A mulher e os rituais do casamento no interior de Santiago

Odeere 7 (1):76-92 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este estudo, marcadamente descritivo, foca os rituais do casamento no interior da ilha de Santiago, nos meados do século XIX, procurando compreender como é que o casamento, um ato íntimo entre duas pessoas, podia envolver duas famílias, os vizinhos ou até duas comunidades e quais as etapas percorridas desde a manifestação de interesse do jovem pretendente pela rapariga, até ao casamento. Assim, começa-se por fazer a contextualização de um casamento tradicional, arranjado e realizado, no interior de Santiago, passando pelas diferentes etapas, desde o pedido de noiva aos preparativos que antecedem o dia da cerimónia religiosa e uma série de rituais realizados na residência dos pais da noiva ao longo do dia do casamento, e à noite, antes e depois da consumação do matrimónio. Esta pesquisa bibliográfica, documental e de campo, baseada em entrevistas semiestruturadas, pretende contribuir para a descrição do casamento tradicional, recorrendo a testemunhos de figuras reconhecidas da cultura tradicional e de alguns anciãos respeitados na sua comunidade. Foi possível concluir que tanto o namoro como o casamento, nos dias que correm, são arranjados e realizados em moldes diversos e que os rituais envolventes pouco ou nenhuma relação têm com os eventos descritos no presente trabalho. de Santiago, passando pelas diferentes etapas, desde o pedido de noiva e os preparativos que antecedem o dia da cerimónia religiosa e uma série de rituais realizados na residência dos pais da noiva ao longo do dia, do casamento, e à noite, antes e depois, da consumação do matrimónio. Este trabalho pretende contribuir para a descrição do casamento tradicional recorrendo a testemunhos de figuras reconhecidas da cultura tradicional e de alguns anciãos respeitados na sua comunidade, complementarmente, reforçados pela revisão da parca bibliografia existente sobre este assunto. Foi possível, através desta pesquisa, concluir que tanto o namoro como o casamento, nos dias que correm, são arranjados e realizados em moldes diversos e que os rituais envolventes pouco ou nenhuma relação têm com os eventos descritos neste trabalho.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Violência conjugal: um estudo de caso.Leanira Kesseli Carrasco - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:21-30.
ICM, Maria Mulher Ícone do Mistério Trinitário.Maria Freire da Silva - 1996 - Revista de Cultura Teológica 17:41-56.
A Mulher Adúltera no Evangelho de João.Gilvan Leite de Araújo - 2018 - Revista de Cultura Teológica 92:127-142.
Maria Madalena.Gilvan Leite de Araújo - 2019 - Revista de Cultura Teológica 93:84-107.
Jesus e a Samaritana.Gilvan Leite de Araújo - 2016 - Revista de Cultura Teológica 87:231-249.
Processo de institucionalização da formação da mulher no século XIX.Teresinha Venturin - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):217-222.

Analytics

Added to PP
2022-05-05

Downloads
7 (#1,356,784)

6 months
5 (#629,136)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references