A Lógica e a Narração da Contingência em Hegel

Revista Opinião Filosófica 6 (2) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os principais objetivos do artigo podem ser formulados da seguinte forma: a) Hegel tem uma noção forte de contingência. Contingência não é, para ele, a ausência simples de necessidade, tampouco subdeterminidade simples. Contingencia é uma noção original, que tem o mesmo peso e a mesma dignidade lógica e metafísica que a noção de necessidade; b) essa noção forte de contingência é decisiva para a concepção de Hegel de subjetividade na medida em que pode ser remetida a sua filosofia do real. À diferença do que é assumido em muitas outras interpretações comuns de Hegel, sugiro que a possibilidade de ir da necessidade à contingência caracteriza uma parte essencial da liberdade subjetiva, tanto quanto a possibilidade de ir contingência à necessidade. Isso tem consequências importantes, especialmente na filosofia da história, que aparece não como apriorística ou dogmática, mas como aberta à contingencia ; e, c) consistentemente com o reconhecimento da irredutibilidade da contingencia à conceitos a priori, Hegel também reconhece a necessidade da narração não-filosófica da contingência e nos fornece algumas pistas importantes sobre isso e sobre sua relação com a filosofia. Ao longo da minha argumentação dessas três teses, espero fornecer evidências para a tese de que a construção dogmática na filosofia da história de Hegel pode ser atenuada pela referência ao entendimento de Hegel da contingência. Em uma escala geral, isso também mostra que o fundamento lógico da filosofia do real de Hegel não pode ser abandonado sem que se prejudique o potencial da filosofia de Hegel de contribuir aos debates filosóficos contemporâneos. Meu argumento estrutura-se como se segue. Eu irei, primeiramente, comentar algumas passagens da Ciência da Lógica de Hegel do começo da Lógica Subjetiva sobre a lógica da contingência e a presença da contingência na estrutura lógica da subjetividade. Eu irei, então, ilustrar, com referência a um caso específico, o papel desempenhado pela contingência na filosofia hegeliana da história. Na última seção, discutirei a relação entre verdade e contingência, por um lado, e filosofia e narratividade, por outro, tentando esboçar as principais linhas da narração da contingência sob bases hegelianas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Contingência e Infinito.Carlos de Moura - 2000 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 10 (1).
Libertad y contingencia: un enfoque modal.Juan Manuel Campos Benítez - 2010 - Revista de Filosofía (Venezuela) 64 (1):49-66.
Contingência e lealdade.Rodrigo Otavio Rosa - 2009 - Redescrições 1 (s).
A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
Pensar lo imposible: de la necesidad a la contingencia. Althusser como lector de Maquiavelo.Franco Castorina - 2016 - Las Torres de Lucca: Revista Internacional de Filosofía Política 5 (8):105-133.
Método e História em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1).

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
1 (#1,889,095)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Hegels Theorie über den Zufall.D. Henrich - 1958 - Kant Studien 50:131.
Hegels theorie über den zufall.Henrich Dieter - 1959 - Kant Studien 50 (1-4):131-148.
The Category of Contingency i n the Hegelian Logic.George di Giovanni - 1980 - In W. E. Steinkraus (ed.), Art and Logic in Hegel's Philosophy. New Jersey: Humanities Press. pp. 179-200.

View all 6 references / Add more references