Results for 'jornalismo'

36 found
Order:
  1.  9
    Jornalismo de si: subjetividade e partilha de experiências na cultura contempor'nea.Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas Araújo - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):31-45.
    Este artigo propõe uma discussão sobre jornalismo e subjetividade a partir de uma argumentação que considera que, embora o discurso hegemônico sobre a instituição se construa a partir do ideal da objetividade, de um texto constituído apenas pelos fatos e cujo autor deixa de ser sujeito para assumir a identidade de jornalista, a subjetividade foi sempre constituidora do texto jornalístico. Assim, pensando a partir dos estudos culturais o jornalismo como uma instituição social com formas, valores e funções conformados (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Notícias de um jornalismo radical.Jean Dyêgo Gomes Soares - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O que Foucault entende por jornalismo e como ele se relaciona com a filosofia? Para responder à questão, escrutinamos declarações do autor francês acerca do assunto, especialmente sobre dois personagens: Nietzsche “o primeiro filósofo-jornalista” e Kant “o responsável por introduzir o hoje na filosofia”. Detalhando nuances, pretendemos mostrar em que o pensamento de Foucault se avizinha de um jornalismo radical, e em que deste ele se diferencia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    A "Religião" do jornalismo.Jorge Claudio Ribeiro - 2007 - Horizonte 6 (11):35-51.
    Resumo Este artigo analisa a ocorrência cotidiana, nas redações de jornal, de inúmeras manifestações “laicas” da religiosidade (na concepção simmeliana, é uma capacidade humana que engloba a totalidade da existência e lhe confere sentido). O autor trabalhou, durante cinco anos, nas redações dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. das observações, anotadas num diário de campo, entrevistas e levantamento de dados, resultou uma “repor-tese” – uma reportagem que virou doutorado. Não há no jornalismo um (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  30
    Por um jornalismo latino-americano realista, literário e mágico: uma leitura das crônicas de Gabriel García Márquez.Florence Marie Dravet - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado.Marcelo Freire & Debora Cristina Lopez - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Este artigo analisa as estratégias de linguagem radiofônica em três séries de reportagens transmitidas pela Rádio Eldorado de São Paulo em 2008. O objetivo é compreender de que maneira os sons ambiente, os efeitos sonoros, a entonação, as trilhas e o silêncio foram utilizados pelos jornalistas da emissora nas séries “Os Jovens Quarentões”, “A Cidade que Não Anda” e “São Paulo: Capital da Pluralidade”. Entre os principais resultados do estudo estão a não utilização do silêncio, a adoção unânime da trilha (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo.David Inácio Nascimento - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):539-560.
    Muitos filósofos utilizaram o jornalismo como meio para expressar suas ideias. Depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, Sartre, Adorno, Arendt, publicaram em jornais ou concederam entrevistas problematizando aquele evento: seus motivos, consequências e, sobretudo, as formas de evitar outras catástrofes. A partir de 1960, na França, Michel Foucault teve intensificada sua relação com jornais e jornalistas: concedeu entrevistas; participou de debates; publicou informativos e respostas a críticos; e, inclusive, atuou na criação do jornal Libération, em 1972. Quanto aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    A nova geração do jornalismo crítico: mídia alternativa.Rodolfo Fiorucci - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    O ensino e a valorização profissional do jornalismo em portugal (1940/1974).Fernando Correia & Carla Baptista - 2005 - Cultura:233-256.
    O ensino do jornalismo em Portugal é uma aspiração que remonta aos anos 40, embora só em 1979 tenha aberto, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a primeira licenciatura em Comunicação Social. Pelo meio, existiram várias iniciativas de que damos conta neste artigo: uma série de palestras sobre temas ligados à comunicação que decorreram no Instituto Superior de Estudos Ultramarinos em 1962; um curso de formação profissional organizado pelo Diário Popular em 1966; o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Blogs futebolísticos no Brasil e na Argentina: a blogosfera como extensão do jornalismo.Gonzalo Prudkin - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):106-123.
    As organizações de notícias do Brasil e da Argentina utilizam blogs de futebol dos principais colunistas de esportes para gerar interatividade e fidelidade com o público. Realizar um estudo exploratório que a análise de conteúdo combinado de 1328 comentários sugerem que eles não conseguiram promover a boa interação entre o público e seus funcionários.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Construção Do Olhar Sobre o Jornalismo.Anabela Lopes, Cláudia Silvestre & María José Mata - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (3):1-14.
