Results for 'Mulheres'

395 found
Order:
  1.  6
    Reformadoras: Mulheres que influenciaram a reforma e ajudaram a mudar a igreja e o mundo.Clara Schettini - 2024 - Horizonte 21 (64):206316-206316.
    Resenha do livro: ALMEIDA, Rute Salviano; PINHEIRO, Jaqueline Sousa. _Reformadoras: Mulheres que influenciaram a reforma e ajudaram a mudar a igreja e o mundo. _Rio de Janeiro: Godbooks, 2021, 240 p.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    FREIRA, MULHER, CIDADÃ: uma articulação possível?Teresinha Venturin - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):71-76.
    No limiar do Terceiro Milênio do cristianismo, defrontamo-nos com novos paradigmas tanto na organização do mundo do trabalho, como nos demais espaços sociais, com repercussões bem acentuadas no campo religioso e que impõem novas demandas à formação da freira. Pretende-se, nesse estudo, fundamentar a necessidade e as possibilidades de articulação entre os elementos básicos que constituem a formação para a cidadania e competência da freira enquanto mulher e cidadã, através das ações desenvolvidas por congregações religiosas femininas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Mulheres no feminino: o poder tradicional como espaço de empoderamento das mulheres africanas.Artemisa Odila Candé Monteiro, Peti Mama Gomes & José Manuel Mussunda da Silva - 2022 - Odeere 7 (1):62-75.
    Uma das formas do poder feminino-africano se manifesta de forma acentuada no campo da espiritualidade, tanto no mundo visível, ou seja, dos vivos, quanto no mundo invisível, o dos mortos. Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento, sobre o poder exercido pelas mulheres africanas e que raras vezes são consideradas ou visibilizadas como formas de poder na contramão de uma vasta literatura em que as mulheres, na sua maioria, são consideradas submissas. O interesse recai sobre práticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    A Mulher e a Família nas práticas discursivas de Dom Antônio Mazzarotto: primeiro bispo diocesano de Ponta Grossa- PR (The woman and familiy in the discursive practices of Dom Antônio Mazzarotto: first diocesan bishop of Ponta Grossa - PR).Matheus Machado Vieira - 2013 - Horizonte 11 (30):757-774.
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a representação da mulher e da família no discurso de Dom Antônio Mazzarotto, primeiro bispo de Ponta Grossa-PR (1930-1965). Dom Antônio Mazzarotto representou o esforço normatizador da instituição católica na diocese que tomou posse em três de Maio de 1930. Nesta desenvolveu em trinta e cinco anos um intenso trabalho pastoral. Uma das estratégias de seu bispado foi à publicação de cartas pastorais para se comunicar com o clero e os fiéis. Durante sua (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Mulher vítima de violência sexual e a assistência de enfermagem no Brasil: revisão integrativa de literatura.Naila Costa Sousa Santos, Hêmily de Souza Santos, Girlane Alves De Souza & Antonio Carlos Santos Silva - 2021 - Odeere 6 (2):369-382.
    O profissional de enfermagem figura entre os primeiros que presta os primeiros cuidados as mulheres vítimas de agressões sexuais, necessitando, dessa forma, de competência e sensibilidade para cuidar no âmbito clínico, garantindo a preservação de vestígios da violência e salvaguardar os direitos das vítimas. O objetivo do presente estudo foi evidenciar estudos na literatura científica nacional que enfoquem a assistência de enfermagem em situações de violência sexual contra mulher. Estudo de revisão integrativa de literatura com abordagem quanti-qualitativa, realizada no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Gênero mulher negra: como (re)existir?Jorge Luís Rodrigues Dos Santos & Tatiana Costa de Souza Pereira - 2020 - Odeere 5 (10):157-181.
    O que é ser “mulher”? Como se reconhece alguém que se identifica como mulher? Há diferenças entre mulheres? O significado da palavra mulher “do latim mulĭer, uma mulher é uma pessoa do sexo feminino. Trata-se de um termo que se utiliza em contraste a homem, conceito que nomeia o ser humano do sexo masculino”. A construção da mulher parece depender da existência do homem, a quem se opõe. Mulher: “pessoa do sexo feminino que já tendo chegado à sua puberdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Mulheres intelectuais na Idade Média: Hildegarda de Bingen - entre a medicina, a filosofia e a mística.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, por exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Mulheres Faceis, Mulheres Dificeis.Livia Guimaraes - 2005 - Ethic@ 12 (1-2):187-197.
