O ponto de intersecção entre compostos naturais propriamente e não propriamente substanciais em Aristóteles

Journal of Ancient Philosophy 17 (2):44-70 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Ao longo da Metafísica e dos tratados de filosofia natural, Aristóteles toma os organismos vivos como os exemplos paradigmáticos de οὐσίαι (substâncias) naturais. No entanto, além dos organismos vivos, em certas passagens o filósofo menciona, também, as partes dos viventes e os elementos como exemplos de substâncias. Contudo, em outras passagens, Aristóteles parece considerar que as partes dos seres vivos e os corpos elementares não representariam, genuinamente ou propriamente, entidades substanciais. Por outro lado, em nenhum momento, o filósofo parece indicar expressamente os corpos homogêneos inanimados (metais e minerais), tratados no livro IV dos Meteorológicos, enquanto tipos de seres substanciais. Neste artigo, pretendo, então, examinar se as partes do vivente e os elementos poderiam, de fato, contar ou não como exemplares genuínos de substâncias naturais; e em que medida os corpos homogêneos inanimados, a despeito de não serem explicitamente citados na condição de entes substanciais, poderiam, a partir do exame de suas naturezas composicionais, sustentarem, de uma maneira estrita, o título de οὐσίαι naturais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,532

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Teleologia Na Filosofia Prática de Aristóteles.Knoll Manuel - 2022 - Journal of Teleological Science 2022 (2):152-85. Translated by Salles Sergio.
Subst'ncias Sensíveis em Z 16: faxina ousiológica em Aristóteles?Marco Zingano - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
Corpos voláteis, corpos perfeitos.Osvaldo Barreto Oliveira Júnior - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):195-200.
As Ciências Naturais e as Ciências do Espírito na era da globalização.Walter Jaeschke - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):121-132.
Sobre a Composição dos Corpos Celestes no "De Substantia Orbis" I.Tadeu Verza - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).

Analytics

Added to PP
2023-12-05

Downloads
5 (#1,532,334)

6 months
5 (#626,991)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Rodrigo Carvalho
University of São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references