Éthos crítico e governamentalidade em Michel Foucault

Revista Dialectus 11 (1) (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Será possível assinalar qual seja a principal questão para o exercício filosófico hoje? A este respeito, a resposta de Michel Foucault é direta: o diagnóstico crítico de nossa atualidade. Partindo desta posição do autor, o objetivo de nosso texto é discutir o sentido de Filosofia caracterizando-se como um exercício crítico e sua principal função: identificar o acontecimento relevante na atualidade, designando assim a atividade de diagnóstico como específica da filosofia. Partindo desta postura, a visão sobre o sentido de Filosofia deixa de ser uma mera adesão aos sistemas ou aos dogmas, caracterizando-se como um exercício crítico, com o objetivo de se buscar pensar diferentemente do que se pensa e o mais crucial ainda: identificar o acontecimento relevante na atualidade, passível de ser tratado filosoficamente. Nossa hipótese a ser trabalhada, parte da observação referente a um ativismo filosófico, ético e político, descrito como atitude ou, mais ainda, como um éthos na reflexão foucaultiana, que engloba todo o seu trabalho, mas que se torna mais pungente em sua, assim denominada, última fase ou fase ética, envolvendo a temática da governamentalidade. Partindo desta temática, discutiremos o vínculo entre ética e política, exatamente por se tratar da ligação entre liberdade, verdade, poder e resistência; destacando-se a relação entre a prática do governo dos outros e o exercício do governo de si. Possibilita analisar a articulação entre verdade, ação política e governamento, quando se trata de identificar a existência de uma atitude política que ganha o contorno de uma atitude ética em se recusar a ser governado de tal forma. Nesse momento, o autor se volta para o éthos crítico enquanto prática de liberdade como forma de recusa ao exercício de governamento excessivo na conduta dos indivíduos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,610

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ética e política em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):157-175.
Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.
Política, revolução e insurreição em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):223.
Ethics and politics in Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):157-175.
Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.

Analytics

Added to PP
2019-10-12

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references