Nietzsche, Hume e a naturalização das paixões

Dissertatio 41 (S2):19-36 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pretendemos confrontar a abordagem naturalista de Hume com a de Nietzsche, em relação ao modo como as paixões se conectam entre si. Enquanto Hume afirma o caráter desinteressado de certas paixões, Nietzsche afirma como qualidade comum de todas as paixões, o impulso, a vontade de exercer o poder, que resulta na criação de valores e virtudes não morais. Consideramos que essa discordância da psicologia moral naturalista de Nietzsche em relação a Hume é relevante para o estudo das questões éticas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,853

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Liberdade No "tratado Das Paixões" De Descartes.Jordino Marques - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Do eu como feixe de percepções ao eu das paixões: Hume e a identidade pessoal no Tratado.Susie Kovalczyk - 2016 - In Jaimir Conte, Marília Côrtes de Ferraz & Flávio Zimmermann (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Hume. Florianópolis, SC, Brasil: NEL - Núcleo de Epistemologia e Lógica. pp. 311-329.
Por que Hume não é emotivista?Giovani M. Lunardi - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):69-92.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
11 (#1,137,570)

6 months
1 (#1,471,470)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Clademir Araldi
Universidade de São Paulo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Nietzsche.Maudemarie Clark - 1999 - Routledge.
Nietzsche's Doctrines of the Will to Power.Maudemarie Clark - 2001 - In John Richardson & Brian Leiter (eds.), Nietzsche. New York: Oxford University Press.

Add more references