Significação da Vida e Liberdade: Ciência e Metafísica na Filosofia de Bergson

Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (1) (2003)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Nosso objetivo é mostrar como, para Bergson, a investigação do problema da significação da vida envolve a colaboração entre ciência biológica e metafísica. Para ele, o estudo da vida é, antes de tudo, uma investigação sobre o homem. Isto é, a compreensão do homem passa pela abordagem dos dados fornecidos pela biologia. Ora, esses dados revelam que essa compreensão é atingida ao se considerar a constituição da inteligência humana, faculdade com função e campo de aplicação determinado: ela assegura a perfeita inserção do corpo em seu meio, preside a representação das coisas exteriores e pensa a matéria; isto é, possui um caráter essencialmente prático. Para além dessa compreensão da inteligência, o estudo da vida permite saber “sobre quais pontos, em quais direções, por quais necessidades nosso pensamento é limitado”. A partir daí, a tentativa de ultrapassar essa limitação vai caracterizar o esforço da própria inteligência em ultrapassar os quadros de seu conhecimento natural. Testar essa capacidade da inteligência é procurar explicar não apenas o nascimento de outra faculdade humana, mas, sobretudo, indicar um território privilegiado a partir do qual a metafísica pode ser reinstaurada

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,783

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
A Liberdade De Leibniz.Tessa Lacerda - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
A Classificação Lockeana Das Idéias: Idéias Fora Do Lugar?José Guerzoni - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
“a Vida É Apenas Um Espelho” – O Conceito Crítico De Vida De Schopenhauer.Matthias Kossler - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (2):17-30.
Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).

Analytics

Added to PP
2015-02-05

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

References found in this work

No references found.

Add more references