homo dialecticus – Agostinho em defesa da dialética no Contra Crescônio, gramático e donatista.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):37-56.
    Agostinho de Hipona recebeu uma formação intelectual nos moldes da cultura clássica, tendo sido educado segundo o ciclo disciplinar varroniano. Provém dessa educação sua apreciação da dialética como arte que instrui argumentar corretamente e que permite discernir, nos discursos, os elementos que geram a falsidade da conclusão. É a dialética que permite conectar proposições verdadeiras para alcançar conclusões também verdadeiras e é elaa ciência que deflagra a falsidade e a dissimulação nos argumentos. Ora, na obra Contra Crescônio, gramático (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  37
    Relatório da Pesquisa "Perfil do Estudante das Instituições Católicas de Ensino Superior".Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2013 - Horizonte 11 (31):1214-1274.
    A pesquisa "Perfil do Estudante das Instituições Católicas de Ensino Superior" foi realizada e concebida com o objetivo de contribuir para o planejamento e o subsídio do trabalho da pastoral universitária. O projeto nasceu do interesse do setor de Pastoral Universitária da ABESC - Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas - em conhecer a realidade juvenil para esse planejamento pastoral. Um ano antes havia sido realizada a pesquisa "Perfil do Estudante da PUC-MG" que serviu como modelo. Participaram da pesquisa 22 (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Manual para Avaliação de Textos.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2010 - Horizonte 8 (16).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Manual para Submissão de Textos.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2010 - Horizonte 8 (16).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Horizonte 25 anos: história e qualificação de um periódico da área de ciências da religião e de teologia.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - forthcoming - Horizonte:206208-206208.
    A área de Ciências da Religião e Teologia avançou muito, especialmente a partir de 2010, com o início da consolidação da sua associação, a ANPTECRE. Um pouco antes, o Programa de pós-graduação _stricto sensu_ em Ciências da Religião da PUC Minas – PPGCR PUC Minas teve seu curso de mestrado reconhecido pela CAPES, em 2007, e iniciou suas aulas em 2008. Antes de tudo isso, em 2003, o periódico Horizonte retomou suas atividades (surgiu em 1997) e, no contexto da criação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  34
    Relatório da Pesquisa "Perfil do Estudante da PUC-MG".Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2013 - Horizonte 11 (31):1275-1314.
    A pesquisa "Perfil do Estudante da PUC-MG" foi concebida para oferecer dados e subsídios ao Serviço de Pastoral da Universidade - SPU PUC Minas. Coordenou a pesquisa o prof. Paulo Agostinho N. Baptista, que atuou junto aos professores Euclides Guimarães Neto e Maria Clara Baeta Galuppo na análise e redação do relatório. Ainda da PUC Minas, foram consultores os professores Pe. Alberto Antoniazzi, Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves, Elisete de Assis Rebello e Romualdo Francisco Dâmaso. O professor Carlos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    A dialogação: a práxis do diálogo inter-religioso no paradigma ecológico.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2003 - Horizonte 2 (3):55-72.
    O artigo procura responder a um dos grandes desafios teológicos da atualidade: o diálogo inter-religioso. Trabalha a dimensão da práxis do diálogo, especialmente, no pensamento de Leonardo Boff, identificado a partir de 1992 em um novo paradigma - o paradigma ecológico. A dialogação (como práxis dialogal) é pensada num grande encontro teoantropocósmico, articulando Deus, Ser humano e Natureza. Três momentos compõem essa práxis dialógica: dialogação mística ou espiritual; dialogação fraterna; e a ética da vida. Não são três momentos separados. Articulam-se (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  22
    A re-ligação: o encontro das religiões e o cristianismo na Teologia Teoantropocósmica.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2004 - Horizonte 3 (5):152-166.
    Vive-se uma demanda por integração, por solidariedade. As religiões e o cristianismo, em especial, podem respondem a esse desafio? A visão de re-ligação de Leonardo Boff, à luz do paradigma ecológico, abre novas perspectivas para as religiões, especialmente para a experiência cristã e seu papel no contexto atual. Objetiva-se aqui refletir sobre o significado do encontro das religiões ante os desafios oferecidos pela realidade ecológica, propiciando uma visão teológica teoantropocósmica. Palavras-chave: Re-ligação; Religião; Cristianismo; Paradigma ecológico; Teologia Teoantropocósmica; Diálogo. ABSTRACT Nowadays (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  34
    Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade.Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Giseli do Prado Siqueira - 2020 - Horizonte 18 (55):33-33.
