A necessidade no processo constitutivo das composições naturais em Aristóteles

Griot 19 (1):115-126 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Com este artigo, pretendo examinar a maneira pela qual ocorreria a necessidade natural, em seus diversos aspectos, nos distintos processos gerativos composicionais em Aristóteles. Em um caso, a necessidade natural se daria de um modo "sem mais", ou de um modo absoluto, por meio da qual se geram os agregados. Em outro, a necessidade natural se realizaria a partir de um princípio anterior regulativo ou determinante, que Aristóteles denomina de necessidade ex hupoteseos, com relação aos processos envolvidos na constituição dos corpos homogêneos inanimados e, dos organismos vivos. No entanto, haveria uma diferença essencial relativamente ao acabamento composicional associado, por um lado, aos corpos homogêneos inanimados e, por outro, aos organismos vivos. Enquanto que o acabamento constituinte das composições homogêneas inanimadas se restringiria apenas ao todo composicional e suas propriedades características, o acabamento dos organismos vivos corresponderia ao todo composicional e as suas propriedades características, bem como este acabamento em vista da realização das atividades orgânico-funcionais, ou vitais.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Teleologia e necessidade Natural em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2018 - Guairacá Revista de Filosofia 34 (2):134-150.
Necessidade Simples, Necessidade Complexa e Acidente.Jaqueline Stefani - 2017 - Síntese: Revista de Filosofia 44 (138):19-38.
Liberdade e Necessidade na Filosofia de Hobbes.Michel Malherbe & Maria Limongi - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Filopono de Alexandria: de Aeternitate Mundi contra Aristóteles.Fátima Évora - 2008 - In Márcio D. Custódiio, Tadeu M. Verza & Anastasia G. Itokazu (eds.), Necessidade e Eternidade. Unicamp, IFCH. pp. 11-46.

Analytics

Added to PP
2019-03-05

Downloads
489 (#36,435)

6 months
405 (#4,219)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Rodrigo Carvalho
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Aristóteles, Física I-II.Lucas Angioni - 2009 - Editora da Unicamp.
Aristóteles, As Partes dos Animais, Livro I.Lucas Angioni - 1999 - Cadernos de História e Filosofia da Ciência.

Add more references