Nietzsche: O Niilismo e o Riso da Transvaloração

Revista Dialectus 31 (31):51-71 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo parte da relação do riso com o conceito do dionisíaco, no que concerne à “consolação metafísica” em uma existência contraditória e sem sentido, para daí conduzir o problema do niilismo (desvalorização) e da transvaloração a uma conexão com a alegria. Em O Nascimento da tragédia, Dioniso era o deus consolador, que redimia o sofrimento da existência no fenômeno estético; a partir de 1886, ele será o deus cruel, que desejará os seres humanos “mais fortes, mais malvados, mais profundos”. Este Dioniso cruel trará a consolação “aqui em baixo”, ensinando a rir e redimindo a existência nela mesma, sem deus e sem metafísica. Este riso, síntese da alegria trágica, supera toda metafísica de artista, afirma a crueldade do acaso e da necessidade, e estabelece um princípio avaliador imanente ao corpo. É com relação à alegria trágica que será possível compreender, assim, a gaia ciência e a relação que ela estabelece com o pessimismo – ou melhor, com a superação do pessimismo. O desenvolvimento do presente texto defende que, sendo o riso o efeito de uma virada axiológica na qual o sofrimento é transmutado em alegria e a existência inteira é redimida nela mesma, sem qualquer referência exterior ou metafísica, então ele se torna também um dispositivo de transvaloração, na medida em que mobiliza a avaliação na inversão, ou seja, na medida em que dispõe de inversões perspectivistas dos valores que colocam em suspenso não apenas as venerações entusiásticas e dogmáticas da moral, mas sobretudo abala toda estima e valorização de inspiração niilista que permeia o pensamento.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,503

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dionisíaca Ilha: Nietzsche, o Riso e o Risível.Jarlee Salviano - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):135-148.
Christus agelastus: O riso E o pensamento cristão na idade média.José Rivair Macedo - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):549-567.
Nietzsche: Crítica e Desprezo.Thiago Ribeiro Magalhães Leite - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):88-98.
Riso sardanio e riso sardonio da Omero a Nonno. Una storia di destini incrociati.Giuseppe Broccia - 2001 - Annali Della Facoltà di Lettere E Filosofia. Università di Macerata 34:9-54.
Riso estético.Renan Pavini - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
Aspectos do niilismo em Nietzsche.João Constâncio - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
Nietzsche e a arte.Adriany Ferreira de Mendonça - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).

Analytics

Added to PP
2023-12-30

Downloads
9 (#1,245,240)

6 months
9 (#299,238)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references