    A presença do componente curricular Ensino Religioso – ER na escola, de modo especial na escola pública, é marcada pela controvérsia. O Brasil viveu sob o manto da confessionalidade, mesmo depois do decreto n. 119A, e a separação legislativo-jurídica entre Igreja e Estado não pôs fim ao problema. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste artigo é refletir sobre a configuração atual do Ensino Religioso na escola pública, a partir de breve referência inicial aos antecedentes históricos e aos aspectos filosóficos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Globalização e as teologias da Libertação e do Pluralismo Religioso.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2006 - Horizonte 5 (9):54-79.
    A “globalização” é um fenômeno desafiante. É um conceito que apresenta diversas significações e utilizações. Há certa imprecisão conceitual sobre a “globalização”, especialmente no campo teológico, encontrando-se outras categorias que também são utilizadas com a intenção de representá-la: “mundialização” e “internacionalização”. A complexidade dessas realidades faz surgir ainda conceitos como "globalidade” e “globalismo”. Como compreender esses fenômenos, suas dimensões e todas essas terminologias? E como alguns teólogos têm se apropriado dessa realidade? Este artigo discute e define esses diversos conceitos, amparando-se (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    Geração Universitária da PUC Minas: o que mudou entre 1990 e 2013?Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2014 - Horizonte 12 (36).
    Este artigo apresenta os principais dados, e algumas hipóteses interpretativas, sobre uma primeira leitura da pesquisa “Geração universitária: perfil atual. Um estudo de caso”, com apoio do CNPq, realizada através de survey aplicado entre novembro e dezembro de 2013, com estudantes da PUC Minas. Igualmente, objetiva-se apresentar dados comparativos, nos elementos possíveis, pois houve ampliação e mudança no questionário, com relatório de survey de 1990, sobre o “Perfil do Estudante da PUC-MG”, de modo a oferecer um quadro de duas gerações (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Agostinho e o tempo da alma.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Um marco sobre a questão do tempo na História da Filosofia, o livro XI das Confissões de Agostinho de Hipona (354–430) ainda hoje recebe interpretações. O presente artigo menciona pontos que já apresentei noutro texto sobre o tempo como espelho da alma, no entanto ele recebe o acréscimo de dois pontos que mudam a ênfase de minha interpretação prévia: (1) a citação a Josué e (2) a escolha de Deus creator ominum para exemplificar a relação, via tempo, entre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  37
    Resenhas v. 4 n. 7.João Batista Libanio, Suzana dos Santos Gomes & Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2005 - Horizonte 4 (7):167-185.
    EUVÉ, François. Science, foi, sagesse . Faut-il parler de convergence? João Batista Libanio MUTSCHLER, Hans-Dieter. Physik und religion . Perspektiven und Grenzen eines Dialogs. João Batista Libanio RIEGER, Joerg. Remember the poor . The callenge to theology in the twenty-first century. João Batista Libanio RIBEIRO, Fernando. Os Incas . As plantas do poder e um tribunal espanhol. João Batista Libanio SOUZA, Alberto de Mello e (Org.). Dimensões da avaliação educacional . Suzana dos Santos Gomes BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Embates presentes nas cartas trocadas entre Jerônimo (347-420 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.): a expressão de projetos em defesa da educação cristã. [REVIEW]Juliana Calabresei Voss Duarte & Terezinha Oliveira - 2024 - Horizonte 21 (64):206312-206312.
    Esse artigo tem por objetivo analisar um conjunto de onze [11] cartas trocadas entre Jerônimo de Estridão (347 -420 d. C.) e Agostinho de Hipona (354-430 d. C.) e reconhecer que mesmo em meio a divergências de pensamento, os dois teólogos defenderam a fé cristã e os ensinamentos de Jesus Cristo como modelo a ser seguido pelo homem. Por meio dessas epístolas é possível perceber a autoridade eclesial mantida por Jerônimo e Agostinho em defesa das concepções e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  37
    A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral.Luiz Antônio Pinheiro - 2008 - Horizonte 7 (13):115-126.
    Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Carta de Descartes a Colvius de novembro de 1640: acerca da herança agostiniana da proposição cogito, ergo sum.Rafael Teruel Coelho - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:247-252.
    Trata-se de uma tradução de uma carta que Descartes remeteu a Colviu em novembro de 1640 na qual ele delimita as diferenças entre seu cogito e o penso, logo existo de Santo Agostinho.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  35
    Resenhas v. 2 n. 3.Wander Moreira da Costa, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):139-142.
    GALIMBERTI, Umberto. Rastros do Sagrado: o Cristianismo e a dessacralização do Sagrado. Wander Moreira da Costa KONINGS, Johan S. J. Ser cristão: fé e prática. Paulo Agostinho Nogueira Baptista KONINGS, Johan S. J. Liturgia dominical: mistério de Cristo e formação dos fiéis (anos A-B-C) Victor René Villavicencio Matienzo.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961