    Usando expressões da linguagem comum e personagens de romances de DanielDefoe e Eliza Haywood como exemplos, procuro, nesse artigo, fazer umrecorte de gênero sobre os conceitos de controle, domínio e autonomia. Noinício da modernidade, freqüentemente, seu exercício por mulheres associavaseàs idéias de corrupção e incapacidade moral. Em minha hipótese, enquantoDefoeretrata a aplicação diferenciada para homens e mulheres, podemosinterpretarHaywood como fazendo sua denúncia.In this paper, I take ordinary language meanings and characters in the novelsof Daniel Defoe and Eliza Haywood (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  33
    Memórias das mulheres mártires: modelos de resistência e liberdade.Silvia M. A. Siqueira - 2006 - Horizonte 4 (8):60-76.
    Este artigo tem por objetivo destacar a presença feminina nos relatos sobre mártires cristãos nos séculos II e III d.C. Utiliza os pressupostos teóricos e metodológicos da história das mulheres. Destaca as experiências e as ações das mulheres como sujeitos ativos num contexto histórico específico. A documentação contém uma substancial presença de mulheres que ultrapassaram barreiras sociais e religiosas e confessaram publicamente a sua opção de fé. Mais do que uma descrição e um registro da participação feminina, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Mulheres negras e brancas e a maternidade: questões de gênero e raça no campo da saúde.Raquel Souzas & Augusta Thereza De Alvarenga - 2017 - Odeere 2 (3).
    Nos discursos das mulheres sobre maternidade, segundo escolaridade e raça/etnia, observa-se que se articulam posicionamentos discursivos diferenciados. Como tendência geral há uma aproximação de discursos relacionados a “constructos sociais modernos” sobre maternidade, característicos da modernidade. Constatamos diferenças nos discursos que destacam o grupo de mulheres negras de ensino médio dos demais grupos de escolaridade. É neste grupo de mulheres que são enfatizados, com maior recorrência, aspectos discursivos relativos às concepções “essencialistas” da maternidade, ou seja, naturalizados, rompendo a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A mulher em Ovídio.Carlos André - 2006 - Humanitas 58:99-118.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    As mulheres na filosofia.Maria Luísa Ribeiro Ferreira - 2009 - Lisboa: Edições Colibri.
  13.  9
    Mulheres Negras Não Foram Feitas Para Carregar Livros: Tensionamento e Resposta Social Em Rede Na Feira Pan-Amazônica Do Livro No Pará.Rosaly de Seixas Brito, Lorena Cruz Esteves & Jússia Carvalho da Silva Ventura - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):106-125.
    Este trabalho analisa a repercussão social do cartaz do “Salão do Livro da Região Sul e Sudeste do Pará”, evento da Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018, para compreender como o processo de resposta social (BRAGA, 2006) impôs uma mudança institucional por parte da Secretaria de Cultura do Estado. O país homenageado foi a Colômbia e a peça de divulgação destacava uma mulher negra carregando livros na cabeça, representação das palenqueras. O fato gerou repercussão nas redes sociais e na mídia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    A mulher e a arte: a criação feminina nas palavras de Júlia Lopes de Almeida.Gabriela Simonetti Trevisan - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):189-215.
    Este artigo tem como foco uma análise do texto “A mulher e a arte” (sem data), da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Este escrito, recém-publicado na íntegra pela primeira vez, em revista acadêmica, constitui uma conferência da autora na qual ela expõe suas opiniões sobre o tema da arte de autoria feminina, tecendo uma série de críticas de cunho feminista à desigualdade entre os gêneros no espaço da criação artística. Em seu texto, a literata cita diversos nomes de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  35
    Qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/Aids.Prisla Ücker Calvetti, Grazielly Rita Marques Giovelli, Clarissa Trevisan da Rosa, Gabriel José Chittó Gauer & João Feliz Moraes - 2012 - Revista Aletheia 38:25-38.
    O trabalho teve como objetivo investigar a qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/AIDS, em destaque as relações sociais e a sexualidade. Foram analisados também aspectos sociodemográficos e situação clínica (marcadores biológicos CD4+ e carga viral) de 63 mulheres entre 18 e 65 anos em uso ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Mulheres, metáforas e mestiçagens.Maria Helena Varela - 2011 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    A mulher no pedestal: representações de feminilidade e cristianismo na escrita masculina do periódico ouro-pretano O Noticiador de Minas.Matheus Da Cruz E. Zica - 2014 - Horizonte 12 (35).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Mulheres negras: enfrentamentos e resiliência.Carla Manoela Oliveira de Araujo & Luzia Wilma Santana da Silva - 2023 - Odeere 8 (2):121-140.
    Trata-se de um recorte de dissertação de mestrado, cujo objetivo é verificar nas relações étnico-raciais vulnerabilidades que se relacionam com a saúde mental de mulheres negras. De natureza qualitativa, aprovado pelo CEP/UESB, realizado no período entre dezembro/2021-abril/2022, no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM), com dez mulheres adulto-idosas. Foram utilizados um questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo. Os dados foram analisados segundo o modelo interativo sugerido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    Mulheres em situação de violência conjugal: Fatores relacionados à permanência, rompimento E retorno à relação violenta.Nara Maria Batista Cardoso - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):133-139.
    O presente artigo apresenta alguns fatores relacionados à permanência, rompimento e retomo de mulheres agredidas à relação conjugal, bem como alguns depoimentos. Conclui-se que a conscientização das mulheres do seu papel na perpetuação desse ciclo é fundamental para que ela possa tomar-se a protagonista das mudanças na relação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  27
    A mulher na vida e na obra de Nietzsche.Mario de Lima - 2014 - Cadernos Nietzsche 35:175-179.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    (Re)existência “Margarida” - mulher negra quilombola: identidade, religiosidade e o poder de cura na Chapada da Diamantina - BA.Leonice De Jesus Silva & Raquel Souzas - 2019 - Odeere 4 (7):119.
    As mulheres dos quilombos sofrem preconceitos por seu gênero, sua cor e suas origens. Eles lutam todos os dias para quebrar os estereótipos que lhes são impostos desde os tempos da escravidão. A questão de gênero é um fenômeno complexo, e sempre que está ligada à história da escravidão negro-africana, a ideia de submissão e esquecimento emerge. A narrativa das mulheres negras dos quilombos compoem o conjunto de dados para esse artigo. A abordagem interseccional é um recurso teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  20
    A Mulher Lésbica e o Habitar Em Risco Na Ficção Pós-Pandemia de “a Extinção Das Abelhas”.Tais Alves Teixeira - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):41-50.
    A emergência climática e o possível colapso político, ambiental e social que se avizinha nos convida a pensar em futuros possíveis, haja vista que habitar o planeta Terra tem se caracterizado pelo risco constante de catástrofes. Com isso, este artigo visa mergulhar na obra “A extinção das abelhas” de Natalia Borges Polesso, para que possamos compreender o antropoceno como o tempo da perturbação humana.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A mulher negra escrava no imaginário das elites do século XIX.Marília Pessoa Monteiro - 1989 - Clio: A Journal of Literature, History, and the Philosophy of History 12.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Mulheres imigrantes alemãs no Rio Grande do Sul: uma análise das construções e discursos.Samanta Ritter - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):102.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Descolonizando narrativas sobre mulheres: a fotografia como potência.Tuane Maitê Eggers - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):470-503.
    As narrativas sobre mulheres, mesmo dentro dos estudos feministas, podem ser entendidas como normativas e colonizadoras, especialmente quando se dão a partir de um olhar ocidental sobre as mulheres do terceiro mundo. A partir da análise do pensamento da autora indiana Chandra Talpade Mohanty, este artigo busca relacionar seu discurso com exemplos de mulheres fotógrafas que buscaram desconstruir essa estrutura hierárquica do olhar, como Claudia Andujar, Graciela Iturbide, Nair Benedicto e Susan Meiselas, além das reflexões da artista (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Ensinando as mulheres a serem boas cristãs na região peninsular no século XIII: a função didática dos modelos hagiográficos femininos nas línguas rom'nicas.Isabel Ilzarbe - 2024 - Horizonte 21 (64):206311-206311.
    La hagiografía medieval tenía una importante función didáctica. Estos relatos fueron muy útiles para la Iglesia ya que permitían transmitir valores, modelos de conducta e ideas complejas a los feligreses. En este trabajo de investigación exploraremos tres obras hagiográficas en verso redactadas en distintas zonas de la Península Ibérica durante el siglo XIII, protagonizadas por tres santas que representan modelos diferentes (mártires, religiosas y penitentes). A través de este estudio comparativo hemos podido observar que, más allá de los tópicos asociados (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Bendita mulher maldita.Leila Brito - 2018 - Belo Horizonte: Páginas Editora.
