Results for 'Milagre'

32 found
Order:
  1.  25
    Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos. [REVIEW]Erlania do Carmo Freitas, Andre Souza dos Santos, Alba Benemérita Alves Vilela & Maria Patricia Milagres - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019016.
    O presente artigo tem por objetivo investir em uma abordagem critica e reflexiva acerca da parcela de contribuição deixada por alguns filósofos contemporâneos, sobre a valorização do aproveitamento e uso racional dos alimentos de forma integral, evitando o desperdício. Trata-se de uma reflexão descritiva estruturada em quatro seções. Desde décadas passadas já existiam alertas sobre o uso racional dos recursos naturais e o desperdício de alimentos, e o Brasil por ser grande produtor de frutas tropicais a nível mundial, aproveitar cascas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Dos milagres ou das crenças causais ilegítimas, em David Hume.Rubens Sotero Santos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):99-108.
    Abordaremos aqui as crenças causais em milagres a partir do método experimental usado por Hume a fim de saber se tais crenças podem ser ditas legítimas ou não. Dessa forma, teremos duas possibilidades: ou os critérios usados para julgar crenças causais confirmam a legitimidade de milagres, e então teremos que assumir que tais critérios são demasiados falhos ao dar conta da natureza dos milagres – uma vez que são contrários à experiência. Ou, então, os critérios usados para julgar crenças causais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  44
    A liberdade como milagre privado: sobre a indiferença da vontade.Luís Mendes - 2014 - Doispontos 11 (2).
    O autor estuda a noção de liberdade como milagre privado, segundo Leibniz. O homem é capaz de milagres, isto é, ser-se humano é ser-se capaz de liberdade. A vontade livre está sempre inclinada e essa inclinação é justamente a marca da sua indiferença. Nenhuma lei vincula o humano, e por isso é capaz de ser excepcional e de se soltar das amarras que o escravizam às coisas exteriores. A mente humana é capaz de produzir o imprevisível. O humano é, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Milagres e leis da natureza em Peirce e Hume.S. Albieri - 1996 - Revista Latinoamericana de Filosofia 22 (2):207-222.
  5. A liberdade como milagre privado: sobre a indiferença da vontade.Luís Mendes - 2014 - Dois Pontos 11 (2).
    O autor estuda a noção de liberdade como milagre privado, segundo Leibniz. O homem é capaz de milagres, isto é, ser-se humano é ser-se capaz de liberdade. A vontade livre está sempre inclinada e essa inclinação é justamente a marca da sua indiferença. Nenhuma lei vincula o humano, e por isso é capaz de ser excepcional e de se soltar das amarras que o escravizam às coisas exteriores. A mente humana é capaz de produzir o imprevisível (excepto para Deus). (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Sobre a relev'ncia filosófica do argumento do milagre.Edna Alves de Souza - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (4):47-80.
    Resumo: Neste artigo, argumentamos a favor de uma versão sofisticada do realismo científico, tendo como eixo norteador a análise do desempenho do que consideramos ser o seu elemento de defesa estratégico: o “argumento do milagre”. O realismo científico é a perspectiva comprometida com as nossas melhores teorias científicas, isto é, com a existência de entidades, processos, relações etc., observáveis ou inobserváveis, indispensáveis para explicar o seu sucesso empírico, em particular, com aqueles componentes das teorias que são cruciais para se (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  34
    Hannah Arendt e o "milagre" da natalidade.José João Neves Barbosa Vicente - 2011 - Synesis 3 (1):40-51.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Notas wittgensteinianas sobre O conceito de milagre.Alison Vander Mandeli - 2013 - Fundamento 7.
    Muitos teístas argumentam que a ocorrência de milagres é prova cabal da existência de Deus. Partindo de algumas ideias de Wittgenstein, pretendo mostrar que essa postura teísta é equivocada, dado que a essência do fato milagroso seria o deslumbramento e posterior mudança de vida que ele pode ocasionar no observador e não um fenômeno inexplicável, sendo mais compreensível ao postularmos a existência de um autor divino para ele. O milagre não prova a existência de Deus, mas proporciona uma possibilidade (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  29
    Na busca da cura do corpo, a oração opera milagres: uma discussão sobre eficácia simbólica, perspectivismo, cura e religião (In the search for the healing of the body, prayer works miracles: a discussion on symbolic efficacy, perspectivism).Irene de Jesus Silva & Raymundo Heraldo Maués - 2013 - Horizonte 11 (31):965-990.
