Exiliografias: modos de escrever a história dos exílios na América Latina

Dialogos 24 (3):284-304 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo empreende uma avaliação da historiografia produzida sobre os exílios políticos no contexto social das ditaduras latino-americanas do cone sul. Apresenta como referência três obras publicadas entre os anos de 2007 a 2013. Seu objetivo é destacar os modos de inserção e visibilidade mais frequentes que o tema exilar alcançou na pauta dos historiadores, a partir da percepção e descoberta sobre a magnitude do fenômeno. Neste sentido, desenvolve um debate em torno dos seguintes eixos propositivos: como os trabalhos apontados ajudaram a consolidar o objeto “exílio” nos termos de uma grade sistemática de interpretação; e de que modos se formalizou uma rede interdisciplinar e transnacional de estudiosos cuja experiência com os problemas de pesquisa mostrou-se fundamental para renovar os sentidos teóricos, historiográficos e metodológicos relacionados ao tema. Conclui que tais intervenções acabaram por conferir um estatuto de legitimidade heurística às investigações sobre os exílios.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,963

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Filosofia Latino-Americana da Superficialidade.Ronie Silveira - 2017 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 38 (116):47-72.
Alteridade Indígena.Julie Dorrico - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):59-72.
Modos de pensar y ontología lingüística.Jesús Gerardo Martínez del Castillo (ed.) - 2017 - Saarbrücken, Germany: Editorial Académica Española.

Analytics

Added to PP
2020-12-23

Downloads
6 (#1,462,063)

6 months
3 (#978,111)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references