ESTE É OU NÃO UM TEXTO DE FILOSOFIA?NÓS E TU: PARA ALÉM DOS CÂNONES

Revista Razão e Fé 23 (2):67-75 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Quem ou que instituição pode definir o que é filosofia? Em perspectiva descolonial ainda é necessária a filosofia ou ela é apenas mecanismo da tradição ocidental e por trazer consigo as totalidades desta cultura devemos desprezá-la e buscar outros nomes e jeitos pelos quais algo semelhante a isso que a cultura ocidental chama de filosofia foi realizada em outras culturas em perspectivas libertadoras? O que significa hoje, começo de séc. XXI, fazer filosofia no Brasil? Estas e outras questões perpassam este texto que poderá ser considerado ou não acadêmico ou filosófico dependendo da sensibilidade e razão de quem o lê e com ele dialoga. Um caminhar sobre uma corda – sempre bamba - perpassando nós que se relacionam complexamente alimentando fluxos que nutrem complexas redes de comunidades. O Tu aparece sempre evidentemente como obstáculo. Os nós, são sempre o que percebemos? Eis um necessário confrontar à ontologia desde uma ética áltera, de libertação

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,075

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia e ética do discurso: o fundacionismo moderado em Habermas.Vânia Dutra de Azevedo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):396-410.
La ética de la virtud y su lugar en la teoría ética.Jacob Buganza - 2017 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 55:54-67.
Conhecimento humano e a ideia de afecção na Ética de Espinosa.Levy Lia - 2013 - Analytica. Revista da Filosofia 17 (2): 221-247.
La Anarquía Como Orden En De Otro Modo Que Ser.Andrea Pérez - 2010 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 31.
La anarquía como orden en de otro modo que ser.Andrea Mejía Pérez - 2010 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 31 (103).
Piezas de un modelo para armar, desarmar y rearmar: Autores, textos y temas en la construcción de los cánones filosóficos.Silvia Manzo - 2017 - In Susana Maidana & María Mercedes Risco (eds.), La modernidad ayer y hoy. San Miguel de Tucumán: Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Tucumán. pp. 117-146.

Analytics

Added to PP
2024-05-09

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Hugo Allan Matos
Universidade Federal do ABC (PhD)

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references