  28. Mulheres na economia solidária : uma nova ética nas Relacões de Produção e nas Relacões de Gênero.Ana Lúcia da Silva Garcia - 2010 - In Adriana Severo Rodrigues, Giancarla Brunetto & Márcio Eduardo Brotto (eds.), Os hereges: temas em direitos humanos, ética e diversidade. Porto Alegre, RS: Armazém Digital.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Mulheres que ecoam Saberes: idiossincrasia e oximoro linguístico nas elocuções das rezadeiras e benzedeiras do médio sertão maranhense.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):183-202.
    A pesquisa foi realizada na região do médio sertão maranhense, nordeste do Brasil. A diversidade sociolinguística no Brasil é bem marcante, sobretudo, considerando o amalgamento entre as três principais matrizes da formação da cultura nacional. Nesse contexto, as rezas e os benzimentos, muito comum em todo território nacional brasileiro, se tornaram elementos fundantes da nossa análise, quando passamos a investigar a hibridização linguísticas presentes nas elocuções das práticas relacionadas às terapias das rezadeiras e benzedeiras. Os conhecimentos dessas especialistas estão alicerçados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Mulheres, filosofia ou coisas do gênero.Marcia Tiburi & Bárbara Valle (eds.) - 2008 - Santa Cruz do Sul: EDUNISC.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    A mulher e os rituais do casamento no interior de Santiago.Maria Goreti Varela Freire Silva - 2022 - Odeere 7 (1):76-92.
    Este estudo, marcadamente descritivo, foca os rituais do casamento no interior da ilha de Santiago, nos meados do século XIX, procurando compreender como é que o casamento, um ato íntimo entre duas pessoas, podia envolver duas famílias, os vizinhos ou até duas comunidades e quais as etapas percorridas desde a manifestação de interesse do jovem pretendente pela rapariga, até ao casamento. Assim, começa-se por fazer a contextualização de um casamento tradicional, arranjado e realizado, no interior de Santiago, passando pelas diferentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  40
    A representação de mulheres nos espaços de poder e a standpoint theory: contribuições de uma epistemologia feminista.Marina França Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):904-933.
    O presente trabalho objetiva discutir e analisar criticamente a representação de mulheres nos espaços de poder. O estudo adota como ferramenta analítica a standpoint theory, epistemologia feminista crítica às concepções tradicionais da teoria do conhecimento, e tem por marco teórico as reflexões trazidas pela teoria democrática sobre inclusão social nos espaços de poder.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. As mulheres de Giovanni pontano.Francisco de Assis Florêncio - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):69-78.
    Com este trabalho, pretendemos trazer à luz a poesia amorosa de um dos mais célebres poetas neolatinos. Nascido em Cerreto di Spoleto, na Úmbria e educado em Perúgia, Giovanni Pontano (1429-1503) trabalhou na chancelaria real da Casa de Aragão, vindo a se tornar primeiro ministro, durante o governo do rei Fernando I. Embora na tenha se dedicado apenas à poesia amorosa, é sobre esta, por ora, que nossos comentários versarão. Estes comentários se baseiam em poemas endereçados às suas três musas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Violência contra a mulher no ambiente laboral.Mariana Saad Soler, Eveli Freire Vasconcelos & Danielly Martins da Silva - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:365-378.
    O aumento da participação feminina no mercado de trabalho formal e informal, decorrente dos movimentos feministas, começou a ameaçar em larga escala um dos pilares da desigualdade, o provimento econômico e autonomia sobre a vida das mulheres, dessa forma, as estruturas sociais se reorganizam para reproduzir a lógica de poder opressora. Por meio de ambientes organizacionais, diversos e inclusivos, especialmente no que se refere a gênero, as mulheres poderão experienciar a valorização social, a influência no poder de decisão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  26
    A Agência política de mulheres negras sob a perspectiva do Mulherismo Africana: para além do ensurdecimento.Ayni Estevão de Araujo - 2022 - Odeere 7 (1):93-106.
    Este artigo visa à mobilização de alguns aspectos da teoria mulherista africana e sua pertinência para a compreensão de experiências políticas de mulheres negras no Brasil. Para tanto, apresentar-se-ão importantes pressupostos que fundam o Mulherismo Africana, bem como algumas de suas filiações teórico-metodológicas; possíveis aproximações e distanciamentos em relação a outras teorias; e, por fim, algumas reflexões acerca das agências políticas femininas negras, especialmente em solo brasileiro.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    A percepção das mulheres sobre a maternidade na contemporaneidade.Selma Aparecida Geraldo Benzoni, Noemi Garcia Baptista, Rafael Tadeu Tomaz Musacci & Jenifer Mayne Pereira da Silva - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:232-243.
    Este artigo teve por objetivo identificar e compreender como as mulheres representam a maternidade. Para isso, foram realizadas, através de ligação telefônica, 15 entrevistas com mulheres entre 31 e 40 anos, que têm pelo menos um filho e inseridas no mercado de trabalho, utilizando para isto, um roteiro semiestruturado criado pelos pesquisadores. Através dos dados coletados, foi realizada uma análise qualitativa estruturada em duas categorias, a saber: o sentimento das participantes em relação à maternidade e a percepção da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    A Mulher Negra No Brasil.Francisco Anderson de Castro, Palloma Valéria Macedo de Miranda & Fábio Abreu dos Passos - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):198-220.
    Este estudo tem como objetivo geral discorrer de forma sucinta e crítica sobre os principais desafios enfrentados pelas pessoas negras, em especial as mulheres, na sociedade brasileira. E como objetivos específicos, analisar, a partir da concepção do feminismo, as problemáticas que englobam o racismo, sexismo, democracia racial, estética do racismo e como estes também acabam servindo de base para o justificar o epistemicídio da intelectualidade negra feminina, no qual esses desafios são herdados de opressões do colonialismo imposto ao território (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    As experiências de mulheres negras campesinas do assentamento da fazenda Sururu de Queiroz de Varzedo/BA.Alane Santos do Nascimento & Priscila Gomes Dornelles Avelino - 2024 - Odeere 9 (1):80-97.
    Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e que objetivou compreender de que forma raça e gênero se interseccionaram nas memórias acionadas sobre as experiências vividas por trabalhadoras assentadas da Fazenda Sururu de Queiroz, Varzedo/BA. Para isso, acionamos o feminismo negro e descolonial como ancoragem teórico-política para demarcar que as múltiplas opressões sofridas pelas mulheres negras estão interligadas com raça e gênero, o que implicou em visibilizar o racismo, o sexismo e o biocapitalismo nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    Mulheres e esporte: processo civilizador ou (des) civilizador.Hugo Rodolfo Lovisolo - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):29-38.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  28
    As cartas de Tell El-Amarna e o tráfico de mulheres em Canaã.José Ademar Kaefer - 2019 - Horizonte 17 (52):114-131.
    As 382 cartas encontradas em Tell El-Amarna trazem não somente informações sobre a política administrativa do Egito durante a Era do Bronze Tardio, mas também sobre as transações internacionais que envolviam vidas humanas. O objetivo deste ensaio é mostrar, através das entrelinhas das cartas de El-Amarna, como funcionava o tráfico de mulheres de Canaã para o Egito nesse período. Temos duas situações: uma é o tráfico de mulheres entre o Egito e os grandes reinos, como Assíria, Babilônia e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Mulheres em diáspora: a presença árabe-palestina na fronteira Brasil-Uruguai.Márcia Esteves de Calazans & Emilia Piñeiro - 2023 - Aletheia 56 (2):106-128.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  46
    Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais.Márcia Alves Silva & Adriana Lessa Cardoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:294-307.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória de mulheres feministas na cidade de Pelotas – RS, a partir de suas narrativas que, de certa forma, foram precursoras, visibilizando suas experiências no ativismo político. Entendemos que todo movimento social atua na formação humana, portanto, é um ato educativo. Utilizamos o referencial feminista descolonial, como perspectiva vinculada à resistência do sistema capitalista mundial-globalizado. Buscamos nossas bases teóricas especialmente nas autoras Heleieth Saffioti, Ochy Curiel, Marcela Lagarde y de los Ríos, Patricia Hill (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    A Política Educativa Para Mulheres Em Situação de Cárcere: Um Estudo de Caso No Conjuto Penal Nilton Gonçalves.Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira & Cristiane da Silva Santana - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:148-160.
    O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi analisar as especificidades de como ocorre a Educação de Jovens e Adultos – EJA – de mulheres que vivem em situação carcerária, bem como as contribuições e limitações do processo educacional para a ressignificação e reinserção na sociedade. Especificamente a pesquisa se propõe a compreender como ocorre a Educação de Jovens e Adultos no sistema penitenciário feminino; apontar as contribuições da EJA (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Desenvolvimento Sustentável e Ecologia Politica Como Eco-Cidadania Em Luis Alberto Warat: Uma Experiência Do Movimento Das Mulheres Camponesas.Neusa Schnorrenberger - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):57.
    As mulheres no ambiente rural têm uma preocupação maior, em especial na questão do cuidado ecológico e com o desenvolvimento sustentável, uma vez que o meio em que estão inseridas, faz com que elas estejam mais próximas com a terra e a produção de alimentos. Neste sentido, o presente texto procura analisar a relação existente entre desenvolvimento sustentável e ecologia política como eco-cidadania em Warat correlacionando a experiência das mulheres camponesas e o meio ambiente ecológico, buscando evidenciar desdobramentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Imagem corporal de mulheres de assentamento de reforma agrária.Iara Lázara Batista de Souza, Cátia Regina Assis Almeida Leal & Vivianne Oliveira Gonçalves - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):62-85.
    No espaço midiático, o culto à aparência corporal propaga a imagem de um corpo feminino bonito, jovem e magro. Com relação à mulher que vive no campo, a imagem difundida é de uma mulher alheia aos cuidados com a beleza, “desleixada”. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a satisfação com a imagem corporal e a influência dos meios de comunicação em mulheres em um assentamento rural de Jataí-Go. Foi aplicado o Body Shape Questionnaire a 25 mulheres e realizada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    'Para Marielle. Mulheres da Maré, perigo, sementes e marés', de Geri Augusto | 'For Marielle: Mulhere(s) da Maré, Danger, Seeds and Tides', by Geri Augusto.Ana Laura Malmaceda & Guilherme Mautone - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):355-383.
    Trata-se de uma tradução inédita para do texto "For Marielle: Mulhere(s) da Maré, Danger, Seeds and Tides", da intelectual, artista e ativista política Geri Augusto. Seu texto, que foi originalmente publicado na Revista Transition (https://muse.jhu.edu/article/776980/summary), realiza uma exegese de pontos específicos da dissertação de mestrado de Marielle Franco e procura mostrar ali o desenvolvimento de uma filosofia política interessada pela questão do conflito entre os espaços público e privado e pela questão do direito à cidade. A tradução conta com um (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Mulheres evangélicas na política: tensionamentos entre o público e o privado.Sandra Duarte de Souza - 2015 - Horizonte 13 (39):1261-1295.
    The low representation of women in the Brazilian National Congress has been recurrently criticized by the feminist movements, international agencies and the parliament representatives themselves. From the 513 parliament representatives elected for the 55th legislation, 51 are women representatives, and only 10 of these are evangelical Christians. The acting of evangelical women in politics has not been a subject of interest by the academy in the field of religious and feminist studies. The present article addresses the acting of evangelical women (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    A import'ncia das mulheres do candomblé no desenvolvimento de Cachoeira, BA.Sandro Dos Santos Correia - 2017 - Odeere 2 (3).
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das mulheres no fortalecimento do candomblé por meio de suas variadas atuações desde a sacerdotal, a ritualística, a comercial, até a política. A metodologia utilizada está calcada no trabalho de campo e investigação participante em alguns terreiros e diálogo com lideranças religiosas no território de Cachoeira, no estado da Bahia; concentrando a análise na função destas mulheres na organização de festas públicas como a da Boa Morte e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  2
    História das mulheres em tempos de pandemia.Wilma de Lara Bueno - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3):1544-1564.
    Este artigo pretende refletir sobre a condição feminina em tempos da pandemia provocada pela Covid-19. A historiografia evidencia o papel das mulheres como sujeitos da história, o qual durante muito tempo foi relevado ao esquecimento por concepções que as condicionavam à reclusão e às tarefas do lar. No entanto, nas entrelinhas dos discursos masculinos, os historiadores têm encontrado indícios de que, no lar ou no espaço público, elas buscaram sua realização pessoal e profissional. Em tempos de pandemia, o cotidiano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    O papel da mulher na Comunidade remanescente do Quilombo de Fojo e sua relação com a natureza.Maria Edinalva De Oliveira Carmo & Maria de Fátima De Andrade Ferreira - 2020 - Odeere 5 (9):281.
    Este artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado em Ciências Ambientais que investigou “A relação mulher-natureza na Comunidade Remanescente do Quilombo de Fojo, Itacaré – BA”, através da abordagem descritiva e análise quantitativa e qualitativa de dados, buscando aprofundamento teórico para tratar de relações de gênero, gênero e meio ambiente e a importância do papel da mulher na organização cotidiana das comunidades tradicionais, inclusive de remanescentes de quilombos. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres e homens da Comunidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 395