Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies

Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):144-181 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objeto da reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina. A questão que se coloca é perceber quais os conteúdos que estão incluídos sobre a América Latina, nestas propostas curriculares, se há semelhanças e diferenças entre estes documentos e se os conteúdos veiculados nas propostas curriculares implantadas a partir de 1995, nestes dois países, refletem as mudanças no ensino de história, sugeridas pelo MERCOSUL Educacional. O texto foi dividido em dois subtemas, sendo que no primeiro, estão dispostos os dados referentes à América Latina no ensino secundário das propostas curriculares veiculadas nos séculos XIX até a década de 1980, do século XX e no segundo, são trazidos os conteúdos da América Latina que estão propostos para o sétimo e o oitavo anos, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Brasil e para o oitavo e nonos anos, nos Contenidos Básicos Comunes, da Argentina. Foi possível concluir que o lugar da América Latina foi bastante escasso, inclusive no contexto em que ascenderam suas preocupações com o nacionalismo. No caso do Brasil, o currículo foi fabricado de modo a tanto valorizar a história europeia e estadunidense, como modelo a ser seguido, e, num segundo plano, a valorizar a sua própria história. Esta lógica foi igualmente percebida na Argentina, que tinha a sua história como apêndice de uma história universal, privilegiando o olhar sobre o Estado, excluindo os conteúdos sobre a América Latina. Já as propostas curriculares veiculadas a partir de 1995, no Brasil e na Argentina, apresentaram mais permanências do que mudanças, uma vez que colocaram os conteúdos da História da América Latina na condição de ser a sobremesa de um menu, cujo prato principal ainda é a história europeia. Palavras-chave: Ensino de História da América. Mercosul Educacional. Propostas curriculares.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Historia argentina. [REVIEW]Sigfrido Letichevsky - 2007 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
Jorge Abelardo Ramos, the “inventor” of Ugarte: Marginality, canon and nation.Claudio Maíz - 2013 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 15 (1):75-88.
Brasil, América Latina e crise das reformas liberais.Luis Sergio Henriques - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):131-135.

Analytics

Added to PP
2016-03-20

Downloads
23 (#664,515)

6 months
1 (#1,510,037)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references