O aparecer da liberdade no pensamento de Hannah Arendt

Perspectivas 6 (2):228-244 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo tem como objetivo fazer uma leitura do conceito de liberdade no pensamento de Hannah Arendt a partir da noção de aparência. Para tanto, explico a distinção pela qual a autora entende a originariedade e especificidade da liberdade política frente à liberdade interior (do pensamento e/ou da vontade) e à libertação. Em seguida, desenvolvo o argumento de que o aparecer da liberdade pública possui uma relação de coorigenariedade à política. Nessa perspectiva, o que se destaca é a performatividade da liberdade humana, elemento que remete à virtù maquiaveliana e que confere à liberdade uma dimensão política própria. Se depreende, assim, que o sentido da ação política livre não está subjugado a finalidades ou a causas, mas, sim, à sua própria execução. A liberdade ganha uma dimensão de dignidade mundana e afirma a glória e beleza do agir: a pluralidade humana emerge como condição não apenas da política, mas da liberdade, haja vista sua realização estar intrinsecamente ligada à ação humana plural junto a um mundo comum.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

The sense of politics in Hannah Arendt.Ana Paula Repolês Torres - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):235-246.
Práxis e poiesis: uma leitura arendtiana do agir político.Edson Luis & Almeida Teles - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 6:123-140.
Hannah Arendt: o mal banal e o julgar.Sônia Maria Schio - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):127-135.

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
4 (#1,623,074)

6 months
3 (#973,855)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references