Ética e Educação em Lima Vaz

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem. Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 89,685

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O vocabulário com O qual Nietzsche debate a possibilidade da educação.Vagner Silva - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):279-314.
Experiência formativa: crítica e paradoxo.Nadja Hermann - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):614-625.

Analytics

Added to PP
2018-12-19

Downloads
18 (#703,405)

6 months
5 (#242,355)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references