    La perspectiva de los futuros periodistas sobre la profesión es importante para una evaluación crítica de la forma en que la academia, en sus cursos de comunicación/ periodismo, los prepara.Los resultados de una encuesta a estudiantes de pregrado y maestría en comunicación/periodismo, de 11 instituciones de educación superior portuguesas, apuntan a un desajuste entre las percepciones sobre el periodismo actual y las expectativas futuras, lo que nos llevó a reflexionar sobre el papel de las instituciones educativas, que parecen más como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Popularização da ciência: a interdiscursividade entre ciência, pedagogia e jornalismo.Désirée Motta-Roth & Anelise Scotti Scherer - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):164-189.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro.Telma Sueli Pinto Johnson - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):46-65.
    Este artigo apresenta um mapeamento sobre estágios e variações em formatos e conteúdos de websites jornalísticos em interfaces móveis. Examinou-se estruturas e modelos de navegação, bem como design, linguagem e relação espacial, do ponto de vista da experiência do usuário, em 10 home pages de jornais impressos brasileiros publicados em versões para smartphones, entre novembro de 2014 e março de 2015. A partir de noções de experiência, percepção e affordances em tempos de convergência midiática, combinou-se recursos metodológicos qualiquantitativos, envolvendo testes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    O detetive historiador: ética e jornalismo de investigação.Oscar Mascarenhas - 2016 - Lisboa: Âncora editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Hipólito da Costa. His political thought.João Pedro Rosa Ferreira - 2006 - Cultura:319-338.
    Hipólito da Costa (1774-1823) foi o redactor do primeiro periódico liberal de língua portugue­sa, o Correio Braziliense, e é considerado o patriarca do jornalismo brasileiro. Exilado em Lon­dres, desenvolveu no Correio um corpus doutrinal que culminou num Projecto de Constituição para o Brasil, tributário dos valores do modelo constitucional inglês. Anti-absolutista, anti-es­clavagista e anti-democrático, o seu liberalismo tem a marca do gradualismo como método pre­ferencial de evolução política e social.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Futebol, Identidade e Memória: o Lance! do Consumo do Botafogo de 1962.Aline Silva Correa Maia & Roberta Oliveira - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):151-163.
    O Jornalismo Esportivo utiliza-se da memória como forma de fortalecer conceitos e ideias associadas ao futebol, aos clubes e seus torcedores. No Brasil, o diário esportivo Lance! recorreu ao passado na cobertura anterior da final do Campeonato Carioca de 2009, como parte da estratégia de lançamento de uma promoção. O trabalho avalia a produção, nesta circunstância, do discurso para atrair o torcedor do Botafogo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Vontade de fantasia: crítica da razão fantástica e da objetividade.Gustavo de Castro, Verônica Guimarães Brandão & Dioclécio Luz - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A internet como recurso para reforçar a proposta do rádio local.Leandro Ramires Comassetto - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Periferias e ambivalência comunicacional: imaginário e cobertura jornalística sob a mão forte do Estado.Ada Cristina Machado Silveira Correio - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Entre a memória e a promessa. A dialética idem X ipse na cobertura dos Jogos Pan-americanos.Ada Cristina Machado Silveira & Camila Esteves - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):137-150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Nominata dos consultores ad hoc 2008.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2008 - Horizonte 7 (13):247-247.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  23
    Através do Espelho: o acontecimento Isabella na revista Veja.Paulo Bernardo Ferreira Vaz & Renné Oliveira França - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):4-18.
  22.  10
    Serão as Fake News informações?Valdirene Aparecida Pascoal, Janaína Fernandes Guimarães Polonini & Carla Conforto de Oliveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):21-43.
    O contexto informativo está ameaçado pela ampla difusão e acesso de fake news – conteúdos falsos, que utilizam de características de notícias provenientes do jornalismo, para que os indivíduos que as recebam, acreditem que possuem cunho verídico, levando o leitor ao erro, devido sua má intencionalidade. Diante disso surge a questão: em que medida poderia uma fake news ser considerada informativa? Expõe-se neste artigo, planos da informação, que concentram algumas das principais teorias da informação. O artigo realizou uma pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    O problema da objetividade jornalística: duas perspectivas.Rafael Paes Henriques - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):256-268.
