Perspectivas de um novo espaço representacional humano: crítica de fronteiras na interface da Literatura e da Antropologia

Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (2) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A cultura humana envolve uma rede complexa de dinâmicas e de trocas simbólicas. Entre as perspectivas teóricas que propiciam perscrutar liames dessas dinâmicas, possibilitando vislumbrar horizontes de tendências de novos paradigmas que se engendram nas fronteiras móveis de formas de representação da vida humana, entendemos que os Estudos Comparados de Literatura, por sua natureza interdisciplinar, possibilitam canais de comunicação entre várias disciplinas e áreas do conhecimento. Como espaço de reflexão, a perspectiva contemporânea desses estudos vem encorajando a tomada de consciência da capacidade de a literatura ser uma forma de conhecimento da realidade e, por isso mesmo, encoraja a tomada de consciência do caráter pluralista que envolve o fenômeno literário, possibilitando relações interculturais, interdiscursivas e intersemióticas. O presente estudo com base nesses pressupostos, propõe, pelo diálogo possível entre a Literatura e a Antropologia, uma leitura da obra Onde a onça bebe água, tendo as representações presentes nas cosmologias amazônicas, como ponto de discussão e intercâmbio. Para tanto, serão utilizados estudos do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro e a produção literária que executa em parceria com Verônica Stigger.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 89,703

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sociografia da brigada anti publicidade.Hedi Zammouri - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):127-146.
Incidencia de la psicología cultural en el aprendizaje de la literatura.Sandra Elizabeth Carbajal Garcia - 2014 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 16:276-298.
Heidegger: space and art.Ute Guzzoni - 2002 - Human Nature 4 (1):59-110.

Analytics

Added to PP
2022-07-29

Downloads
3 (#1,505,903)

6 months
2 (#650,101)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references