A Materialização Dos Corpos Para Judith Butler

Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):221-238 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O seguinte trabalho tem como objetivo retratar a materialização dos corpos na concepção de Judith Butler, a partir da influência de Michael Foucault e como isso se dá contemporaneamente. o texto _Corpos que importam – os limites discursivos do sexo_ retrata todo o movimento em torno da materialização do corpo através do pensamento de Butler, e das relações de poder perpetuadas historicamente por meio de discursos restritivos e normalizadores sobre os corpos. Será abordado também como a tradição filosófica influenciou nesse processo. Veremos como isso tudo reflete na materialização dos corpos atualmente a partir de um cenário globalizado, pois sempre houve, ao longo da história, um movimento de abstração do mundo real, nele foi esquecido de pensar a partir das vivências sociais dos próprios sujeitos, tendo em vista que todo o corpo estrutural da filosofia foi desenvolvido no continente europeu onde os autores tinham claramente uma definição de subjetividade e de individuo, sendo o homem branco, com bom porte físico, alto e de olhos verdes, o padrão que se manteve durante toda a tradição. As mulheres, o povo negro, os LGBT+ e deficientes fugiam desse padrão estabelecido na época, dessa forma, eram invisíveis à reflexão e estavam colocados como abjetos. Torna-se importante pensarmos o processo de materialização a partir de novos prismas, como a globalização por exemplo. Esses são alguns fatores que refletem e refletirão no processo de materialização dos corpos e na construção de subjetividades hodiernamente, assim como no futuro.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,347

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Politik, Körper, Vulnerabilität Ein Gespräch mit Judith Butler.Judith Butler - 2018 - In Sergej Seitz, Tatjana Schönwälder-Kuntze & Gerald Posselt (eds.), Judith Butlers Philosophie des Politischen: Kritische Lektüren. Bielefeld: Transcript Verlag. pp. 299-322.
Commentary on Butler.Judith Butler - 2005 - In Kim Atkins (ed.), Self and Subjectivity. Oxford, UK: Blackwell. pp. 252–265.

Analytics

Added to PP
2023-08-31

Downloads
3 (#1,716,465)

6 months
2 (#1,206,262)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references