Doação de órgãos e tecidos humanos: a transplantação na Espanha e no Brasil

Revista Bioética 27 (3):419-429 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A partir de dados brasileiros e espanhóis, este artigo aborda aspectos relevantes da doação e transplantes de órgãos, como a relação entre oferta e demanda, legislação vigente, custos e possíveis estratégias para aumentar taxas de doação e melhorar de forma geral o processo de transplantes. O objetivo deste artigo é apresentar dados empíricos atuais que incrementem o conhecimento relevante para a avaliação bioética. Os dois países se destacam: o Brasil por ter o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, e a Espanha por manter há décadas o maior índice de doadores efetivos por milhão de pessoas. Análise inicial dos dados sugere a necessidade de lidar mais abertamente com os interesses dos afetados e a opinião pública, criando articulação sistêmica entre legislação, políticas públicas baseadas em evidências e pesquisa.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Morte cerebrale e trapianto di organi.Paolo Becchi - 2018 - Dissertatio 47 (S7):7-22.
Xenotransplantação: prós e contras.Gustavo Henrique de Freitas Coelho - 2023 - Problemata - International Journal of Philosophy 14 (5):178-194.
A proposta educacional brasileira para o século XXI.Cláudia Cabral Rezende - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
Liberdade, segurança e polícia.Fabiana Amaro de Brito - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):204-215.
Doação de sêmen e classificação étnico-racial no Brasil.Rosely Gomes Costa - 2012 - In Ricardo Ventura Santos, Sahra Gibbon & Jane Felipe Beltrão (eds.), Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Analytics

Added to PP
2024-04-21

Downloads
35 (#453,912)

6 months
35 (#101,135)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Gustavo Henrique de Freitas Coelho
Universidade Federal de Uberlândia (PhD)

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references