    Como valor fundamental da atividade, a objetividade jornalística já foi investigada conceitualmente por diversos estudos acadêmicos cujos resultados, apesar de publicados em livros e revistas da área, não alteraram a maneira como consumidores de informação, jornalistas e até mesmo professores de jornalismo entendem filosoficamente a objetividade e, consequentemente, a sua aplicação nas rotinas e procedimentos da prática jornalística. Este artigo tem o objetivo de realizar a revisão bibliográfica de dois importantes trabalhos de autores brasileiros que investigaram a noção de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Um experimento de construção de “intersubjetividade” entre dois ambientes radicalmente diversos na cidade de São Paulo, a favela e a universidade.Roberta Dabdab & Norvala Baitello Junior - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21080.
    Nossa proposta inicial foi de aproximar dois ambientes culturais diversos, 2 grupos diferentes de jovens: os jovens alunos da graduação de Jornalismo e de Multimeios da PUC-SP e os jovens do coletivo Nofotofake da favela de Heliópolis, para fotografarem juntos seus respectivos ambientes como apontamento para a construção de um “modelo intersubjetivo” de design social, capaz de induzir a criação de intersubjetividades entre eles. Estávamos vivendo a pandemia em seu maior pico e nossa hipótese não se confirmou em um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    A reacção contra o positivismo e o movimento da renascença portuguesa.Maria Celeste Natário, António José de Brito & Renato Epifânio (eds.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
    A reacção anti-positivista, não assumindo a uniformidade ou quase uniformidade da concepção de que se dizia antagonista, não deixou de assumir posição destacada, estando na origem do renascimento especulativo no nosso país nas duas últimas centúrias Merece, assim, ser estudada seriamente O positivismo foi uma corrente filosófica nos finais do século XIX, de tal modo dominante que se tornou uma espécie de moda Penetrou, profundamente, nos es elecimentos de ensino, no jornalismo, na política, recebendo, em certos planos, uma aberta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol.Guilherme Fragosso do Prado & Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    O beisebol, em pouco tempo, se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos. Tornou-se, também, uma inspiração para o jornalismo norte-americano que se utilizava de elementos literários para narrar as jogadas e os mitos dos jogadores, elevando-os a condição de heróis. Nos anos 1960, o novo jornalismo, mesmo despretensioso, esse estilo permitiu ao jornalista utilizar-se de sua subjetividade para contar os fatos. John Updike, representante do novo jornalismo e autor da crônica trabalhada nesta pesquisa, encontraram no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Sobre a categoria do Espirituoso em Joseph Addison e seus pressupostos lockeanos/On Joseph Addison's category of wit and its lockean assumptions.Tristan Guillermo Torriani - 2012 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (5):132.
    Joseph Addison, um dos pais da estética britânica, forneceu uma das formulações clássicas do espirituoso como conjunção de surpresa e prazer. O propósito deste artigo é o de mostrar o caráter exploratório da teorização estética britânica em seu estágio ainda embrionário. Além da precariedade conceitual, destacava-se a ênfase no prazer, constituindo, portanto, realmente um hedonismo e não apenas um sensismo. Tanto em Addison quanto em Hutcheson a influência fundamental é o empirismo de Locke. Além dessa base psicológica, o humor e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Vers une nouvelle forme temporelle, la « cénorythmie »? L'Agence France-Presse sur les réseaux.Maxime Fabre - forthcoming - Rhuthmos.
    Ce texte a déjà été publié dans Sur le journalisme, About Journalism, Sobre jornalismo [En ligne, online], Vol. 9, n°1 - 2020, 15 juin - June 15 - 15 de juno. A partir d'une étude sémiotique et communicationnelle de l'exposition de l'Agence France-Presse sur les réseaux socionumériques, nous nous demanderons de quelle manière la photographie agencière a été en partie bouleversée et transformée par ces moyens de communication. Face à un nouveau rythme de - Sciences de l'information et de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Direito contra direitos? Uma polêmica do Largo de São Francisco na Folha de S. Paulo: reflexões crítico-discursivas.Viviane de Melo Resende - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):35-59.
    RESUMO Neste artigo, apresento resultados de um projeto que, no contexto dos estudos críticos do discurso e da análise interdiscursiva de políticas públicas, focalizou representações do jornalismo online sobre as políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. O projeto de pesquisa “Representação de políticas públicas para população em situação de rua como gestão do território: metáforas espaciais na Folha de S Paulo” foi desenvolvido na Universidade Pompeu Fabra, Espanha. Considerando o principal jornal da cidade de São (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Law Against Rights? A Controversy in São Francisco Square Written in Folha de S. Paulo: Critical-Discursive Reflections.Viviane de Melo Resende - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):35-59.
    ABSTRACT In this paper I present results of a project that, in the context of critical discourse studies and the interdiscursive analysis of public policies, focused on representations in online journalism regarding public policies aimed at the homeless population. The research project was developed at the Pompeu Fabra University, Spain. Considering the main newspaper of the city of São Paulo, in its digital platform, we have compiled a comprehensive corpus of news about homeless situation published in a period of three (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Discursive representation and violation of homeless people’s rights: Symbolic violence in Brazilian online journalism.Viviane de Melo Resende - 2016 - Discourse and Communication 10 (6):596-613.
    This article is part of the research project ‘Representação midiática da violação de direitos e da violência contra pessoas em situação de rua no jornalismo on-line’, associated with Red Latinoamericana de Análisis Crítico del Discurso de la Extrema Pobreza, and focuses upon the ways in which electronic news media represent homeless people in Brazil. The focus is a pair of texts, related through internal hyperlinks, about the controversy concerning the installation of a social center in a middle-class neighborhood in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Kierkegaard como crítico da imprensa: O caso Corsário.Márcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):72-82.
    A proposta do meu trabalho é apresentar, a partir de uma interpretação do caso Corsário, a crítica de Kierkegaard a um dado tipo de jornalismo que ocorria na Dinamarca de sua época. O intuito é compreender a polêmica do pensador para além de uma mera querela dinamarquesa e paroquial, situando-a num contexto maior de crítica à imprensa e, nessa mesma direção, almeja compreender o quanto o autor dinamarquês se enquadraria no modelo do típico intelectual do século XIX. Desse modo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    Análisis Crítico del Discurso (ACD) de la representación boliviana en las noticias de la prensa diaria de cobertura nacional: El caso de El Mercurio y La Tercera.Rodrigo Browne Sartori & Pamela Romero Lizama - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 26.
    En los diálogos entre las diferentes voces que aparecen en los medios de comunicación la relación es desigual, y es posible ver cómo se da preponderancia a algunos actores sociales en desmedro de otros. Dicha relación se vuelve todavía más compleja cuando los participantes son de culturas diferentes. La siguiente investigación pretende, por medio de una herramienta metodológica ligada al Análisis Crítico del Discurso (ACD) desarrollado por Teun van Dijk, develar los procesos y formas de representación con los que se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Adesão ao Trabalho Jornalístico: uma reflexão sobre labor em diálogo com perspectivas da Sociologia das Profissões.Robson Dias - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Analisaremos alguns elementos constituintes da profissão de jornalista e possíveis contrastes com os modelos analíticos apresentados pela Sociologia das Profissões em busca de níveis de adesão ao trabalho jornalístico. No texto, a relação do jornalista com o labor é classificada em quatro categorias como sendo: sacerdócio (missão a ser cumprida); negócio (venda da mão-de-obra no mercado de trabalho); profissão (trabalho especializado com uma identidade específica); e emprego (trabalho apenas remunerativo sem vínculo identitário). O intuito é o de um breve panorama (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Apontamentos sobre a relação entre liberdade de imprensa e identidade profissional dos jornalistas.Kênia Beatriz Ferreira Maia & Fabio Henrique Pereira - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):191-202.
    This paper discuss the relations between the conception of freedom of press and the construction of a professional identity on journalism. As a departure point, we do bibliographical revision of the press freedom definition as it was initially elaborated by Illuminist philosophers. After that, we investigate how such concepts integrate journalists’ self- legitimating discourse and also how it participates on the construction of their identity.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    A Função Autor e a Crônica Esportiva no Brasil: Representações da Copa do Mundo em Alguns Jornais Paulistas e Cariocas.José Carlos Marques - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):39-50.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark