Odeere 6 (2):369-382 (2021)

Abstract
O profissional de enfermagem figura entre os primeiros que presta os primeiros cuidados as mulheres vítimas de agressões sexuais, necessitando, dessa forma, de competência e sensibilidade para cuidar no âmbito clínico, garantindo a preservação de vestígios da violência e salvaguardar os direitos das vítimas. O objetivo do presente estudo foi evidenciar estudos na literatura científica nacional que enfoquem a assistência de enfermagem em situações de violência sexual contra mulher. Estudo de revisão integrativa de literatura com abordagem quanti-qualitativa, realizada no período de fevereiro a março de 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de busca de estudos bibliográficos disponíveis nas base de dados SciELO, Google Acadêmico e BVS. Foram levantados 24 artigos e após aplicação de critérios de elegibilidade, 11 artigos foram utilizados para análise. O cuidar em enfermagem à mulher vítima de violência sexual leva à compreensão de que a assistência destes profissionais estão centradas, em sua maior parte, no cuidado técnico. Mesmo sendo um dos principais profissionais que cuidam deste tipo de violência, urge a necessidade de um cuidar mais humanizado. Torna-se imprescindível maior atenção a formação permanente e continuada destes profissionais para uma assistência mais efetiva às mulheres vítimas de violência sexual no Brasil.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories (categorize this paper)
DOI 10.22481/odeere.v6i2.8597
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 68,975
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Violência Conjugal: Um Estudo de Caso.Leanira Kesseli Carrasco - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:21-30.
Derecho de una vida libre de violencia: una aproximación a la violencia de género.Susana Vicente - 2009 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 59 (960):21-26.

Analytics

Added to PP index
2022-01-16

Total views
2 ( #1,441,617 of 2,498,158 )

Recent downloads (6 months)
2 ( #282,957 of 2,498,158 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes