Métodos axiomáticos: a interpretação matemática de Lawvere da lógica de Hegel

Ágora Filosófica 20 (3):206-239 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O pensamento axiomático de Hilbert foi um influente modelo filosófico que motivou movimentos como o positivismo no início do século XX, em diversas áreas dentro, e fora, da filosofia, como a epistemologia e a metamatemática. O formalismo axiomático fornece, através do uso da lógica de primeira ordem, uma importante fundação para modelos lógicos formais, o que, para Hilbert, representaria um modelo universal de investigação empírica, não só para a matemática, mas para todas as ciências naturais, e pela visão positivista, também a filosofia. Contudo, no caso mais específico da matemática, existe uma certa descomunicação entre os fundamentos da matemática e sua prática, onde métodos informais, ainda promovem elegantes ferramentas para matemáticos de diversas áreas, inclusive, quando certos paradigmas tentam ser quebrados. É exatamente esta assincronia entre os fundamentos da matemática, e a sua prática que iremos investigar neste estudo. Lawvere, insatisfeito com a “fundação não fundamentada” do método axiomático proposto por Hilbert, e inspirado pela dialética hegeliana, procurou revisar os fundamentos da matemática pela lógica categórica e a Teoria das Categorias. Vemos neste estudo, como as interpretações de Lawvere de conceitos da lógica de Hegel, como, equivalência, unidade dos opostos e “aufheben”, permitem uma nova abordagem matemática, com um posicionamento filosófico que procura, de certa forma, transcender a dicotomia entre escolas analíticas e continentais. Lawvere trata a lógica objetiva de Hegel como uma possível estratégia para resolver o problema de aterramento lógico em metafísica. Por fim, vemos como as contribuições de Lawvere para a axiomatização da lógica categórica tiveram impactos inovadores na metamatemática, especialmente no desenvolvimento das fundações univalentes de Vladimir Voevodsky.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Lógica e a Narração da Contingência em Hegel.Alberto L. Siani - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
Lógica formal, transcendental e especulativa.Michela Bordignon - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):311-338.
Níveis de fundamentação do sistema filosófico hegeliano.João Alberto Wohlfart - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e27623.

Analytics

Added to PP
2020-08-31

Downloads
3,036 (#2,464)

6 months
725 (#1,687)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences.Eugene Wigner - 1960 - Communications in Pure and Applied Mathematics 13:1-14.
Set theory and the continuum hypothesis.Paul J. Cohen - 1966 - New York,: W. A. Benjamin.
The independence of the continuum hypothesis.Paul Cohen - 1963 - Proc. Nat. Acad. Sci. USA 50 (6):1143-1148.
The Independence of the Continuum Hypothesis.Paul J. Cohen - 1963 - Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 50 (6):1143--8.
Categories of space and of quantity.F. William Lawvere - 1992 - In Javier Echeverria, Andoni Ibarra & Thomas Mormann (eds.), The Space of Mathematics: Philosophical, Epistemological, and Historical Explorations. De Gruyter. pp. 14--30.

Add more references