Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl

Horizonte:1649 (forthcoming)

Abstract

O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo trata conceitualmente do trabalho voluntário, juntamente com um breve histórico desta realidade no Brasil e, por fim, a motivações que estimula a ação voluntária. O terceiro capítulo procura associar o trabalho voluntário e realização espiritual. Para isto, desenvolve temáticas como: a solidariedade fundamentada em princípios éticos, o altruísmo, a empatia, a gratuidade e mais enfaticamente a atitude de amor a partir da dimensão espiritual, concluindo que o trabalho voluntário fundamentado no amor profundo tem o potencial de realizar a pessoa espiritualmente. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, utilizando a fenomenologia hermenêutica. E termina com as considerações finais, reforçando a ideia de que o trabalho voluntário é potencialmente realizador da pessoa em sua espiritualidade, pois, está direcionado para uma busca de sentido para a vida e também pode ser compreendido a partir da capacidade que o ser humano tem de sair do ensimesmamento e de olhar para além de si, em direção a um outro ou a uma causa, compreendendo nisso possibilidades da autotranscendência.

Download options

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 72,766

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2020-03-25

Downloads
8 (#1,014,522)

6 months
1 (#386,989)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

References found in this work

No references found.

Add more references

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Arte, Trabalho E Educação Para a Formação Humana.Isabel Cristina C. Lopes - 2017 - Revista Dialectus- Revista de Filosofia 10 (1).
O trabalho do impróprio e os afetos da flexibilização.Vladimir Pinheiro Safatle - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):12-49.