Kant e Habermas

Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto visa tratar de uma problemática da Teoria do Conhecimento em correspondência com a Educação. Os problemas que surgem da relação entre o indivíduo pensante e o objeto de seu pensamento (como o solipsismo, a reflexão monológica e o dogmatismo) marcam as bases da produção filosófica tratada a partir de Kant em sua obra "Crítica da Razão Pura" (1787). A prova sobre os juízos sintéticos a priori leva Kant a formular um sistema filosófico, cujo método transcendental se apoia na sensibilidade e no entendimento do sujeito sobre os conceitos. A fenomenologia de Husserl se fortaleceu a partir da filosofia de Kant, e sobre seu prisma existencial-hermenêutico, tratou do problema da dialética do conhecimento a partir do conceito de mundo da vida. O apriorismo subjetivista de Kant e o idealismo transcendental da fenomenologia de Husserl são criticados, atualmente, pelo filósofo Jürgen Habermas. Pela teoria da competência comunicativa, Habermas instaura novas bases para a relação sujeito-objeto e para a construção do conhecimento. O ser humano é um sujeito de potencialidade comunicativa, que desenvolve um novo conceito de emancipação, pela razão comunicativa pela qual a linguagem é considerada na sua dimensão de práxis social. A perspectiva habermasiana é bastante relevante para a educação escolar e para o desenvolvimento humano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,611

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Direitos Humanos em Kant e Habermas. [REVIEW]Alessandro Pinzani - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):179-184.
Pas de deux met een theologische erfenis.Geert Van Eekert - 2021 - Algemeen Nederlands Tijdschrift voor Wijsbegeerte 113 (2):279-301.

Analytics

Added to PP
2023-01-16

Downloads
4 (#1,630,023)

6 months
1 (#1,478,830)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references