Níveis de fundamentação do sistema filosófico hegeliano

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e27623 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo tem como objeto de investigação os principais níveis de fundamentação enquanto momentos estruturantes do sistema filosófico hegeliano. No contexto filosófico da comemoração dos duzentos anos de publicação da Enciclopédia das Ciências Filosóficas, o objeto do trabalho é a reconstrução dos momentos estruturantes da passagem da Ciência da Lógica para a Filosofia da Natureza, da Filosofia da Natureza para a Filosofia do Espírito e dessas para a esfera do Espírito Absoluto. O artigo não tem como meta a discussão de tópicos intrínsecos à Ciência da Lógica ou à Filosofia do Espírito, mas visa à exposição de círculos da passagem dialética de uma esfera para a outra como um autodesenvolvimento sistemático qualitativo. Mesmo de caráter genérico, não aponta para a possível substantividade de uma parte do sistema, mas para as relações fundamentais entre os círculos. O texto é perpassado por uma chave interpretativa da filosofia hegeliana no sentido de que não é formado por partes fixas e estanques, mas é articulado na perspectiva de relações fundamentais caracterizadoras das interfaces entre as esferas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ideia, História e Sistema em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (2).
Ciência da Lógica e Sistema Filosófico.João Alberto Wohlfart - 2012 - Revista Opinião Filosófica 3 (2).
Ideia Filosófica e Sistema.João Alberto Wohlfart - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (2).
Método e História em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1).
O problema da fundamentação da moral e a ética feminista.Viviane Magalhães Pereira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36862.
Justiça e Liberdade em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):71-89.
Estados de consciência e níveis do eu em Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:95-102.

Analytics

Added to PP
2022-09-13

Downloads
9 (#1,219,856)

6 months
9 (#298,039)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?