Results for ' Mobilidade'

24 found
Order:
  1.  10
    Fragmentação espacial e mobilidade urbana: um estudo sobre Montes Claros/MG.Tyellen Sany Cruz dos Reis & Iara Soares de França - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):96-117.
    No Brasil, a vida nas cidades, o habitar e as diversas formas de se relacionar e de produzir o espaço entre os citadinos vêm adquirindo novas configurações nas últimas décadas. A partir disso, a cidade na contemporaneidade apresenta-se como um importante elemento analítico pela dinâmica histórica, econômica, política, cultural e espacial que lhe é inerente. Como efeito dos processos espaciais, novas paisagens, formas, estruturas e conteúdos eclodem no tecido urbano, transformando e impactando a vida social em suas diversas escalas. Partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Mobilidade humana internacional, transcontinental e intra-regional: biopoder, estratégias e representações de migrantes.Lai Sai Acón Chan & Ronald Soto-Quiros - 2020 - Dialogos 24 (1):1-18.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Cosmópolis mobilidades culturais às origens do pensamento antigo.Gabriele Cornelli - 2016 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra University Press. Edited by Maria do Céu Fialho & Delfim Ferreira Leão.
    Despite their tensions and contradictions, the various discourses about globalization reveal a desire to build the space and time of the encounter between worlds and cultures, through the persistence of a dialogue that approximates distances, but respects differences. A considerable part of the political, cultural, urban, linguistic formation of the Western world has given rise to motives and solutions of the institution of the poles and cosmopolis of the Ancient World. On the other hand, mobility can even be considered a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Vida artificial: a mobilidade do conceito de transumano e pós-humano.Eduardo Marks de Marques & Luana De Carvalho Krüger - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (1):31.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Ofícios mecânicos e mobilidade social.Roberto Guedes - 2006 - Topoi 7 (13):379-423.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Ofícios mecânicos e mobilidade social: Rio de Janeiro e São Paulo (sécs. XVII-XIX).Roberto Guedes - 2006 - Topoi 13.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    O que se aprende com a mobilidade de smartphones?Sandro Bortolazzo - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):4-13.
    Smartphones abrangem várias funcionalidades – telefonia, e-mails, dispositivo de áudio e vídeo, interação por meio de aplicativos – que têm operado transformações nas formas como os sujeitos se movimentam, aprendem e habitam os centros urbanos. Inscrita no referencial dos Estudos Culturais, este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória que problematiza os usos de smartphones e certos deslocamentos no entendimento sobre aprendizagem. Assim, dois movimentos de investigação se interligam, sendo o primeiro uma exposição sobre a emergência de smartphones, e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Contato Improvisação e o corpo como “coisa que sente”: sugestões para outros modos de mobilidade e subjetivação no interior da cultura empreendedora.Daniele Pires de Castro - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da crítica a um modelo de mobilidade, próprio ao modo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, baseado na ideia de avanço contínuo, autoengendrado e objetivamente orientado, propomos a reflexão a respeito de uma forma alternativa de expressão do movimento e, consequentemente, de construção de subjetividades. Através da análise da técnica de dança Contato Improvisação, buscamos identificar e analisar os elementos que contribuem para a experiência concreta de uma mobilidade sem metas, que também leva a outra maneira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  41
    A Decadência da Existência: Notas Sobre a Mobilidade da Vida.Thiago Aquino - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):35-52.
    Este artigo tem como temática central o conceito de movimento, visando a examinar a pertinência do alargamento da sua aplicação na descrição fenomenológica da existência humana. Pretendo oferecer uma interpretação possível para a afirmação feita por Heidegger, em Ser e Tempo, de que o fenômeno existencial da decadência [Verfallen] é um conceito ontológico de mobilidade existencial. This article discusses the philosophical concept of movement in an attempt to demonstrate how broadening its scope is relevant for a phenomenological understanding of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A população no passado colonial brasileiro: mobilidade versus estabilidade.Sérgio Odilon Nadalin - 2003 - Topoi 4 (7):222-275.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    O ímpeto global do homem na história de sua mobilidade, comunicação e no seu pensamento.Caetano Dias Corrêa - 2004 - In Luiz Carlos Bombassaro, Arno Dal Ri Júnior & Jayme Paviani (eds.), As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Imigrantes chineses nas terras baixas da península de Guanacaste, na Costa Rica: crônicas de integração social e parentesco de alguns clãs familiares de Puntarenas, Abangares e Nicoya.Lai Sai Acón Chan - 2020 - Dialogos 24 (1):83-136.
    O objetivo deste artigo é descrever o grau de parentesco existente entre várias famílias de origem chinesa que se estabeleceram em Nicoya e analisar como isso influenciou suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e seus padrões de mobilidade em todo o Pacífico da Costa Rica desde final do século XIX até meados do século XX. Os participantes do estudo são descendentes de imigrantes que se enraizaram em Nicoya entre 1880 e 1950, que possuíam duas peculiaridades: pertenciam aos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    APLICATIVOS DE TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS: Livre iniciativa ou precarização do trabalho?Jonas Guedes Guedes de Lima - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):90.
    O presente artigo objetiva analisar aplicativos de transporte individual de passageiros sob a luz do princípio da livre iniciativa, bem como o desenvolvimento deste trabalho sob a ótica das leis trabalhistas. A Constituição de 1988 resguarda tanto os direitos sociais do trabalho quanto a livre iniciativa como princípio da ordem econômica. Atualmente a prestação desse serviço é apresentada como uma tecnologia disruptiva. Motoristas dos aplicativos de mobilidade fazem uso da tecnologia fomentando a economia e desenvolvendo o mercado de trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    A matemática em Alexandria: convergência e irradiação.Carlos Alberto Duarte Gamas - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:47-54.
    Com este trabalho pretende dar-se um panorama do que foi a actividade científica, no domínio da Matemática e das ciências que lhe andavam ligadas (Geografia, Astronomia, Mecânica), no grande centro cultural que foi o Museu e a Biblioteca de Alexandria, nos tempos áureos e até ao declínio definitivo da ciência nesse espaço. Pretende-se igualmente sublinhar as descobertas e progressos que abriram caminho para posteriores estádios de desenvolvimento da Matemática, assim como dar conta do cruzamento de saberes e da grande (...) de cientistas matemáticos e relações entre si, alguns provenientes de muitos espaços e sediados em Alexandria, outros formados em Alexandria e regressados ao seu espaço de origem. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Subjetividades dissidentes e controles de imigração nos êxodos contempor'neos da América Central.Guillermo Acuña González - 2020 - Dialogos 24 (1):344-395.
    Este artigo reflete sobre a relação entre os recentes processos de mobilidade regional da América Central, os aspectos de conformação das subjetividades que respondem e as ações de controle com as quais são feitas tentativas para impedir os processos migratórios. Ele aborda alguns ângulos da abordagem da autonomia da migração e especifica exemplos específicos nos quais esses relacionamentos estão presentes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    O estabelecimento do paradigma do membro articulado no De motu animalium de Aristóteles.Eraci Gonçalves de Oliveira - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02805.
    No De motu animalium, Aristóteles recorre ao método analógico na pesquisa que faz acerca da causa comum do movimento, estabelecendo o paradigma do membro articulado, modelo que ele operacionaliza tendo em vista tornar inteligível o caráter dinâmico do movimento dos animais. Contudo, o membro articulado não se apresenta como modelo de uma maneira direta, na verdade, ele é convertido em modelo. Textualmente, o estabelecimento do paradigma, ou modelização, começa em 698a17 e vai até 698b4, incluindo três etapas: a primeira referência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Heidegger e Agostinho: o fenômeno da Tentatio e a historicidade do si (Selbst) na apropriação fenomenológica do livro X das Confissões.Bento Silva Santos - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):135-158.
    Resumo: O artigo trata do fenômeno da cura segundo a apropriação fenomenológica do livro X feita por Martin Heidegger no curso friburgense intitulado Augustinus und der Neuplatonismus. Pretendemos apresentar o fenômeno da tentação e a historicidade do si: segundo a apropriação genuína do ser da vida de Agostinho, a “tentatio” se torna expressão da mobilidade da existência histórico-atuativa, que jamais pode ser compreendida como “quietude”. É a vida mesma que, assumida em sua totalidade, representa uma “tentação”, uma provação - (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    Sociedade de São Vicente de Paulo: história e análise da sua crise de renovação institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos.Marcos Aurelio Saquet & Eliseu Savério Sposito (eds.) - 2009 - São Paulo: Editora Expressão Popular.
    Neste livro, os territórios e as territorialidades foram enfocados por diferentes prismáticas - a ambiguidade e a multidimensionalidade do conceito de território que transcende a ciência geográfica; a diáspora que engendra territorialidades múltiplas e espaços móveis da vida entre-territórios efetivada na mobilidade; a governança e a regulação como mecanismos da configuração territorial em que estados, empresas, redes se combinam; a relação espaço-território e as trajetórias e categorias construídas pelas pessoas; o conceito de território na obra de Jean Gottmann; a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    O Movimento de Jovens Pobres a Instituições Renomadas de Ensino Superior: Motivações e Contradições.Felipe Salvador Grisolia & Lucia Rabello de Castro - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-25.
    Children and youth are typically positioned as passive subjects in learning, and when talking about working class children in particular, the common belief is that attendance at school institutions will translate into social displacement; that is, that children and young people from this economic segment who invest in the study will be able rise economically. It is in this context that recent public policies aimed at maintaining and extending the presence of children and young people in educational institutions can be (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Interações sociais e novos padrões perceptivos na construção da subjetividade.Denise Azevedo Duarte Guimarães - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):22-33.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Rituais hermenêuticos da convivência: a atualidade de H. G. Gadamer.Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva - 2018 - [Coimbra]: Imprensa da Universidade de Coimbra = Coimbra University Press.
    O significado hermenêutico da experiência da obra de arte -- A pertinência hermenêutica da ética aristotélica -- Para uma hermenêutica do cuidado: do mistério da saúde de H.-G. Gadamer aos novos fins da medicina -- A hermenêutica como pensamento de fronteira -- Hermenêutica filosófica e mobilidade cultural: conceitos fundamentais -- A Europa e o destino das ciências humanas -- Para uma hermenêutica da memória -- Tradição, linguagem e jogo -- A missão hermenêutica da filosofia -- Problemas da hermenêutica prática (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Religião e Catolicismo em Belo Horizonte: dados de pesquisa e leitura teológico-pastoral (Religion and Catholicism in Belo Horizonte: research data and interpretation theological-pastoral)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1255. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz - 2012 - Horizonte 10 (28):1255-1279.
    A dinamicidade do mundo atual chama a atenção. A rotatividade confronta-se com o permanente. Pensar ações pastorais no mundo atual supõe clara compreensão da realidade. Nesse sentido, a arquidiocese de Belo Horizonte encomendou uma pesquisa realizada em 2012 intitulada “Valores e religião na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Essa reflexão pretende apresentar os dados dessa pesquisa e apontar desafios no âmbito teológico-pastoral. A pesquisa atesta a presença do pluralismo e da mobilidade religiosa e critica a falta de diálogo inter-religioso. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Multiculturalismo e convivência. Uma introdução.Paolo Gomarasca - 2012 - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 38 (1):11-26.
    What is the usual way of interpreting the relationships and exchanges between cultures? Despite the widespread “backlash”, multiculturalism is the model that still prevails in one of its two main versions: (1) the “assimilationist” version, which tends to eliminate all cultural differences, reducing them to the colonial domain of the Occidental culture, and (2) the so called “differencialist” version, a current trend (taking into account the identity crises of the West), according to which cultures are like “museum pieces”, fixed and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark