Results for 'Perdão'

16 found
Order:
  1.  40
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    O perdão na condição humana: breves perspectivas de uma releitura do evangelho em Hanna Arendt.Helerson Alves Nogueira & Felipe Da Silveira Costa - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):173-193.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a noção do perdão que Hannah Arendt desenvolve no capítulo 5 do livro A condição Humana, em especial, no subcapítulo “A irreversibilidade e o poder de perdoar”. Para Arendt, Jesus de Nazaré foi o descobridor do papel do perdão na arena do espaço público. Antes de apresentar os motivos pelos quais Arendt menciona alguns textos do Novo Testamento, será necessário compreender o contexto político que a impulsionou escrever: a descoberta que para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    Paul Ricoeur e a lógica do perdão.Walter Ferreira Salles - 2019 - Horizonte 17 (52):414-435.
    Meu objetivo é refletir sobre a lógica do perdão como manifestação da justiça a partir da contribuição filosófica de Paul Ricoeur. Pretendo igualmente refletir sobre o papel da tradição cristã nas leis e na política a partir da perspectiva da justiça. Para tanto, esse debate será articulado em torno de três pressupostos fundamentais: primeiro, a lógica do perdão está para além do esquecimento e da vingança; segundo, o perdão se insere na perspectiva do dom e da gratuidade; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    O sentido político do perdão na perspectiva de Hannah Arendt.José Luiz de Oliveira - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (17):75.
    Em sua célebre obra The Human Condition, Hannah Arendt adverte que o perdão sempre fora tradicionalmente admitido no âmbito dos espaços religiosos e, por essa razão, teve sua aplicabilidade desprezada no campo dos assuntos políticos. Na teoria da ação, Arendt enfatiza a teia das relações humanas que se faz presente na vivência do domínio público por meio do discurso e da ação conjunta. No curso da manifestação política em espaços de aparência, ocorrem atos que, uma vez praticados, passam por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Metapsicologia do perdão.José Luiz Caon - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):81-90.
    SÍNTESE - O autor serve-se de dois textos de Sófocles, Édipo-Tirano e Édipo em Colono, e de dois textos de Freud, O chiste e sua relação com o inconsciente e O humor. Extrai dos textos de Sófocles uma prefiguração da noção de autoperdão e, dos textos de Freud, elementos de uma metapsicologia do autoperdão. O texto freudiano de 1927 aprofunda e amplia a concepção de sobreeu. Assim, é mais que uma instância de aparelho anímico cruel, severa, tirana, intolerante e inclemente. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Nietzsche e Derrida em torno do pathos do perdão.Jorge Luiz Viesenteiner & Lucas Fraga Gomes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):352-370.
    O objetivo do artigo é analisar a aproximação temática do pathos do perdão em Nietzsche e Derrida, vinculando ambos os autores por meio do registro teórico da extramoralidade do perdão. A tese a se sustentar é que tanto Nietzsche quanto Derrida explicam o tema do pathos do perdão, por um lado, em um horizonte em que não cabem mais as ferramentas do cálculo ou da normalização para investigar o perdão, na medida em que esse conceito tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Entre Ricœur e Derrida: O Perdão Difícil e o Perdão Im-Possível.Victor Dias Maia Soares - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):264.
    Este trabalho tem como objetivo principal promover o diálogo entre Paul Ricœur e Jacques Derrida no que concerne às abordagens que estes dois autores fazem da noção de perdão. A partir disso, discute-se primeiramente a ideia do perdão difícil em Ricœur e, num segundo momento, aquela do perdão im-possível em Derrida. Ainda que falem a partir de posições de fala diferentes, segundo idiomas filosóficos distintos, sustenta-se que a confrontação de ambas as perspectivas nos dá a pensar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Paul Ricœur e o perdão como além da ação.Gaëlle Fiasse - 2011 - In Elsio José Corá & Ruth Rieth Leonhardt (eds.), O Legado de Ricœur. pp. 167-194.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Religião e criminalidade: da cultura da morte à cultura da paz e do perdão.Robson Sávio Reis Souza - 2005 - Horizonte 3 (6):97-120.
    Um dos principais problemas sociais da atualidade é o assustador crescimento de várias modalidades de crimes violentos em várias cidades brasileiras. O retrato atual da violência no Brasil pode ser assim exposto: crescimento da delinqüência urbana, com espantoso aumento dos homicídios em torno do tráfico de drogas nas grandes cidades; consolidação da criminalidade organizada, através de redes de tráfico internacional, tráfico de órgãos e seres humanos, máfias internacionais de contrabando e pirataria; aumento das violações de direitos humanos, comprometendo a ordem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Da necessidade de um proceder divino nos assuntos humanos: esquecimento, perdão e promessa como redenção aos infortúnios da ação humana.Pedro Lucas Dulci - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):349-372.
    O presente trabalho buscará fazer uma breve fenomenologia da ação humana tendo como ponto de inflexão a concepção de trágico na ação, isto é, pensar a ação humana como portadora de aspectos trágicos que exigem de nós respostas e atitudes que geralmente os sistemas éticos clássicos não conseguem proporcionar. Esta concepção pode ser apresentada a partir de vários autores de épocas e lugares bastante distintos. Todavia, optaremos por buscar em dois, dos três grandes tragediógrafos gregos, uma perspectiva trágica da ação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Levinas and the Claims of Incommensurable Values.Alan Dias Montefiore - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):5-18.
    O texto investiga algumas dimensões do pensamento de Levinas em relação aos temas da linguagem, justiça, perdão e pluralidade, entre outros, a partir da leitura talmúdica “Envers Autrui”, estabelecendo relações com alguns aspectos da filosofia analítica e do pensamento do Kant e William Galston.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Profissionais de TI: Um estudo sobre as forças pessoais/de caráter.Luciane Wolff, Ana Paula Porto Noronha & Ilana Andretta - 2021 - Aletheia 54 (1).
    As forças pessoais/de caráter são as características psicológicas positivas que se refletem nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esse artigo objetivou descrever as forças pessoais/de caráter mais prevalentes em 60 profissionais de Tecnologia da Informação e comparar quatro grupos distintos nos cargos de Atendimento e Suporte Técnico, Desenvolvedor de Software, Gestor e Líder Técnico em um Parque Tecnológico do Sul do Brasil. Estudo com delineamento quantitativo, descritivo, comparativo e transversal com aplicação online de um Questionário Sócio Demográfico e Laboral e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Fios de memória na teia do esquecimento.Antonio Edmilson Paschoal - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1).
    Este artigo toma como ponto de partida os significados conferidos por Friedrich Nietzsche aos conceitos de memória e de esquecimento, em associação com as ideias de perdão e de graça, com o objetivo de ampliar o horizonte interpretativo sobre o papel exercido por tais conceitos em alguns jogos políticos, como se verifica, por exemplo, na superação da Apartheid na África do Sul, por um lado, e do Regime Militar instalado no Brasil em 1964, por outro. A hipótese de trabalho (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Descolonizar os Indesconstruíveis: espectrologia, fideísmo e messianidade em Jacques Derrida.Moysés Pinto Neto - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    O texto investiga os “indesconstruíveis” na filosofia de Jacques Derrida e sua relação com espectrologia, fé e messianidade. Partindo de uma imagem de ziguezague, ela própria presente em diversos ensaios derridianos, aproxima e desaproxima os indesconstruíveis (justiça, perdão, promessa, dom etc.) das ideias de indecidível e decisão, místico e espectral e, finalmente, imanente e transcendente. A partir do debate sobre a Era Axial, pergunta-se, então, se os indesconstruíveis derridianos podem mesmo postular a universalidade, apresentando como contraponto o tratamento da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    Ressentimento e vingança: conservação e desagregação do espaço político em Arendt.Ricardo Gião Bortolotti - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):360-379.
    O espaço público é palco para os mais variados conflitos, resultando, em certos casos, em violência. Entretanto, é nesse espaço que os homens experimentam a liberdade, expressando-se frente à pluralidade de opiniões. Por ser um espaço para a livre expressão, nem sempre nossas ações e opiniões são recebidas sem contrariedade, despertando sentimentos rancorosos. Seguindo o pensamento de Arendt, o espaço público é a arena em que todos devem se manifestar espontaneamente, evidenciando-se a partir de sua singularidade diante da pluralidade que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    Entre el reconocimiento recíproco y el reconocimiento mutuo: sus devenires en las experiencias de paz.Marta Cecilia Betancur García - 2018 - Escritos 26 (57):341-368.
    El articulo quiere demostrar las razones por las cuales se precisa de la complementariedad dialectica entre las dos formas de reconocimiento reciproco, la reciprocidad y la mutualidad, si se apunta al telos, nunca completamente alcanzado y siempre esperado, de llevar una vida buena y feliz en comunidad, dado el rol insustituible del conflicto en el seno de la condicion humana y la vida en sociedad. Se centra en las diferencias de matiz, pero importantes entre reconocimiento reciproco y mutuo con el (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark