Results for 'errancia'

18 found
Order:
  1.  1
    El pensar de la errancia.Alberto Constante - 1992 - Toluca, México: Instituto Mexiquense de Cultura.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    La palabra y la errancia: (para una filosofía de la in-existencia).Emmanuel Taub - 2021 - C.A.B.A.: Paidós.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Corpos inabitáveis: errância, filosofia e memória.Eugénia Vilela - 2000 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 31:35-52.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Esperrància: O lugar da espera e da err'ncia.Fernado Freitas Fuao - 2021 - Revista Disertaciones 10 (1).
    Esse ensaio apresenta algumas possibilidades do pensamento sobre hospitalidade-acolhimento enunciado pelo filósofo Jacques Derrida. Considera a teoria dos Encontros na collage como um modo de avançar nas obscuras relações entre hospede e hospedeiro. Para tanto essas duas figuras são comparadas analogamente com as figuras da espera e da errância, conforme as apresentadas em A collage como trajetória amorosa. Procura-se mostrar que, a questão da hospitalidade tem a propriedade de unir as diferenças, porém conservando-as enquanto diferenças. Dessa maneira, a espera e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Twenty-six shoes and a suicide manifesto: Walking in the work of Vincent Van Gogh, a phenomenological view from Martin Heidegger.Iván Godoy Contreras - 2014 - Alpha (Osorno) 39:203-218.
    Par de botas se titula la obra del pintor holandés Vincent Van Gogh. Es a partir del análisis de esta pintura que realiza el filósofo alemán Martin Heidegger en su obra El origen de la obra de arte, desde el cual se creará un rico debate, referido sobre todo a la procedencia y significado último de esta obra de Van Gogh. El presente ensayo procura aunar fenomenológicamente, al alero del pensamiento de Martin Heidegger, el conjunto de cuadros que pintó el (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  11
    El retorno a la norma y/del estado de excepción.Claudia Yarza - 2023 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 8 (1):1-10.
    El llamado a un retorno a la normalidad se hizo escuchar durante la crisis del Covid-19, y con ello volvía a traer la sospecha -repitiendo el dictum benjaminiano- de que la norma es (y era) el estado de excepción. Como si esa interrupción hubiese mínimamente aflojado las fuerzas que nos sujetaban en la niebla de la globalización neoliberal, dejando entrever sus contornos mentirosos, su mala hechura o su hechura cortoplacista, también en ese movimiento afloró el carácter político del tiempo y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Apresentação:Questões de Leitura e Educação.Rodrigo Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entreeducação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostramcaminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação à tópicos de leitura comparatista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Enrique Leff, Discursos Sustentables, México D.F., Siglo XXI Editores, 2008, 271 p.Carlos Galano - 2008 - Polis 21.
    La textualidad de conferencias y seminarios pronunciados por Enrique Leff en los últimos años, en una errancia iluminada por el Diálogo de Saberes, se transforma en Discursos Sustentables, en una cartografía vital para navegar por las costas del archipiélago complejo de una época, donde todavía las señales, muchas veces signos evanescentes, apenas si son una velada luz amanecida, transida de misterios, cuyas voces iniciales gorjean los sonidos de “una nueva comprensión del mundo y de los pr..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Apresentação.Walter Omar Kohan - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):539-544.
    Neste dossiê nós apresentamos dez textos que, desde diferentes perspectivas, pensam a infância. Oito deles foram selecionados entre as comunicações apresentadas no IX Colóquio de Filosofia e Educação, cuja reflexão traz “Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar”, ocorrido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre os dias 1 e 5 de outubro de 2018. Desses textos, dois procedem do fluxo normal da revista. Independentemente de sua procedência, quer dizer, de sua postura e da disciplina (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica.Walter Kohan - 2019 - Belo Horizonte, MG: Vestígio.
    Paulo Freire está hoje no meio de uma acirrada disputa ideológica. Mas este não é um livro sobre a ideologia ou a política partidária de Paulo Freire. Aqui não se entende por política o que se faz dentro da lógica do sistema democrático representativo, mas sim, num sentido mais amplo, o modo como se exerce o poder nas relações estabelecidas com outros e outras numa trama social e, mais especificamente, os modos de exercer o poder ao ensinar e aprender. Paulo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    O estranho e o estrangeiro: ensaios sobre a contemporaneidade.Olgária C. F. Matos & Javier Amadeo (eds.) - 2020 - São Paulo, SP: Editora Unifesp.
    O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão pela qual nosso tempo foi denominado de “século breve”, em que os acontecimentos e os desaparecimentos de modos de vida e valores são acelerados, não permitindo o repouso para constituição de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são, pois, o emblema das migrações forçadas por guerras, perseguições políticas e diferentes formas de conflito, que produzem a “nostalgia do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Camino de Santiago: esperpento.Miguel Morey - 1987 - México: Fondo de Cultura Económica.
    Miembro de la generaci n de el Viejo Topo, Morey se ha formado en el rigor de la filosof a, de la que es catedr tico en la Universidad de Barcelona. el presente libro es una novela de corte experimental acerca de la errancia y el peregrinaje sin destino a que nos somete la paradoja de vivir o ser vividos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Uma certa latitude: Georges Canguilhem, biopolítica e vida como err'ncia.Vladimir Safatle - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):335-367.
    ResumoEste artigo procura discutir a possibilidade de uma biopolítica que não seja apenas a descrição dos mecanismos disciplinares de administração dos corpos e de gestão calculista da vida, mas possa fornecer um fundamento para a crítica social do capitalismo contemporâneo. Para tanto, trata-se de derivá-la do vita lismo de Georges Canguilhem e de suas discussões a respeito da normatividade vital, das relações entre o normal e o patológico e da errância própria à atividade vital. Ao fim desse processo, veremos como (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Leituras em educação - volume 10.Cremilda Barreto Couto, Rodrigo Araujo & Tania Cristina da C. Gregório - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entre educação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostram caminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação à tópicos de leitura comparatista.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  31
    Heidegger, história e alteridade: sobre a essência da verdade como ponto de partida.Edgar Lyra - 2006 - Human Nature 8 (2):337-356.
    Reiteradamente, ao longo de sua obra, Heidegger referiu-se ao opúsculo Sobre a essência da verdade, cuja primeira elaboração data de 1930. Chega a dizer, em entrevista ao L’Express , ser esse trabalho a "dobradiça" entre Heidegger I e Heidegger II, inseparáveis um do outro. A questão da história é nele abordada na sua relação com a verdade do ser, mais exatamente, com a idéia de que a continuidade dos eventos que concerne a essa verdade está ontologicamente ligada a uma recusa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. Modernidade, inf'ncia e linguagem em Walter Benjamin // Modernity, childhood and language in Walter Benjamin.Eloiza Gurgel Pires - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):245-274.
    Este estudo retoma os limiares de Walter Benjamin, nos escritos e espaços de errâncias que condensam o pensamento do filósofo em torno do processo de modernidade em um conjunto de transformações no tempo e no espaço da grande cidade. Interessam-nos, sobretudo, os estudos de cidade de Benjamin articulados à sua crítica do conhecimento. No rastro do pensamento benjaminiano, a cidade é pensada enquanto corpus de reflexão que envolve outras categorias para além do racionalismo que torna as imagens urbanas uma série (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Kafka, tiempo y posibilidad.Marina Gorali - 2013 - In XXVI Jornadas Argentinas y V Argentino-Chilenas de Filosofía Jurídica y Social. Editorial Ministerio de Justicia y Derechos Humanos de la Nación. pp. pp. 103-110.
    La literatura de Kafka no es ciertamente complaciente, obliga al lector a releer una y otra vez. El sentido no está dado allí en el texto sino desplazado, porque la única manera que tiene de acontecer es en lo ausente, en lo inacabado. En diálogo con V. Karam, el presente artículo pretende recorrer parte de esa huella, intentando repensar allí la inasibilidad del tiempo, de la ley y de la interpretación.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Caín, o de la trágica fidelidad a la tierra.Félix Duque - 2016 - Pensamiento 72 (271):315-333.
    Al tratarse de un ensayo en hermenéutica, este trabajo no se pronuncia en absoluto sobre la verdad de un texto considerado sagrado por las tres grandes religiones del Libro, sino que se limita a indagar en su contexto y sondear en sus presupuestos, apoyándose ante todo por el impar drama Caín, de Lord Byron; y todo ello, a fin de sacar a la luz una arraigada creencia en el imaginario colectivo occidental, a saber: la desconfianza y menosprecio de la tierra, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark