Hermann Lotze e Franz Brentano

Guairacá - Revista de Filosofia 34 (1):26-44 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Resumo: Franz Brentano não foi uma figura solitária que propôs sua filosofia isolada de outros filósofos contemporâneos na Alemanha, tal como alguns neo-brentanianos reivindicaram nos últimos anos. O objetivo deste artigo é corrigir tais concepções equivocadas estabelecendo que Brentano desenvolveu sua psicologia filosófica engajado ativamente no rico contexto histórico-intelectual e acadêmico de seu tempo - em particular, sob a influência de Hermann Lotze. Especificamente, Brentano: (i) adota de Lotze a ideia de que juízo não é apenas uma associação de ideias, mas uma asserção do conteúdo; (ii) também adota a ideia de Lotze de que o conteúdo da percepção é algo dado; (iii) a noção brentaniana de intencionalidade também foi herdada de Lotze, (iv) bem como o método da psicologia descritiva; (v) finalmente, Lozte e Brentano concordaram ao admitir que percepção e conhecimento estão intrinsicamente conectados às emoções. Ao mesmo tempo, há ao menos dois pontos nos quais Brentano discorda de Lotze: (i) ele critica a teoria da percepção do signo local, bem como o atomismo de Lotze. Estas eram claramente teorias construtivistas inspiradas por Kant. (ii) Brentano também critica o princípio do teleomecanismo de Lotze, influenciado pelos idealistas alemães.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hermann Lotze e Franz Brentano.Nikolay Milkov - 2018 - Revista Guairacá de Filosofia 34 (1).
Conhecimento de Fenômenos Psíquicos em Brentano.Johannes L. Brandl & Joelma Marques de Carvalho - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):51-77.
Embustes fenomenológicos entre Husserl e Brentano sobre a origem do tempo.Isabela Carolina Carneiro de Oliveira - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):8-25.
Para que precisamos do conteúdo disjuntivo?Ernesto Perini-Santos - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
Brentano e a Idealidade do Tempo.Denis Seron - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):35-49.

Analytics

Added to PP
2018-09-21

Downloads
568 (#33,630)

6 months
100 (#54,296)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?