    Na busca da cura do corpo, a oração opera milagres: uma discussão sobre eficácia simbólica, perspectivismo, cura e religião (In the search for the healing of the body, prayer works miracles: a discussion on symbolic efficacy, perspectivism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p965 O artigo busca descrever, compreender e interpretar o caso observado de uma jovem portadora de teratoma ovariano maligno, internada em hospital do câncer na cidade de Belém, estado do Pará. A jovem foi desenganada diante do diagnóstico da doença, mas sua (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    A influência de Locke no ceticismo religioso de Hume em "Dos Milagres".José R. Maia Neto - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (124):491-508.
  11.  21
    A influência de Locke no ceticismo religioso de Hume em "Dos Milagres".José R. Maia Neto - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (124):491-508.
  12.  21
    A Súdita do Senhor dos Milagres e os Bastidores da Festa de Passos em Sergipe (The subjects of the Lord of Miracles and the backstage Party Steps into Sergipe)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2011 v9n20p114. [REVIEW]Magno Francisco de Jesus Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):114-126.
  13.  58
    A Súdita do Senhor dos Milagres e os Bastidores da Festa de Passos em Sergipe (The subjects of the Lord of Miracles and the backstage Party Steps into Sergipe) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p114. [REVIEW]Magno Francisco de Jesus Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):114-126.
    Todos os anos, no segundo final de semana da quaresma é realizada em São Cristóvão a mais importante manifestação festiva católica de Sergipe. Trata-se da Festa de Passos, que reúne romeiros dos mais variados municípios sergipanos, com pagamento de promessas, práticas penitenciais e conflitos. Ao longo do século XX um nome importante que participou ativamente dos bastidores da solenidade foi o de Maria Paiva Monteiro, professora, religiosa, madrinha dos cristovenses e considerada a guardiã da memória da romaria dos Passos. Nesse (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Realismo Científico e Incomensurabilidade Metodológica: Autonomia Epistêmica Como Parte da Racionalidade Científica.Bruno Malavolta E. Silva - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):99-124.
    ResumoO argumento do milagre afirma que o realismo científico é a melhor explicação para o sucesso da ciência:teorias científicas são bem-sucedidas porque são verdadeiras, e cientistas são bem-sucedidos em encontrarteorias verdadeiras porque se baseiam em normas metodológicas confiáveis. A tese da incomensurabilidademetodológica afirma que teorias científicas não são escolhidas através de um algoritmo neutro de normas epistêmicas. Isso revela uma lacuna na explicação realista: normas epistêmicas confiáveis não são suficientes para conduzir a escolhas de teorias verdadeiras, pois tais escolhas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  41
    A centralidade da Palavra de Deus em Lucas 5,1-11 (The centrality of the Word od God in Luke 5,1-11) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p682. [REVIEW]Ildo Perondi, Fabrizio Zandonadi Catenassi & Gisele Soares Silva - 2013 - Horizonte 11 (30):682-708.
    Pouca atenção foi dada pelos estudiosos para a função da Palavra de Deus no relato da pesca milagrosa em Lucas, tanto em nível literário, quanto teológico. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a perícope de Lc 5,1-11, com enfoque na Palavra de Deus, proclamada em Jesus e por ele. A metodologia utilizada foi a análise e interpretação de textos, privilegiando o método histórico-crítico e os seus elementos essenciais, além do uso de outros métodos, baseados na ciência da linguagem. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  29
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  46
    O empirismo construtivo de Bas C. Van Fraassen E o problema do sucesso científico.Samuel Simon & Aline Moares - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (2).
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar os principais aspectos do Empirismo Construtivo de Bas C. van Fraassen, particularmente no que diz respeito ao problema do sucesso científico. Nesse contexto, serão examinadas as noções de observável e inobservável e suas relações com o ‘argumento do milagre’ e da ‘coincidência cósmica’, ambos criticados por van Fraassen. As respostas de autores que defendem o Realismo Científico serão então apresentadas, contrapondo-se aos argumentos do Empirismo Construtivo. Finalmente, possíveis dificuldades do Empirismo Construtivo serão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    Filosofia Afro-Brasileira Como Contribuição Formativa Para o Ensino de Filosofia.Antonio Filogenio de Paula Junior - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022013.
    Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. Em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Fake e fato.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:32-36.
    Fala-se em fake, mas não se admite que milagres de Cristo ou hagiografias de santos poderiam ser fakes também. As religiões treinaram, no entanto, os políticos no sentido de esperarem que se acredite no que dizem, por mais absurdo que seja. Com que concepção de verdade se tem operado? É possível “operar” com ela, como se coisa fosse, um instrumento? Ou ela nos é, nos abrimos à verdade que em nós assoma e se torna palavra e imagem?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    ´Lógica e imaginação.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 2:29-39.
    Pascal assegura que acima de tudo ele preza a honestidade, mas tem um pensamento curto que diz “poète, et non honnête homme”. A ficção seria uma desonestidade. Outro pensamento comenta o provérbio latino “in vino veritas”, dizendo que é preciso não haver vinho demais nem vinho de menos para buscar a verdade. Se o vinho é o acesso ao subconsciente, isso significa que é preciso ampliar a racionalidade para além do âmbito consciente. Será que Pascal, saindo da ciência e se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O estado de exceção contempor'neo e a politização da justiça.Thiago Lemos Possas - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A distinção entre o estado de exceção e a normalidade deixou de ser absoluta, no século XX, dada a ineficácia dos meios tradicionais diante da exceção econômica. Houve mesmo uma banalização do estado excepcional. Vigoram, formalmente, os princípios democráticos, que na prática são constantemente suspensos ou violados. O estado de exceção, como destaca Bercovici, não é um “raio caído de um céu azul”, expressão usada por Marx para descrever a visão que os liberais franceses tinham do golpe de Estado de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    Editorial: Atualidade da Filosofia de Espinosa: Matéria e potência.Cesar Candiotto, Léo Peruzzo Júnior, Antonio Valverde, Ricardo Espinosa Lolas & Eladio Craia - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Pensar é uma espécie de exercício responsável que não pode ser omitido neste momento que vivenciamos e partilhamos. Por isso, cultivar boas reflexões depende, por um lado, da capacidade técnico-acadêmica de pesquisadoras e pesquisadores e, por outro, da maneira como conduzem o seu horizonte filosófico diante de um quadro de perspectivas e desafios. Assim, a produção filosófica não precisa de milagres para compreender a natureza, como afirmará Espinosa, mas de uma aliança entre liberdade e razão.É neste sentido que o presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Quitéria, a Lusitanian saint from the lands between the Douro and the Minho.Luís Alberto Casimiro - 2010 - Cultura:143-162.
    O nosso artigo visa o estudo hagiográfico de Santa Quitéria, uma jovem mártir do século II, cuja vida se encontra envolvida em aspectos lendários, ainda pouco estudados. Filha de um nobre pagão, terá nascido na região de Braga, juntamente com mais oito irmãs gémeas. Os primeiros milagres datam do século VIII, altura em que começou a ser venerada como mártir, destino que partilhou com suas irmãs. O martírio é referido, pela primeira vez, no século XII, estando relatado nos Flos Sanctorum (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  80
    Hume e as bases científicas da tese de que não há acaso no mundo.Silvio Seno Chibeni - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):229-254.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n2p229 Tanto no Tratado da Natureza Humana como na Investigação sobre o Entendimento Humano , Hume mostra-se convencido de que “não há acaso no mundo”, e que “aquilo que o vulgo chama de acaso não passa de uma causa secreta e escondida”. Essa tese desempenha papel crucial em sua análise do livre-arbítrio e, conseguintemente, da responsabilidade moral; é também um elemento importante em sua discussão sobre os milagres. No entanto, o próprio Hume ofereceu, no Tratado , um argumento convincente para (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    Regionalisms in Marian iconography: Our Lady of Brotas.Ana Paula Rebelo Correia - 2010 - Cultura:227-233.
    Descrito por Frei Agostinho de Santa Maria no Santuário Mariano, o culto de Nossa Senhora das Brotas, padroeira dos animais doentes, tem como origem um suposto milagre ocorrido na localidade de Brotas no Alto Alentejo, no início do século XV. Culto rural, com base numa história simples entre um pastor e a sua vaca, a lenda de Nossa Senhora de Brotas é um curioso exemplo de regionalismo na iconografia mariana.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  40
    The cult of the Holy Christ of Miracles in Ponta Delgada – São Miguel.Maria Fernanda Enes - 2010 - Cultura:211-226.
    Pese embora o facto de se tratar de um culto cristológico, e nesse sentido fora do âmbito específico dos santos portugueses, a designação popular de “Santo Cristo dos Milagres”, pela sua natureza taumatúrgica e cariz vivencial, representa uma forma específica de devoção, expressa num culto bem tipificado e localizado no espaço português, fixado e difundido por uma notável iconografia.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Filosofia e Historia Natural em Bacon.Luiz Antonio Alves Eva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Este artigo examina a concepção de História Natural de Francis Bacon a partir de sua relação com literatura cética discutida no século XVI. Mais exatamente, procura mostrar que essa obra representa uma radicalização de uma tendência naturalista presente no tratamento cético da noção de “milagre”, tal como reconhecível no De Divinatione, de Cícero, e nos Ensaios de Montaigne, dentre outras obras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  37
    A origem da Vida: Uma descoberta surpreendente.Dr Josiney A. Souza - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):108-118.
    Séculos de intenso trabalho no discurso da origem da vida levaram a ciência a nenhuma descoberta significativa. As teorias mais progressivas se estagnaram no problema central da origem da informação genética, inimaginavelmente distante de qualquer concepção humana. Aparentemente o Criador reservou para si o conhecimento absoluto deste extraordinário acontecimento. Mas há algo surpreendente nessa investigação que está ao alcance do homem.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  44
    A origem da Vida: Uma descoberta surpreendente.Josiney A. Souza - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 108-118.
    Séculos de intenso trabalho no discurso da origem da vida levaram a ciência a nenhuma descoberta significativa. As teorias mais progressivas se estagnaram no problema central da origem da informação genética, inimaginavelmente distante de qualquer concepção humana. Aparentemente o Criador reservou para si o conhecimento absoluto deste extraordinário acontecimento. Mas há algo surpreendente nessa investigação que está ao alcance do homem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Pentecostalismo e Protestantismo “Histórico” no Brasil: um século de conflitos, assimilação e mudanças (Pentecostalism and “Historical” Protestantism in Brazil: one century of conflicts, assimilation and changes) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p504. [REVIEW]Leonildo Silveira Campos - 2011 - Horizonte 9 (22):504-533.
    Este artigo propõe analisar as relações entre o pentecostalismo e o protestantismo “histórico” nos últimos 100 anos. Desde o ano 2010 comemora-se o centenário da chegada do pentecostalismo no Brasil por meio das pregações do ítalo-americano Luis Francescon e dos suecos Daniel Berg e Gunner Vingren. Até os anos 1950, a Congregação Cristã no Brasil e a Assembléia de Deus, resultantes do trabalho dos três, eram os dois maiores exemplos de igrejas pentecostais consolidadas no Brasil. Uma nova explosão pentecostal ocorrida (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  24
    Mary in Jewish Tradition.Daniel J. Lasker - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):26-32.
    Since Jews rejected the miraculous account of Jesus' birth, they assumed that Mary conceived through illicit sexual activity, sometimes expressed in vulgar terms. Some Jews refuted the possibility of virgin birth by use of philosophical arguments, and others offered scriptural arguments against Mary's perpetual virginity. Despite generally negative views of Mary, there is evidence of an attraction to the idea of a semi-divine female role model and it is possible that certain Kabbalistic interpretations of the divine presence have Marian overtones.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    Marx, o cínico?Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1983 - Trans/Form/Ação 6:37-43.
    This article was written in August 83, initially as a lecture at Jornada de Filosofia da UNESP. We begin with an approximation between Hegel and Marx and then we discuss the idea of work's force reproduction understood as a part of the capital. The latter is viewed as a kind of social relationship. This approach is attempeted on the basis of certain passages of Marx's The Capital and The Grundrisse as well. Finally, we interpret some nowdays developments under the point (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation