A relação trabalho-educação no pensamento de Marx: Um estudo dos manuscritos econômico-filosóficos

Revista Dialectus 14 (1) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo objetiva demonstrar e explicitar a relação entre trabalho-educação no pensamento de Marx, a partir de um estudo dos Manuscritos econômico-filosóficos, especificamente, do manuscrito intitulado, a saber: Trabalho Estranhado e Propriedade Privada. Neste trabalho, apresentamos, inicialmente, o debate de Marx com a economia nacional e, na sequência, a teoria sobre o estranhamento na essência do trabalho [trabalho estranhado] e, por fim, a relação trabalho-educação para este pensador materialista. Durante o desenvolvimento da referida pesquisa, adotamos como procedimento metodológico o método dialético-crítico-reflexivo, pois tal método, no nosso entendimento, permite uma melhor compreensão dos escritos de Marx. Ao final da pesquisa, evidenciamos que existe uma relação íntima entre trabalho-educação no pensamento de Marx, pois a educação deve proporcionar ao homem uma relação imediata e de reconhecimento entre o trabalho e a produção, isto é, entre o trabalhador e os objetos da produção. No capitalismo, tal relação, portanto, se apresenta como uma relação hostil e estranha, pois o trabalhador não se reconhece no produto do seu próprio trabalho, uma vez que este trabalho se apresenta como trabalho estranhado.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Trabalho e ação política em Marx.Alexandre Lima - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (2):341-364.
O trabalho do impróprio e os afetos da flexibilização.Vladimir Pinheiro Safatle - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):12-49.
Trabalho,ciência, tecnologia e cultura como princípios fundantes da organizaç'o curricular integrada: uma leitura política.Jose Angeli - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:7-21.
Aller-retour sur Arendt et Marx – travail, Stoffwechsel, apprentissage.Romildo Gomes Pinheiro - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):107-154.

Analytics

Added to PP
2019-10-12

Downloads
6 (#1,425,536)

6 months
1 (#1,533,009)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

José Almeida
university of lisbon (PhD)

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references